Início » Celular » Para que serve uma tela curvada num smartphone? Esta patente da Samsung dá algumas ideias

Para que serve uma tela curvada num smartphone? Esta patente da Samsung dá algumas ideias

Paulo Higa Por

Samsung e LG apresentaram recentemente os primeiros smartphones com telas curvadas e flexíveis. Os aparelhos não trazem nenhum recurso útil de software para aproveitar o formato da tela e aparentemente ainda não há grandes vantagens em displays curvados, mas uma patente da Samsung revela algumas ideias que podem estar nos dispositivos lançados nos próximos anos.

O The Verge publicou desenhos obtidos de uma patente registrada pela Samsung em maio no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, que descreve “funções de um terminal portátil com uma tela dobrada”. As ilustrações mostram um conceito de smartphone com tela curvada nas laterais. O espaço extra pode ser usado para exibir controles adicionais e informações sobre o estado do aparelho.

samsung-patente-tela-curvada-contatos-fotos

As laterais poderão exibir capítulos de um livro, facilitando a navegação, ou letras do alfabeto no aplicativo de contatos, deixando a frente do aparelho mais limpa e com mais espaço para exibir informações úteis. Um dos desenhos mostra datas na galeria de imagens, permitindo que você encontre mais facilmente as fotos importantes.

Durante o carregamento, o nível da bateria poderia ser exibido constantemente como uma barrinha na borda curvada da tela. Assim, você não precisaria apertar o botão liga/desliga do smartphone sempre que quisesse ver como está a carga. Telas OLED acendem apenas os pixels necessários, então isso pode resultar em recargas mais rápidas e economia de energia.

samsung-patente-tela-curvada-bateria-alt

Antes que a Apple patenteie algo parecido, a Samsung registrou um desenho que mostra um atalho para desbloquear o smartphone deslizando o dedo na lateral do aparelho.

samsung-patente-tela-curvada-desbloqueio

Tem também uma área de transferência visual, para onde você poderia arrastar fotos de uma página da web ou da galeria de fotos, por exemplo, e depois trazê-las para outro programa, como um aplicativo de mensagens. Seria uma forma diferente para compartilhar e manipular arquivos.

samsung-patente-tela-curvada-area-de-transferencia

A própria Samsung apresentou recentemente o Galaxy Round, com tela curvada, e revelou num evento para analistas que pretende lançar dispositivos com telas dobráveis e até “esticáveis” no futuro. Se os rumores estiverem certos, o tal smartphone com tela dobrada nas laterais deve ser apresentado pela Samsung no ano que vem.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Allan Sara
Até concordo com uma tela curvada, mas acho que ela será bem mais útil se for flexível em smartphones de tela grande. .. Assim evitaria acidentes do tipo tela Trincada ao tirar do bolso da calça. ..
Rafael Luik
Parece até legal, mas é inútil visto que as informações cabem em outros lugares da tela e atrapalharia ao segurar. Ou seja na verdade não parece legal. :P
JP Malaquias
Você diz uma fixa, tipo Windows e Mac? Não iria desperdiçar tela?
Gabriel Martins
Foi o que pensei, mas se possuir um sistema inteligente que não deixe toques acidentais gerar ações ao tocar, será bom. Mas enfim, prefiro a Sony, Samsung ainda tem muito que aprender pra fabricar um smartphone bom.
Gabriel Martins
Se o aparelho possuir um sistema inteligente para que quando segurar o smartphone nas laterais nenhum ícone for tocado gerando uma ação acidentalmente for feito, será bem vindo esse modelo de smartphone, caso contrário será inútil e irá gerar dor de cabeça ao segurar o aparelho pelas laterais.
Thaillon Jaff de Souza
Melhor uso: Barra de tarefas para alternar entre aplicativos!
Gustavo Hofer
é a samsung inventando badulaques sem muita utilidade pra vender smartphone
Guilherme Borges Cunha
A ideia parece bacana, mas ainda não vi nada que me motivasse a comprar um smartphone tela curva. Ainda prefiro os clássicos tela plana.
Marcio Martins
O problema Rafael, não é bateria, e sim o SO que consome muita carga.
Rafael Maciel Pintado
Bah de boa achei meio nada a ver lançar isso, pq não investem em desenvolver uma bateria mais durável...
Diogo Ramos Gutierre
Parece até legal, mas acho que ao segurar os dedos tocariam nos cantos e atrapalharia.