Início » Jogos » Sony lança PlayStation 4 e indie brasileiro ganha destaque no novo console

Sony lança PlayStation 4 e indie brasileiro ganha destaque no novo console

Avatar Por

É oficial: a "nova geração" de console deixou de ser "nova" e passou à atual. A primeira unidade do PlayStation 4 foi vendida na madrugada (para os brasileiros) do último dia 15 de novembro, e como não poderia deixar de ser, a Sony preparou todo um evento para entrar com o pé direito na nova era dos videogames.

BZEIc9aIAAAMRgT

Rei do carisma, Octodad também deu as caras durante o lançamento do console, para o qual seu jogo será exclusivo.

Além de todo o festejo, que se deu em Nova York, a produtora anunciou novos conteúdos para o PlayStation 4, como um novo Uncharted, que será exclusivo para o console. Em algum momento do evento, Hideo Kojima, o super simpático desenvolvedor que odiamos amar, veio a público contar que a versão da nova geração para Metal Gear Solid V: Ground Zeroes contará com um pacote de skins para deixar Snake com sua cara clássica.

Os jogos já lançados também ganharam atenção: The Last of Us, que chegou este ano para o PlayStation 3, teve anunciado seu primeiro DLC, Left Behind, que deve dar as caras ao mundo em 2014.

Mostrando uma classe invejável (principalmente depois de levar tantas e tantas alfinetadas de sua rival, Sony), a Microsoft se pronunciou sobre o lançamento do PlayStation 4, publicando no Twitter oficial do Xbox uma mensagem de congratulações pelo início das vendas. O pessoal da Sony foi irreconhecivelmente cordial e respondeu desejando boa sorte no lançamento do Xbox One, que acontece nesta semana. Se o Twitter fosse uma sala do pré-primário, ambas teriam ganhado estrelinhas no quadro de bom comportamento.

 

Entretanto, o que realmente importou para nós, brasileiros, que só devemos receber o novo console em terras tupiniquins daqui algumas semanas, foi um anúncio bem inesperado: Towerfall, um multiplayer de arena divertidíssimo lançado para o Ouya neste ano, entrou na lista dos exclusivos do PlayStation 4. O detalhe que você precisa saber, contudo, é que Towerfall foi desenvolvido pela galera do Miniboss, estúdio indie daqui de São Paulo.

O jogo foi uma idealização do indie canadense Matt Thorson, que buscou os brasileiros para colocarem em prática a parte gráfica do jogo, após experimentar o trabalho deles em Deep Dungeons of Doom, também lançado para o Ouya. A versão "pimpada" do game, Towerfall Ascension, deve incluir novos níveis, novos arqueiros e um modo cooperativo para 12 (!!) jogadores.

Como um jogo sai de um microconsole como o Ouya, que não exige muito desempenho, e simplesmente pula para a nova geração? Não é um caso tão simples. Ascension teve todo um redesign para ficar à altura do PlayStation 4 (e de outras plataformas, posteriormente).

O próprio Thorson dá a deixa e conta que Towerfall pode ganhar em breve uma versão para o Steam, passados os seis meses de exclusividade contratados com a Sony. O desenvolvedor disse ao Polygon que a plataforma da Valve é, provavelmente, a melhor para se lançar jogos independentes. O que é uma segunda boa notícia para os brasileiros, já que o PlayStation 4 não será exatamente acessível logo de início por aqui (e a belezinha do Steam nunca nos desaponta).

Voltando ao lançamento, o PlayStation 4 ainda tem algumas (muitas) arestas a serem polidas. Os felizardos donos do novo console, ao que tudo indica, não estão completamente felizes, já que erros estão sendo encontrados a todo tempo. Um dos problemas mais recorrentes até o momento vem sendo a instabilidade da PlayStation Network.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Neves
Sim, desde o ano passado com Wii U temos uma nova geração de consoles.
Kiliano Lopes
Jogo MUITO o Towerfall aqui no meu Ouya e posso falar que ele é um dos melhores jogos do console. Estava jogando ele aqui semana passada, é um multiplayer que lembra bastante o espírito de Smash Bros + Spelunky + arcos. Sem dúvida, é o game que mais estou no hype até agora xD FUCKING 12 PESSOAS JUNTAS????????? ><><><<>< OW! Só COBALT (da mojang) tinha um coop local pra uma quantidade absurda de gente até agora. Sou bem entusiasta do coop local, fico MUITO feliz em ver isso. Towerfall não vai demorar pra aparecer no meu projeto 365 indies que você deve jogar :) estou soltando 1 vídeo por dia sobre algum game independente que foi importante de alguma forma pra esse nicho. Quem se interessar, pode se inscrever em www.youtube.com/365indies
Artur Benchimol
Cadê o THE LAST GUARDIAN??????
Jorge Henrique
Vão falar dos problemas? Luz laranja da morte? Luz vermelha da morte e luz azul da morte? As vendas no Amazon foram suspensas! Quem importou o PS4 se prepare e reze para não ter dores de cabeça.
Diogo Ramos Gutierre
Infelizmente a Sony fez uma baita lambança neste lançamento.