A renovação do discador padrão é uma das várias novidades do Android 4.4 KitKat. Até aí, nada demais. A surpresa é que a atualização do aplicativo de discagem poderá incluir a exibição da foto do seu perfil no Google+ nos aparelhos baseados na plataforma para os quais você ligar.

A ideia foi revelada por Attila Bodis, engenheiro de software que faz parte da equipe de desenvolvimento do Android. Segundo o seu post, a funcionalidade deverá ser implementada no início de 2014, embora o desenvolvedor não tenha deixado claro se versões anteriores do sistema também receberão o update.

App de chamadas do Android 4.4 KitKat

App de chamadas do Android 4.4 KitKat

Para a identificação de chamadas com foto do Google+ funcionar, é necessário que o usuário associe o número do seu celular à sua conta. Com este procedimento concluído, a funcionalidade entrará em ação automaticamente.

Há pelo menos dois aspectos que poderão fazer com que a novidade agrade: com as fotos, você poderá encontrar mais facilmente os contatos da sua agenda para os quais deseja ligar ou mandar mensagem (parece funcionar melhor que a integração de contatos oferecida pelo Facebook) e será possível identificar um conhecido que está te ligando, mas cujo número não está em sua lista de contatos.

Quem utiliza o Gmail poderá ter uma sensação de “já vi este filme antes”. Já há algum tempo o serviço exibe a foto do remetente com link para o seu respectivo perfil no Google+ ao lado dos e-mails recebidos.

Quando este recurso foi implementado, até houve algum burburinho em relação à privacidade, mas a ideia foi bem aceita, de modo geral. O mesmo deverá acontecer em relação ao Android, portanto.

De qualquer forma, o Google já tratou de avisar que será fácil desativar a identificação de chamadas com foto do Google+: basta acessar a página de configuração de número de celular de sua conta e desmarcar a caixa “Ajude as pessoas que têm seu número de telefone a encontrá-lo nos serviços do Google e a se conectarem a você” (ou equivalente em outro idioma).

Com informações: Android Central

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro Maich
Fugindo do assunto, por que tudo no Android é poluído? Era só fazer um discador com números gigantes, mas não, no Android tudo tem que ter muita informação, geralmente inútil.. Não consigo entender o motivo disso tudo.
Kessler
Nunca consegui também. Dá para sincronizar todos os contatos do Facebook, mas ele só coloca foto nos contatos que colocam seu telefone no Facebook (quase ninguém é idiota o suficiente para fazer isso). Na ROM da Sony tem a opção de vincular contato de telefone com contato de Facebook, mas é um por um e é um saco.
Vinícius
Então alguém me fala como sincroniza a conta do facebook com a agenda do Android porque tive que colocar foto por foto manualmente no meu nexus.
cassiorox
Eu uso e recomendo! Feedly é ótimo, tanto para WEB tanto para Android.
Caio Curvelo
Eu sei disso, e associar contatos todo sistema faz. Acontece que hoje, pra foto ser exibida, em todos os sistemas, vocês precisa ter o contato de alguma forma. Seja na agenda do celular, seja no Facebook, seja associando tudo. O diferencial desse método novo do Android vai ser mostrar sua foto pra quem NÃO te tem na agenda. Se você ligar pra um número aleatório e calhar da pessoa ter um aparelho com o KitKat e tudo funcionar como deve, sua foto vai aparecer no celular da pessoa, mesmo que vocês nem se conheçam e o número dos dois ter passado longe da agenda ou de Facebook de cada um!
Rafael de Lima
isso já acontece a muito tempo!
Gaba
O Andrew está certo Caio. Mesmo que você tenha na agenda os contatos do Facebook, você pode cadastrar o número do celular da pessoa como um registro normal, e associar ao facebook da pessoa, e assim, o registro fica com a foto da pessoa no facebook. Por isso ele falou "mais ou menos como" porque no WP temos que associar manualmente, o que eu acho mais legal, particularmente. Essa é uma das features que mais gosto no WP, e já tinha desde que foi criado realmente ;)
Caio Curvelo
O Windows Phone (e o Android, e o iOS) mostra as fotos dos contatos que você tem na agenda (seja do Facebook, interna do aparelho ou qualquer outra). O Android vai associar sua foto com seu número em todos os aparelhos, mesmo que a pessoa NÃO TENHA você em qualquer agenda dela. Não é tão difícil de entender.
Neg0swaldo
[OFF] o Feedly é bom pra RSS ou tem algum melhor?
Yan Gabriel Minário
Acho que não ficou claro no artigo, então vou dizer aqui: qualquer um que tenha Google Plus, tenha adicionado e ativado seu número de telefone, ao ligar para qualquer um terá sua identidade (nome, foto) revelada. Além disso, arrisco dizer que essa feature vai ser exclusiva para o dialer do Android 4.4, pois os discadores anteriores só funcionam com contatos expressamente registrados na agenda do celular.
Cássio Oliveira
O Android já fazia isso também, como citado no artigo... sempre que coloco o e-mail em que a pessoa já tem cadastro no Google e há foto no G+, aparece a foto. É uma opção muito boa :] Pois não curto a opção de importar do Facebook e do Twitter... direto do app deles. Prefiro baixar outro app que faça isso, apenas com as pessoas que eu seleciono. Abraços!
Flavio Viana
Sim, mas eleva o nível ao puxar a foto mesmo que o chamador não esteja na sua agenda. Mas de fato o WP foi pioneiro nesse ramo.
Andrew Kuhn
Mais ou menos como o Windows Phone faz com o facebook desde que foi criado?