5 dicas de segurança para comprar na OLX [Evite golpes]

Muitos golpes são aplicados na plataforma, mas há maneiras de evitá-los; conheça 5 dicas de segurança para comprar na OLX

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
OLX (Imagem: Divulgação/OLX)
OLX (Imagem: Divulgação/OLX)

A OLX é um dos maiores sites de vendas online do Brasil. Acessando a plataforma, é possível encontrar anúncios de celulares, computadores, móveis, roupas e veículos, por exemplo. Mas apesar da empresa ter criado sua própria carteira digital, muitos golpes ainda são aplicados diariamente. Abaixo, vou te mostrar 5 dicas de segurança para comprar na OLX e evitar problemas.

Dicas de segurança para comprar na OLX

Como mencionei anteriormente, a OLX criou uma carteira digital chamada OLX Pay. Ela permite a compra e venda direta pela plataforma, eliminando a dependência de maquininhas de cartão ou dinheiro em espécie. Graças a essa novidade, o site se tornou mais seguro, já que o valor fica retido até que o comprador confirme o recebimento.

Ainda assim, sabemos que os golpistas estão sempre buscando métodos alternativos para roubar o dinheiro de pessoas menos atentas. Por isso, vou te mostrar quais são os golpes mais comuns nas plataformas online de compra e venda de produtos e como se prevenir deles:

1. Golpe do WhatsApp

Apesar desse golpe ser o mais famoso e amplamente divulgado, ele ainda faz muitas vítimas. Isso porque os fraudadores conseguem identificar o número do celular do comprador e enviam uma mensagem através do WhatsApp solicitando alguns dados, dando a desculpa de que precisam confirmar informações.

Logo em seguida, eles pedem que a pessoa envie um código que receberá por SMS. Após o envio dos números, os golpistas conseguem entrar no WhatsApp da vítima em outro celular, fazendo com que o usuário original seja bloqueado. Vencida essa etapa, eles acessam a lista de contatos e começam a enviar mensagens pedindo dinheiro a amigos e familiares.

COMO SE PREVENIR: ative a verificação em duas etapas do WhatsApp. Isso aumenta a segurança e dificulta qualquer tipo de clonagem. Também recomendo que nunca compartilhe códigos de segurança recebidos por SMS com pessoas desconhecidas.

2. Golpe do aluguel de conta

Os golpistas entram em contato com alguns vendedores oferecendo uma determinada quantia em dinheiro para alugar suas contas da OLX. Atraídos pela oportunidade, muitos deles costumam informar seu usuário e senha. Mas ao contrário do que se imagina, essas contas são utilizadas para aplicar golpes em outros usuários do site.

A OLX alerta que seus vendedores devem ficar atentos, pois além de infringirem as regras de uso, eles são responsáveis pela utilização da conta e, consequentemente, podem ser indiciados criminalmente por golpes praticados por meio dela.

COMO SE PREVENIR: em hipótese alguma compartilhe seu login e senha com outras pessoas. Além disso, escolha senhas fortes e as troque regularmente para dificultar o acesso de desconhecidos. Caso tenha algum problema, entre em contato com a OLX para que a plataforma auxilie na resolução do caso.

3. Golpe do perfil falso

Nessa modalidade, os golpistas criam uma página idêntica a da OLX nas redes sociais para atraí pessoas com falsos sorteios, cupons ou até mesmo se identificando como um canal oficial da empresa para resolução de problemas. Com isso, eles solicitam dados e informações pessoais e as utilizam para aplicar golpes.

COMO SE PREVENIR: entre em contato apenas pelos canais oficiais da OLX. Uma maneira bem simples de identificá-los é através do selo de verificação, que garante que aquela conta foi analisada e verificada pela rede social. Em caso de dúvida, acesse o site ou aplicativo oficial (Android e iOS) da empresa e procure as informações corretas.

4. Golpe do falso pagamento

Esse golpe entra em ação quando um usuário, que se passa por comprador, demonstra interesse em um produto vendido na OLX e fecha o negócio rapidamente. No entanto, ele utiliza comprovantes de pagamentos falsos para enganar o vendedor e receber o item desejado.

Uma variação desse mesmo golpe acontece quando o golpista pede para o vendedor anunciar o produto em outra plataforma de e-commerce. Normalmente, esse pedido vem com a promessa de que ele pagará até um valor acima do que foi anunciado, informando ter saldo disponível em outro site de venda.

COMO SE PREVENIR: antes de enviar o produto, confirme com o seu banco se o valor já está disponível em sua conta. Sempre desconfie de negociações por e-mail ou aplicativos de mensagens e mantenha todo o processo de venda dentro da própria OLX.

Além disso, fique atento se o suposto comprador demonstrar pressa ou impaciência para ter o produto negociado. Os golpistas também podem se passar por representantes da OLX enviando e-mails utilizando o logo da plataforma; desconfie e só entre em contato com a empresa pelos canais oficiais.

5. Golpe do intermediário

Esse golpe é muito conhecido no processo de compra e venda de automóveis. Funciona assim: os golpistas utilizam anúncios de outras pessoas para negociar veículos usados e seminovos, copiando todas as informações inseridas no anúncio original e recebendo o pagamento do comprador interessado pelo veículo.

COMO SE PREVENIR: evite intermediários e sempre negocie diretamente com o comprador/vendedor. Desconfie de ofertas muito atrativas e veículos com preços abaixo dos valores de mercado. Fique atento a conversas onde a pessoa interessada, se passando por vendedor/comprador, diz que está negociando o veículo para um amigo/parente.

A transferência de titularidade do veículo deve ser realizada em um cartório. O comprador só deve fazer a transferência do valor após a assinatura do documento, enquanto que o vendedor só deve realizar a transferência do veículo com a confirmação do recebimento do dinheiro.

Pronto, agora você já conhece 5 dicas de segurança para comprar na OLX e evitar golpes.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre OLX na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados