Início » Jogos » Microsoft distribuirá licenças gratuitas da Unity Engine para os indies do [email protected]

Microsoft distribuirá licenças gratuitas da Unity Engine para os indies do [email protected]

Avatar Por
6 anos atrás

Mais um capítulo da disputa por sua atenção na nova geração de consoles: desta vez, a Microsoft anunciou uma novidade bem interessante para os participantes do [email protected], programa que reúne desenvolvedores independentes na criação de títulos para o Xbox One e os "auto-publica".

O motor gráfico Unity, bastante usado na produção de jogos e que possui uma licença bastante cara, será gratuito para os participantes do programa. Chris Charla, diretor do [email protected], anunciou no Xbox Wire que a Microsoft distribuirá cópias também do Xbox One-only Unity Pro, também sem custo nenhum.

"Nós pensamos em pagar as licenças de Unity para alguns desenvolvedores, mas, quanto mais falávamos sobre isso, mais o fato de pagar para alguns e não para outros acabou não nos parecendo certo. Para nós, o [email protected] é sobre prover um nível de campo de jogo para todos os desenvolvedores", disse o comunicado.

xbox-one-microsoft

Charla ainda disse que a Microsoft quer ter a certeza de que os desenvolvedores que estão trabalhando em outras regiões terão as mesmas chances de atingir suas metas no Xbox One que os desenvolvedores mais próximos da base do programa (em Seattle) terão. "Porque, no fim das contas, nós queremos que jogadores escolham os melhores. O Xbox One é isso: uma loja de jogos, para descobrir as melhores ferramentas em um console, e um poderoso campo para todos os jogos, para desenvolvedores grandes e pequenos".

O diretor também garante que todos os jogos são e continuarão sendo tratados em pé de igualdade no console da nova geração, ou seja, nada de uma seção de indies jogada num canto da Xbox Live. Todos os games ficarão juntos, e será fácil encontrá-los graças à uma busca refinada no novo sistema.

A licença do Unity dará suporte aos acessórios do Xbox One, bem como o Kinect e o SmartGlass. O novo gamepad também entra na dança. Por enquanto, o motor gráfico já está disponível para o Windows e o Windows Phone, ambos sem custos.

Os kits de desenvolvimento também serão gratuitos para os membros do [email protected] Cada equipe deve receber dois dev kits e comprar outros, se mais forem necessários - mas a Microsoft já adianta que todos os Xbox One serão aptos a se tornarem kits de desenvolvimento, ainda que não saiba quando isso se tornará possível.

Parece que depois da enorme polêmica sobre suas restrições e políticas absurdas - todas revogadas tão rápido quanto foram instituídas - a Microsoft resolveu se redimir e vem fazendo um excelente trabalho (de marketing, ao menos).

O Xbox One será lançado no Brasil em 21 de novembro, junto do lançamento mundial, e custará R$ 2.199 na fase de pré-venda. Após o período, o preço aumenta e os interessados terão de pagar R$ 2.299.