Lembra daquela invasão na rede da Adobe, que permitiu o vazamento de partes de códigos dos softwares da empresa e acesso ilegal a informações sensíveis de milhões de clientes? A falha não teve nada a ver com o Facebook, mas o Krebs On Security afirma que a rede social tomou uma medida de segurança: quem usa o mesmo email e combinação nos dois serviços está recebendo uma mensagem exigindo a troca da senha.

facebook-seguranca-adobe

Como o Facebook sabe que você usa o mesmo email e senha nos dois serviços? É simples: um arquivo de 3,8 GB que circulou na internet recentemente possuía mais de 150 milhões de nomes de usuário e hashes de senhas obtidos dos servidores da Adobe. O Facebook consegue corresponder os dados do arquivo vazado com as informações do banco de dados da rede social e então verificar se as informações são iguais. Se forem, a mensagem é exibida.

“Recentemente, houve um incidente de segurança em outro site não relacionado ao Facebook. O Facebook não foi diretamente afetado pelo incidente, mas sua conta no Facebook está em risco porque você estava usando a mesma senha nos dois locais”, diz a mensagem. Além de exigir que o usuário troque a senha, o Facebook exibe perguntas de segurança adicionais para verificar se o acesso não foi feito por alguém mal intencionado.

Os usuários afetados pelo ataque tiveram suas senhas redefinidas pela Adobe. O LastPass criou uma ferramenta para verificar se você teve suas informações vazadas: basta acessar esta página e digitar seu email.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados