Início » Curiosidades » Patente bizarra do dia: a SmartWig da Sony

Patente bizarra do dia: a SmartWig da Sony

Por
6 anos atrás

Não é muito do nosso feitio escrever mais de uma vez por dia sobre patentes, mas esta merece atenção pela bizarrice, ainda mais se você acha que todas as patentes algum dia virarão produtos de verdade: a Sony entrou com o pedido de registro de uma SmartWig. Isso mesmo, uma peruca inteligente.

Segundo o documento, o acessório pode ser feito de cabelo humano, pelos de cavalo, fibras sintéticas e outros materiais (como uma peruca comum) e tem uma placa embutida para se comunicar com outros dispositivos eletrônicos.

smartwig

 

A função da peruca é dar resposta tátil ao usuário – por exemplo, vibrando ao receber uma notificação (!) – , mas há outras possibilidades. Por exemplo, o chip pode ter GPS e o device vibrar em diferentes regiões para orientação, câmera para tirar fotos dos arredores e um laser (!!) para fazer apresentações ou controlar o computador remotamente.

Ela também pode utilizar movimentos do rosto, como o levantar de sobrancelhas, para exercer algumas funções, ou até aproveitar os impulsos cerebrais para desempenhar outras. Mais uma possibilidade é monitorar sinais vitais e as condições do ambiente, como temperatura e umidade.

O motivo da escolha de uma peruca é a delicadeza dos componentes eletrônicos já que, instintivamente, as pessoas costumam proteger mais suas cabeças que o resto do corpo. Além disso, elas têm um apelo mais natural que que um chapéu.

Como dito anteriormente, acredito que possamos colocar essa patente entre as que só servem para nenhuma outra empresa roubar a ideia. Mas serve para pensar: tudo que se pode vestir também pode se tornar um gadget?

Com informações: Engadget

Mais sobre: ,