Como saber qual é a placa de vídeo do computador

Saiba como ver qual a placa de vídeo do seu PC e descubra se o dispositivo pode aguentar um jogo novo antes de comprar

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Placa de vídeo (GPU) da Gigabyte (Imagem: Rafael Pol/Unsplash)
Placa de vídeo (GPU) da Gigabyte (Imagem: Rafael Pol/Unsplash)

Uma das primeiras coisas a serem feitas antes de instalar um jogo novo no computador, por exemplo, é checar se ele vai rodar na sua máquina. Para isso, basta olhar os requisitos mínimos do software e comparar com os dados da sua GPU. Felizmente, encontrar essa informação é bem simples. A seguir, descubra como ver a placa de vídeo do seu PC.

Tempo necessário: 5 minutos

A forma mais prática de ver sua placa de vídeo do computador é por meio da Ferramenta de Diagnóstico do DirectX. O processo é bem simples e pode ser feito em poucos minutos.

O passo a passo a seguir foi realizado em um computador rodando Windows 11. Porém, o método não deve ter alterações em dispositivos com Windows 8 ou Windows 10. Veja a seguir.

  1. Abra o menu iniciar

    Clique no botão Iniciar para que você inicie a procura pela Ferramenta de Diagnóstico do DirectX;Como ver qual é a placa de vídeo do PC

  2. Procure pela ferramenta

    No campo de busca, digite “dxdiag” (sem as aspas) e selecione a opção que aparecer. Uma janela de confirmação para usar o programa aparecerá. Clique em “sim” para continuar;Como ver qual é a placa de vídeo do PC

  3. Descubra sua placa de vídeo

    Na janela da ferramenta que abrir, clique na aba “Exibição 1”. Pronto! Todas as informações sobre sua placa de vídeo estarão listadas aí. É possível, inclusive, verificar se há problemas com o hardware.

Pronto! Agora você já sabe como ver sua placa de vídeo do PC. Se você possui Windows 7, o processo é um pouco diferente, mas ainda bem simples. Confira a seguir.

Como encontrar a sua placa de vídeo no Windows 7

1. Clique com o botão direito do mouse no desktop e selecione a opção “Resolução de tela“;

2. Na janela que abrir, clique em “Configurações Avançadas“;

3. Na tela seguinte, as informações sobre a sua placa de vídeo estão listadas na guia “Adaptador“.

Colaborou: Victor Toledo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre GPU na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados