Início » Gadgets » Nova categoria de cartões SD terá suporte a vídeos 4K

Nova categoria de cartões SD terá suporte a vídeos 4K

Por
5 anos e meio atrás

A atenção cada vez maior que o assunto 4K vem recebendo da indústria fez com que a SD Association trabalhasse em uma classe de cartões de memória voltada especialmente para esta resolução. A especificação foi finalizada nesta semana e recebeu a denominação Ultra High Speed (UHS) Class 3 (U3).

O que o novo padrão faz é adicionar uma categoria aos cartões SD cuja velocidade de transferência de dados se mostre suficiente para suportar gravações de vídeos em 4K sem sujeitar o procedimento a qualquer tipo de gargalo.

Na prática, os cartões que ostentarem o símbolo do UHS Speed Class 3 poderão gravar dados à velocidade de, no mínimo, 30 megabytes por segundo (MB/s). Para efeitos de comparação, o padrão atual, denominado UHS Speed Class 1 (U1), tem taxa de gravação de pelo menos 10 MB/s. A taxa máxima, por sua vez, é de 104 MB/s quando o cartão é baseado no barramento UHS-I e de 312 MB/s no barramento UHS-II.

Observe o símbolo que indica que o cartão é U3

Observe o símbolo que indica que o cartão é U3

Os dispositivos U3 também respeitarão estes limites máximos. É importante destacar, no entanto, que as taxas de transferências dependem de uma série de fatores, como tipo do cartão (SDHC ou SDXC) e precisão do equipamento que faz a gravação. É por isso que convencionou-se garantir velocidades mínimas.

Cartões no novo padrão não serão disponibilizados no mercado prontamente. A sua produção acontecerá de maneira gradativa, uma vez que também é necessário haver dispositivos compatíveis com a categoria, neste caso em específico, câmeras. Equipamentos atuais também poderão ler e gravar nestes cartões, mas com velocidades inferiores.

O que está claro, por enquanto, é que os cartões SD UHS Speed Class 3 não serão nada baratos. Além da velocidade alta, este dispositivos terão que oferecer capacidades razoáveis de armazenamento, afinal, vídeos 4K exigem bastante espaço. Assim, devemos esperar unidades que chegam facilmente a 64, 128 ou até mesmo 256 GB.

Com informações: Engadget, SD Association

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.