Governo manda instalar Wi-Fi e tomadas nos aeroportos

Serviço será de graça a partir do raio X

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

O governo federal quer que você, nobre passageiro dos aeroportos nacionais, esteja bastante confortável antes de embarcar. Como? Instalando aquilo que os geeks de plantão – e as pessoas normais – mais gostam. A Secretaria de Aviação Civil da Presidência determinou a instalação da internet sem fio e de tomadas em todos os aeroportos. Mais importante, o serviço será de graça para todos os passageiros.

A orientação revelada nesta semana vale tanto para os terminais administrados pela Infraero, a empresa pública com essa finalidade, quanto para os aeroportos concedidos à iniciativa privada. Na prática, o que o governo pretende é que os passageiros tenham à disposição alguns serviços quase essenciais. O Wi-Fi grátis e as tomadas deverão ser disponibilizados nos ambientes pelos quais os passageiros passam depois da inspeção no raio X.

O ministro da pasta, Moreira Franco, disse que é importante oferecer o serviço nos espaços em que os passageiros mais ficam à espera dos voos. “Ali, o passageiro não tem mais escolha, não pode mais sair e procurar outros fornecedores”, comentou.

Será que com Wi-Fi grátis os brasileiros acabam com a mania de se aglomerar nos portões bem antes do procedimento de embarque começar? Tenho fé, eu acredito nisso.
Será que com Wi-Fi grátis os brasileiros acabam com a mania de se aglomerar nos portões bem antes do procedimento de embarque começar? Tenho fé, eu acredito nisso.

Atualmente alguns aeroportos administrados pela Infraero já oferecem a internet de graça. O terminal de Congonhas em São Paulo (não é internacional) oferece a conexão grátis durante o período de 20 minutos. Vamos combinar que menos de uma hora não dá nem para ver as novidades na timeline do Twitter…

Por ora a Secretaria de Aviação Civil (SAC) não entrou em detalhes sobre qual será a velocidade de conexão neste Wi-Fi governamental. Também não sabemos por quanto tempo a conexão vai funcionar. Considerando-se que a Copa do Mundo está logo ali, é de se esperar que seja uma navegação ilimitada ou com uma franquia bastante abrangente. Talvez 3 horas ou algo que o valha?

A SAC também determinou a instalação das tomadas em número suficiente para atender a demanda de passageiros. Novamente, sem entrar em detalhes. Conheço rodoviária (como a do Tietê, em São Paulo) que oferece energia elétrica para carregar os gadgets. Alguns aeroportos pelos quais passei ao redor do mundo também  instalaram saídas USB próximas dos portões de embarque para os passageiros recarregarem as baterias. É o mínimo que se espera nesse tipo de situação.

Os serviços devem pintar nos terminais conforme os contratos atuais começarem a vencer e iniciarem os novos acordos. A expectativa é de que os principais aeroportos estejam adaptados até a Copa. No entendimento do governo, não serão necessários grandes investimentos para cumprir as diretrizes.

Dá pra dizer que a instalação de Wi-Fi tem sido uma obsessão de administrações municipais e estaduais pelo país. A prefeitura da capital paulista tem um plano para habilitar o serviço em dezenas de praças e espaços públicos. Aliado a isso, as principais empresas telefônicas têm ampliado a cobertura do Wi-Fi oferecido a assinantes de banda larga, celular e daí por diante. Não porque elas são generosas, mas porque o Wi-Fi desafoga as redes de celular convencionais.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados