Início » Jogos » Já comprou o PS4? Prepare-se para os problemas que podem vir com ele

Já comprou o PS4? Prepare-se para os problemas que podem vir com ele

As primeiras unidades apresentam defeitos e, entre os efeitos colaterais, observa-se frustração e ódio

Avatar Por

No final da semana passada o PlayStation 4 foi lançado e, junto com as boas notícias dadas pela própria Sony, também há notícias menos agradáveis para quem já encomendou o console: diversos usuários que compraram as primeiras unidades relataram problemas técnicos com ele.

Infelizmente, isso é bem comum nas primeiras unidades vendidas. Com o passar dos meses, as empresas costumam arrumar esses percalços e os novos produtos deixam de apresentar problemas. Tanto que, pela web afora, um relato frequente no que diz respeito à oitava geração de consoles é de usuários dizendo que esperariam alguns meses para adquirir os seus. Uma boa estratégia, já que, além de evitar essas possíveis chateações de Day One, também podem conseguir um desconto no preço do console e em jogos.

O problema mais comentado do lançamento do PS4 é a “luz azul da morte” (qualquer semelhança com o anel vermelho da morte do Xbox 360 ou tela azul da morte do Windows não é mera coincidência). Esse erro aparece ao tentar ligar o console: uma luz azul pulsa onde deveria acender uma branca contínua e nada funciona.

A Sony está ciente da falha e postou no fórum do PS4 uma orientação do que fazer. Segundo a empresa, alguns dos motivos para isso são problemas com a compatibilidade da TV, com a fonte, o HD ou outras partes do hardware do console – ou seja, praticamente qualquer coisa. Para cada um dos apontados há um passo a passo de como contornar a situação.

O IGN criou um site para reunir todos os problemas relacionados ao PS4 e, apesar da luz azul da morte ser o mais comentado, não é o mais votado lá: por enquanto, “erro de código ou problemas com conexão à internet” está na frente. Conectar à PSN tem se mostrado uma dificuldade, provavelmente devido à quantidade de gente tentando ao mesmo tempo, o que deve se normalizar com o tempo – ainda assim, se for isso mesmo, é bem estranho que a Sony não tenha se preparado para a demanda.

Outro problema frequentemente relatado está no HDMI, que impossibilita a ligação perfeita do console à TV. Mesmo trocando o cabo (ou a TV, no caso de quem tem mais de uma em casa), o problema persiste. Uma das soluções encontradas foi para um caso de má fabricação: alguns consoles têm uma pecinha de metal sobressalente na porta, o que danifica os cabos e incapacita a conexão correta. Basta, nesses casos, apertar essa saliência para que ela deixe de obstruir a entrada. No entanto, há outros em que o hardware está defeituoso, mesmo. Aí, é engolir a raiva e partir para a assistência.

E esses são só alguns deles; há casos de travamento e do console ficar bambo igual mesa de bar, entre outros.

Como lidar?

As soluções apontadas pela Sony não deram certo com todo mundo, mas, para esses casos, a empresa está trocando os consoles defeituosos e oferecendo ajuda por telefone lá nos EUA. Apesar da dificuldade relatada por alguns para conseguir falar no suporte ou resolver o problema, ter esse apoio é ótimo para quem está no país, mas nem tanto para quem mora no Brasil e comprou em algum site internacional; a Sony aparentemente não dará assistência para quem importou o console. Entramos em contato para saber se haverá algum tipo de suporte e, assim que obtivermos resposta, damos o update.

Se você for um dos sorteados para ter problemas, vale dar uma olhada em fóruns para ler outros relatos e ver se alguém encontrou uma solução. Recomendamos o fórum oficial do PS4 e os comentários do IGN, que está servindo de abrigo para vários usuários. Também há uma página de suporte da Sony que sugere soluções para os problemas mais comuns.

Para confortar os corações dos corajosos que já fizeram a encomenda e estão aguardando a entrega, apesar das reclamações massivas, estatisticamente não são muitos os usuários que tiveram problema: na enquete do IGN, mais da metade dos compradores diz que está tudo OK com seus PS4. Segundo a própria Sony, 0,4% dos consoles apresentam algum tipo de problema – considerando a amostragem do primeiro dia, que teve mais de um milhão de consoles vendidos, 4 mil “sortudos” investiram algumas centenas de dólares em um peso de papel.

Com informações: Kotaku, Baixaki Jogos

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Richard Siqueira Miranda

Compra outro aqui no Brasil.

Denilson Everret
Ainda não
Luan Montenegro

Resolveu como? O meu deu isso hoje.

Luan Montenegro
Resolveu como? O meu deu isso hoje.
Carlos Abreu

Estou usando meu PS4Pro há mais de um mês e não tive problema algum. Existem tvs que tem o 4K mas não tem a tecnologia HDR que é coisa recente, presente em alguns modelos de tvs lançadas em 2016. Quando comprei o PS4 Pro tinha uma tv LG 4k, mas quando instalei o videogame, nas configurações dizia que não era compatível com HDR. Vendi minha tv LG 4K que era de 2014 e comprei uma nova LG com HDR. Não me arrependi, pois jogando o Uncharted 4, as imagens são espetaculares. O problema não é o videogame, são as tvs que não tinham tal tecnologia (HDR), e não é um problema de atualização de software e sim de hardware que tem que vir nativo na TV. Também não tive problemas de superaquecimento, pelo contrário, como a carcaça é maior, melhora a circulação de ar internamente. Já joguei um dia inteiro e nada de problema de aquecimento. Quem jogou não se arrepende de cada centavo investido. Quanto ao comentário de que quando comprou não tinha imagem, quando liguei o meu, também não dava sinal de vida tentando ligar no controle, foi só apertar o botão de ligar localizado na frente do console que ele ligou perfeitamente.

Marsel Husnutdinov

excelente local para assistir filmes http://filmesonline.video/

Marsel Husnutdinov
excelente local para assistir filmes http://filmesonline.video/
Felipe Novello
O meu é o primeiro modelo, ainda com botões touch que veio do Paraguai com um preço bem mais camarada, este apresentou o problema do auto eject 6 meses após a compra. Já fiquei assustado, abri ele pra limpeza periodica q sempre fasso para evitar super aquecimento, após montar novamente o problema sumiu e nunca mais voltou, agora fazem 2 anos q tenho o console e estou satisfeito.
Sorry NoName
Verdade hoje mandei a minha para a garantia com problemas no aquecimento fazia muito barulho.
Thiago
Menos de uma semana já foi pra assistência o meu ps4. Luz verde da morte.
Eduardo
Comprei meu PS4 em 16/Julho/2015 e a menos de 1 mês de uso o aparelho apresentou problema. o primeiro erro apresentado foi o CE-30005-8 ( não é possível iniciar o aplicativo), ou seja, o jogo não roda.. depois eu tive problema que o aparelho começou a mostrar dados corrompidos para o jogo. E agora quando coloco o aparelho simplesmente trava e tenho que desligar da tomada e iniciar novamente para conseguir retirar o jogo do console. Ao entrar em contato com a Sony, eles disseram que não dão assistência para o aparelho por ele ter sido fabricado fora do Brasil. É lamentável essa situação, pois comprei o aparelho no Brasil e a Sony não dá assistência. Agora vou ter que falar com a loja que comprei para tentar solucionar o meu problema. Não comprem o PS4 que não foi fabricado no Brasil pois você não terá assistência técnica da Sony.
Marcos123
Pensei que a PlayStation podia ter feito coisa melhor no Brasil. Mas só vem porcaria pirata, É mesmo que bosta.
DeanHell
Não precisa esperar o Slim, eles arruma os bugs na próxima versão do console.
vitorio
meu paly 4 teve problemas logo que comprei, ele travou e não desligava tive que tirar da tomada pois ja havia muitas horas ligado, qdo coloquei na tomada ele não ligava e aparceu a seguinte condição, modo de segurança e não ligava, ai levei na lj e eles disseram que era problema da software. só que teve o mesmo problema, ae consegui resolvi em casa mesmo, só que esta acontecendo o seguinte agora, toda vez que vou jogar coloco o cd e tem que esperar o jogo abaixar, como resolvo este problema
Vitoria
Ae pessoal, pra quem curte The Last Of Us, da uma olhadinha nesse video, ta muito fera! AEEEE VIDEO NOVO, SÉRIE NOVA! THE LAST OF US REMASTERED - PS4 DÊEM UMA OLHADINHA LÁ, SE GOSTAREM SE INSCREVAM! OBRIGADO! https://www.youtube.com/watch?v=sbTLTtHiBak The Last Of Us Remastered PS4 - #1 Começo triste! www.youtube.com
Exibir mais comentários