Início » Jogos » Já comprou o PS4? Prepare-se para os problemas que podem vir com ele

Já comprou o PS4? Prepare-se para os problemas que podem vir com ele

As primeiras unidades apresentam defeitos e, entre os efeitos colaterais, observa-se frustração e ódio

Avatar Por
6 anos atrás

No final da semana passada o PlayStation 4 foi lançado e, junto com as boas notícias dadas pela própria Sony, também há notícias menos agradáveis para quem já encomendou o console: diversos usuários que compraram as primeiras unidades relataram problemas técnicos com ele.

Infelizmente, isso é bem comum nas primeiras unidades vendidas. Com o passar dos meses, as empresas costumam arrumar esses percalços e os novos produtos deixam de apresentar problemas. Tanto que, pela web afora, um relato frequente no que diz respeito à oitava geração de consoles é de usuários dizendo que esperariam alguns meses para adquirir os seus. Uma boa estratégia, já que, além de evitar essas possíveis chateações de Day One, também podem conseguir um desconto no preço do console e em jogos.

O problema mais comentado do lançamento do PS4 é a "luz azul da morte" (qualquer semelhança com o anel vermelho da morte do Xbox 360 ou tela azul da morte do Windows não é mera coincidência). Esse erro aparece ao tentar ligar o console: uma luz azul pulsa onde deveria acender uma branca contínua e nada funciona.

A Sony está ciente da falha e postou no fórum do PS4 uma orientação do que fazer. Segundo a empresa, alguns dos motivos para isso são problemas com a compatibilidade da TV, com a fonte, o HD ou outras partes do hardware do console - ou seja, praticamente qualquer coisa. Para cada um dos apontados há um passo a passo de como contornar a situação.

O IGN criou um site para reunir todos os problemas relacionados ao PS4 e, apesar da luz azul da morte ser o mais comentado, não é o mais votado lá: por enquanto, "erro de código ou problemas com conexão à internet" está na frente. Conectar à PSN tem se mostrado uma dificuldade, provavelmente devido à quantidade de gente tentando ao mesmo tempo, o que deve se normalizar com o tempo - ainda assim, se for isso mesmo, é bem estranho que a Sony não tenha se preparado para a demanda.

Outro problema frequentemente relatado está no HDMI, que impossibilita a ligação perfeita do console à TV. Mesmo trocando o cabo (ou a TV, no caso de quem tem mais de uma em casa), o problema persiste. Uma das soluções encontradas foi para um caso de má fabricação: alguns consoles têm uma pecinha de metal sobressalente na porta, o que danifica os cabos e incapacita a conexão correta. Basta, nesses casos, apertar essa saliência para que ela deixe de obstruir a entrada. No entanto, há outros em que o hardware está defeituoso, mesmo. Aí, é engolir a raiva e partir para a assistência.

E esses são só alguns deles; há casos de travamento e do console ficar bambo igual mesa de bar, entre outros.

Como lidar?

As soluções apontadas pela Sony não deram certo com todo mundo, mas, para esses casos, a empresa está trocando os consoles defeituosos e oferecendo ajuda por telefone lá nos EUA. Apesar da dificuldade relatada por alguns para conseguir falar no suporte ou resolver o problema, ter esse apoio é ótimo para quem está no país, mas nem tanto para quem mora no Brasil e comprou em algum site internacional; a Sony aparentemente não dará assistência para quem importou o console. Entramos em contato para saber se haverá algum tipo de suporte e, assim que obtivermos resposta, damos o update.

Se você for um dos sorteados para ter problemas, vale dar uma olhada em fóruns para ler outros relatos e ver se alguém encontrou uma solução. Recomendamos o fórum oficial do PS4 e os comentários do IGN, que está servindo de abrigo para vários usuários. Também há uma página de suporte da Sony que sugere soluções para os problemas mais comuns.

Para confortar os corações dos corajosos que já fizeram a encomenda e estão aguardando a entrega, apesar das reclamações massivas, estatisticamente não são muitos os usuários que tiveram problema: na enquete do IGN, mais da metade dos compradores diz que está tudo OK com seus PS4. Segundo a própria Sony, 0,4% dos consoles apresentam algum tipo de problema - considerando a amostragem do primeiro dia, que teve mais de um milhão de consoles vendidos, 4 mil "sortudos" investiram algumas centenas de dólares em um peso de papel.

Com informações: Kotaku, Baixaki Jogos

Mais sobre: ,