Início » Jogos » Por que a Nintendo vende jogos digitais pelo mesmo preço das cópias físicas? Satoru Iwata explica

Por que a Nintendo vende jogos digitais pelo mesmo preço das cópias físicas? Satoru Iwata explica

Avatar Por

A Nintendo continua insistindo para manter suas políticas contra tudo e contra todos os que se opõem a ela. O caso, desta vez, foi sobre as cópias digitais de seus jogos, que, mesmo sem o gasto com materiais, continuam custando tanto quanto as mídias físicas.

Segundo Satoru Iwata, presidente da companhia, a fórmula para que o preço seja o mesmo é bem simples: a Nintendo não quer correr o risco de que seus jogos digitais sejam desvalorizados em relação às versões em caixinha. “Nós decidimos que, desde que os conteúdos sejam os mesmos, a companhia oferecerá os softwares no mesmo preço, seja na versão com embalagem ou na digital”, disse. “Isso acontece porque nós queremos que os consumidores valorizem o software o máximo possível, e porque nós estamos tentando aumentar o valor do software sempre que o produzimos”.

Mario de volta às origens, mas com algumas novidades.

Super Mario: sem “desvalorização” de preço

Já que a explicação foi um tanto desprezada pelos fãs da marca, Iwata prometeu que os consumidores poderão facilmente aguardar que jogos de franquias grandes, como Super Mario e Pokémon, valham o preço.

Além disso, Iwata citou como exemplo as versões digitais de Monster Hunter 4, Pokémon X & Y e Luigi’s Mansion, que, mesmo com o preço nos padrões Nintendo, tiveram vendas bastante fortes, mostrando que existem muitas pessoas dispostas e crentes de que o conteúdo digital possui o mesmo valor das versões físicas.

“Além do mais, nós já descobrimos que uma vez que os consumidores tenham comprado o download digital, muitos deles tendem a fazer isso outra vez. Eles percebem as conveniências como a facilidade de sempre carregar os jogos por aí e não terem de se preocupar em perder os game cards físicos”, falou o presidente.

Entretanto, se o jogo em questão for uma nova propriedade intelectual nova ou uma franquia bastante conhecida, a Nintendo estará disposta a abaixar o preço (pelo menos é o que diz Iwata). “Para esses jogos, se nós usarmos a estratégia comum de vendas dos softwares físicos, ele pode não alcançar seu potencial pleno de vendas, e mesmo quando nós estivermos prontos para criar algo interessante, os jogos podem apenas passam em branco sem serem notados pelos consumidores.”

Entendeu?

Com informações: Gamespot

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Brcontainer
Era melhor ele ter dito que a parte "física" (a midia) é de graça e na verdade você só está pagando pelo game :) Cade a assessoria dele nessas horas pra bolar uma desculpa boa? Bem que ele poderia me contratar :)
Rodrigo Cardoso Rocha
Se o preço for mais baixo na versão digital, as pessoas vão perceber o software como de menor valor, simples assim. Vide jogos no iOS, tem gente hj em dia q acha 10 dolares num jogo é "caro". o.O
Gusthavo Chaves
Victor Prando da Silva Olha ai a nintendo dando exemplo de $$$$$$$ capetalismo
Luiz Fernando
nao pago preço cheio em digitais nunca
Edmilson Junior
A única coisa que eu me importo da Nintendo é o Pokemon, que não joguei nenhuma versão depois das de GBA. Não estou disposto a comprar um console para jogar apenas um jogo. Gostaria de ver a Nintendo falir e passar a propriedade da Nintendo para alguem disposto a fazer jogos para PC e MMOs mas enquanto ela possuir a franquia o dinheiro é garantido.
Eugenio Hertz
Entendi sim... que somente a Nintendo é capaz de lançar um videogame com poder de 8 anos atras, e uma modalidade de venda de "MAIS DE OITO ANOS ATRAS". eu tava crente que essa venda online da Nintendo era como o steam, que voce pode baixar como uma conta normal, e se o aparelho fosse roubado, voce poderia trocar a senha da sua conta e baixar tudo de novo em outro aparelho. Mas nao... novamente eles tão com um sistema de vendas de 8 anos de idade. Vai ver o numero 8 representa muita coisa para a Nintendo. Não vou nem dizer "o que um dia foi a Nintendo", porque um dia (época dos 8 bits), a política de licenciamento dela era tão nojenta que quando surgiram outros consoles, o pessoal saiu VOANDO. Realmente a melhor coisa pra nintendo é a ilusão e falta de conhecimento do público dela... crianças... coisa que ela sempre fez questão de manter. Hoje mesmo que eu tivesse a oportunidade de jogar algo nintendo, mesmo que fosse emprestado, eu preferiria gastar meu tempo com outra coisa. Pra quem ame a Nintendo.... faça bom proveito dessas velharias que ela vende, até porque o 3ds e o wiiU são hardwares ultrapassados pelo tempo.
Kessler
+1 E tem outro fato que todo mundo "esquece": se os jogos forem muito mais baratos digitalmente, os varejistas vão chiar. Qualquer empresa de video games PRECISA evitar atrito com grandes varejistas.
Kessler
O importante para qualquer empresa é lucro, amigão.
Victor Mauricio Machado
Fernando Garcia Ninguém ta chamando ninguém de idiota. Compra por que quer, também. Ok, poderia ser mais barato mesmo, como qualquer consumidor prefere, mas reclamar que ela quer lucros é que exige paciência. É claro que ela quer, ué!
Sander Manzoli
Na verdade é para fazer média com os varejistas, roubar a venda deles atravessando com venda direta não é politicamente bacana... e pq manter os servidores, backups das contas, etc, tem custo. Azar de quem compra online, basta comprar a mídia física, que inclusive vc poderá revender depois, algo impossível de fazer com a digital.
Fernando Garcia
Não é a mesma coisa, MMAASSS me lembrei que finlandês também amava a Nokia, holandes amava a Philips e por ai vai ....
Fernando Garcia
Victor Mauricio Machado Perai .. uma coisa é vender visando lucro, o que é normal. Outra coisa é chamar o consumidor de idiota. Tenha a paciência ...
mathewscsmotta
Que cara burro, é só falar que o preço é o mesmo, o custo das embalagens sai de graça como forma de valorização da tradição de se ter uma mídia física. Pronto, muito menos desculpa esfarrapada e vários zé ruela vão engolir essa babozeira e ainda vão falar "olha como a Nintendo é boa, nos dá capinhas grátis!" Se a Nintendo interessar, contata ai q mando o currículo rs
Wallison Santos
Galera, depois de ler o post acho q tem algo errado no meu 3ds. Não aparece nenhum jogo para comprar na store. Alguém sabe me dizer se é um problema só meu ou tá acontecendo com geral. Alguém já passou por isso?
Pedro Campelo
Mas custa a Nintendo criar uma conta única ? Se o meu Wii U ou 3ds for para o espaço , tenho que provar para a Nintendo que sou dono dos jogos ? Gosto muito da Nintendo, mas eles abusam da boa vontade de seus consumidores
Exibir mais comentários