Figura fácil nos memes saudosistas a respeito dos primórdios da internet, o ICQ pode não desfrutar da popularidade de outros tempos, mas pelo menos parece estar vivo e saudável. Tanto que sua mais nova versão, que atende apenas pelo nome de ICQ 7 (alguma coincidência com o Windows 7 aqui?) acabou de ser lançada, com uma série de novas funcionalidades.

Além de se comunicar com os contatos de sua própria rede (e com o Aol Instant Messenger, o que na prática não conta), o programa ficou mais “sociável” e também permite que seu usuário o utilize para fazer suas atualizações no Twitter, Facebook, Youtube ou Flickr, além de contar com seu próprio (e antiqüíssimo) cadastro de perfis que faziam vezes de rede social há mais de 10 anos sem que ninguém notasse.

O download para sua versão para Windows tem 11,5 MB e o programa está rápido e funcionando muito bem. O único – unzinho só – problema é que há anos ninguém da minha lista deve ficar online. Quase uma re-encenação online da série O mundo sem ninguém, do History Channel.

Aos que se arriscarem a fazer um test drive, o download pode ser feito na página oficial do programa (uia, eles tem site!).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

luis
Que Besteira Eu não uso o ICQ acho que ha uns 7 anos. Eu gostava mas meus contatos nao entravam mais so o pessoal da empresa que tb tava deixando de usar Perdi a paciencia quando lançaram uma versão mais pesada, pra mim foi a gota d'agua Na epoca ja tinha o MSN e o Skype, o msn dava um banho no ICQ ha muito tempo ja Só a AOL pra investir num lixo de sistema como aquele que ate era bom e tenho saudades do sonzinho, mas nao tinha desempenho bom, e nunca gostei de decorar aquela porra de numero, tanto que nao consegui ate hj decorar, e pra piorar tentei entrar la pra ver se me achava e nao consegui o sistema de busca deles, que era bom e sempre achava meu nome nao funciona corretamente A terra gira amigo, as coisas evoluem, o proprio msn ja nao é assim tao bom como antigamente, eu nao uso mais
MVMVasconcelos
Desde a versão 5 que o icq tem melhorado muito, lembro que a versão lite dele era mais pesada que a normal, mas agora está muito mais rápida e leve, a 6.5 pelo menos. Um negócio legal que o ICQ tem é a pesquisa de usuários seja por região, gostos, nome... Coisa que o msn nunca teve. Mas assim como ICQ, só não uso o Skype por que não tenho conhecidos que usem.. E é verdade que essa gurizada agora não faz ideia do que o ICQ, até meu irmão perguntou esses dias se mirc era algum site de download..
Dekamaster
ahan, claro =/ como se alguem usasse aquele msn horrivel que vem com o xp e que nem vem mais nas versões mais novas do windows. O icq "acabou" porque cavou sua própria cova, era um programa excelente mas ae começaram a tirar funções boas do programa e adicionar funções inuteis e ficando mais e mais pesado a cada vez e o sistema de chat do icq, era a MESMA versão desde a epoca do icq 98 lol e eles nunca consertavam o bug do chat em que pessoas não viam umas as outras, ate que no final das costas eles tiraram de vez a função de chat (não sei se está de volta nessa nova versão), enquanto isso no msn você faz um chat facil facil, o msn não é a oitava maravilha do mundo, prefiro o skype na verdade. mas o icq infelizmente conseguiu se deixar inferior ate mesmo ao msn com suas mudanças malucas e vários bugs ignorados. E quanto ao blablabla de inclusão digital que virou moda se falar, a grande migração icqXmsn ocorreu a muito tempo atras, quando o pessoal novo chegou, icq ja era lenda.
@MVMVasconcelos
Eu usava muito ele, até hoje lembro do meu UIN, mas fui praticamente obrigado a migrar pro MSN, já que todo mundo estava indo pra lá e a lista de contatos do ICQ acabou ficando deserta.. Mas ainda tenho instalado aqui, os jogos do icq são muito melhores que os do msn a.k.a. Rock-Papper-Scissors e Zuma ^^ Até tentei fazer a galera voltar a usar, mas nada feito.. Fazer o que né
Dekamaster
@Diego você falou, falou e não falou nada no fim das contas =]
Thomaz
o ICQ ainda é utilizado. Porem, no Brasil, o povo parece ser preguiçoso: Um programa que já vem instalado num sistema operacional vendido como se fosse sinonimo de computador, é utilizado largamente como se fosse sinonimo de mensageiro instantaneo. Quando os usuários trocam de computador ou "formatam" o antigo, sentem preguiça de instalar o programa antigo, preferem utilizar o que já vem instalado. Quem utilizava e se atualizava, acabava perdendo seus "amigos" já naquela época... Viva a inclusao digital: moda, preguiça.
rsandrin
Não lembro meu UIN, não vai dar pra testar e além do mais não tem versão pra Mac OS! ;P
Diego
como um site com o nome, tecnoblog consegue não saber NADA sobre icq? uma vergonha ler esse tipo de coisa: Aos que se arriscarem a fazer um test drive, o download pode ser feito na página oficial do programa (uia, eles tem site!). Quase uma re-encenação online da série O mundo sem ninguém, do History Channel. vergonhoso seu post.
João
Eles são do maior conglomerado web do mundo, a AOL.
Thiago Mobilon
Eu não sei como essas empresas sobrevivem ainda...
Henrique Artur Wint
Uma tentativa de desbancar o Windows Live Messenger? Creio ser uma batalha perdida, aliás, posso dizer que tenho certeza.
Fábio
Mas o IRC é muito ativo ainda! Não como antes claro, mas não é algo que chegue ao que se passa com ICQ.
dhan
putzzzz qnto tempo!!! q saudade daquela epoca ainda lembro o n° do meu hehehe
Raphael
Dessas tecnologias de eras passadas, sou mais o mIRC...
Fagner
Sou da Zona Norte de Porto Alegre Parabéns pelo blog. Sempre quando eu posso eu volto aqui. Abraços