Muitos usuários que, de bom grado ou não, aceitaram a proposta de migrar do finado Windows Live Messenger para o Skype, estão enfrentando problemas, como mensagens não entregues, falhas de sincronização entre dispositivos e conversas antigas aparecendo como novas. As falhas são tão recorrentes que a Microsoft reconheceu a existência delas e prometeu uma solução para breve.

A informação vem de uma entrevista dada hoje por Jeff Kunins, gerente de produtos do Skype, ao The Verge. Segundo o executivo, todos os problemas estão relacionados à falta de preparo da rede do serviço em lidar com a demanda de acesso móvel, o que é uma ironia, se levarmos em conta a diversidade de plataformas suportadas pelo Skype.

Para tentar acabar de uma vez por todas com as intermitências, o Skype deverá ter a sua infraestrutura baseada em redes peer-to-peer migrada para uma solução na nuvem, que estará menos suscetível às dificuldades de sincronismo.

skype-1-windows-phone

De fato, sincronia é o principal foco da mudança e não é sem razão: dada a variedade de plataformas, a Microsoft espera, por exemplo, que o Skype seja capaz de identificar que o usuário leu determinada mensagem no PC e, assim, não emita uma notificação sobre este mesmo recado em seu celular.

Digamos que esta funcionalidade é uma obrigação: uma notificação gera expectativas, portanto, a frustração de constatar que a mensagem já havia sido lida é, no mínimo, frustrante para o usuário.

Na entrevista, Kunins também prometeu novidades interessantes no Skype para Windows Phone, inclusive algumas “divertidas”, embora não tenha destacado nenhuma delas, exceto ajustes de desempenho.

Quando estas promessas serão cumpridas? Em relação ao Windows Phone, em meados de 2014, depois que a versão 8.1 da plataforma for lançada.

Quanto aos ajustes gerais, a Microsoft se limitou ao discurso do “muito em breve”, mas é bom a companhia se apressar: o Skype continua sendo referência quando o assunto é VoIP, mas no que se refere a mensagens de texto, o chat do Facebook é o mais lembrado, assim como o WhatsApp e similares em dispositivos móveis.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados