Início » Celular » Qualcomm revela Snapdragon 805: quad-core de até 2,7 GHz, nova GPU Adreno 420 e reprodução em 4K

Qualcomm revela Snapdragon 805: quad-core de até 2,7 GHz, nova GPU Adreno 420 e reprodução em 4K

Paulo Higa Por

Todos os novos smartphones topo de linha estão vindo com o Snapdragon 800, chip para dispositivos móveis mais poderoso da Qualcomm até então. O que isso significa? Exatamente: é hora de anunciar um SoC ainda mais potente. A Qualcomm revelou hoje o Snapdragon 805, chip com processador ARM quad-core de até 2,7 GHz e GPU Adreno 420, que promete desempenho até 40% maior que a antecessora.

O Snapdragon 805 é o primeiro processador mobile capaz de oferecer “suporte a Ultra HD a nível de sistema”, segundo a Qualcomm. É verdade que o Snapdragon 800 suporta 4K (o Galaxy Note 3 pode filmar nessa resolução), mas a Adreno 420 traz alguns adicionais: com funções avançadas para renderização em 4K, como tessellation em hardwaregeometry shaders, este é mais um passo para termos joguinhos de celular nessa resolução.

qualcomm-snapdragon

A Qualcomm também bate na tecla dos vídeos. O Snapdragon 805, que também poderá ser usado por fabricantes de Smart TVs, é capaz de reproduzir e capturar em 4K. Ele também é o primeiro chip a suportar decodificação por hardware de vídeos em 4K HEVC, também conhecido como H.265, possibilitando a reprodução de vídeos em Ultra HD com menor consumo de energia. O Micael Silva escreveu um artigo no Tecnoblog explicando o que você ganha na prática com o novo formato.

Além das melhorias no processamento gráfico, o Snapdragon 805 promete aumento de desempenho na CPU. O Snapdragon 800 tinha quatro núcleos Krait 400 de até 2,3 GHz, enquanto o Snapdragon 805 terá núcleos mais poderosos (Krait 450) que rodarão com frequência de até 2,7 GHz. A largura de banda para comunicação com a memória é de até 25,6 GB/s, o dobro do que suportava o Snapdragon 800.

Então, com seus números impressionantes, o Snapdragon 805 é um SoC que promete muito. Eu, particularmente, fiquei bem curioso para ver o que os testes de desempenho mostrarão na prática. E ele não deve demorar muito para chegar: os fabricantes já estão recebendo amostras do chip, e os primeiros smartphones, tablets e Smart TVs com Snapdragon 805 devem ser lançados no primeiro semestre de 2014.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Costa
kkkk...
Wellington Cassiano
desse jeito ninguem mais,vai precisar de consoles ,ja q nesses novos processadores q estao saindo roda até jogo de playstation 3
stdiopt
Não é a principal diferença, e sendo que a arquitectura arm atual suporta 40bit de endereçamento de memoria suportando bem mais que 4gb de memoria
Israel Junior
Vish pc gamer é vc ??
Ricardo Sucre
Galaxy Note IV
Breno Ribeiro
Será armv8?
Paulo Roberto Neves Silva
Maurício Rodrigues E que "gambiarra". E tão "gambiarra" que vai fazer os outros chips parecer um intel 386 perto dele. Leia um pouco sobre essa "gambiarra" http://www.arm.com/products/processors/cortex-a50/cortex-a57-processor.php
Maurício Rodrigues
Paulo Roberto Neves Silva Outro processador gambiarra como sempre...
Zé Yuri
ele é tão rapido q já respondeu
Ernâni Machado Alvarenga
A Samsung quer utilizar SoC de 64 Bits, a princípio eles devem pular esse aí, então. Provavelmente S5 e N4 (e os outros tamanhos) virão com 4GB de RAM.
Eduardo Simon
Eu ainda to formulando a pergunta sobre oque esse bichinho vai ser capaz de fazer.
Francisco Budaszewski Zanatta
Paulo Higa Não é questão de preferência, mas quando citaste "largura de banda", a mesma, técnicamente, é medida em bits ou múltiplos desse (Gb,Mb). Não to desmerecendo teu post nem nada, é só esse pessoal chato da computação querendo ver a informação expressa de forma correta.
Paulo Higa
Sim, é a informação oficial da Qualcomm. Prefere em Gb/s? Só multiplicar por oito.
Ademar Alves
Haja grana..para essa industria detentora da tecnologia mundial.
Francisco Budaszewski Zanatta
Largura de banda medida em GB/s ??? Chamem os técnico !!!
Exibir mais comentários