Alguém descobriu que o SDK do Xbox One já está disponível em todos os consoles

Renata Persicheto
Por
• Atualizado há 1 semana

Uma pessoa no Reddit (pra variar) chegou à incrível conclusão de que, ao apertar uma série de botões no menu do Xbox One, é possível encontrar no console seu kit de desenvolvimento. Esse passo permite que não apenas as desenvolvedoras independentes parceiras da Microsoft, mas todo e qualquer mortal que possua um Xbox One, possa criar um jogo para ele.

Por algum motivo, LiamHing, um membro da comunidade do site, descobriu que ao entrar no menu do sistema e apertar bumper esquerdo, bumper direito, gatilho esquerdo e gatilho direito, bem rápido e sucessivamente, o menu para desenvolvedores (que ficava escondido até o momento) é revelado. Tipo um Konami Code, mas sem Konami e botão de Start.

xbox-one

Entretanto, seja cauteloso antes de correr para testar o código em seu console novinho. Um outro usuário do Reddit, identificado como XboxOneDev, um desenvolvedor do Xbox One (duh), postou uma mensagem em alerta aos que descobriram a funcionalidade: “Por favor, não mexa com nada aqui por enquanto, especialmente com as Sandbox IDs. Vocês estão arriscando que seus Xbox One sejam colocados em um boot infinito” – o que, em nenhuma hipótese, poderia ser considerado algo bom. A Sandbox ID, no caso, é a identificação cedida pela Microsoft aos devs independentes que participam do programa ID@Xbox.

Ele continuou dizendo que não tem ideia de por quanto tempo o programa ainda irá durar, mas que existem muitas preocupações como privacidade, segurança e estabilidade em relação ao que é desenvolvido nele: “Existem muitas coisas a serem corrigidas antes que possamos permitir que toda e qualquer pessoa simplesmente rode um aplicativo em seu console”.

Em agosto, Marc Whitten, o vice-presidente de Xbox na Microsoft, contou que todos os Xbox One seriam ferramentas de desenvolvimento em potencial, mas que essa faceta do console não estaria disponível em seu lançamento. Parece que provaram o contrário.

A Microsoft ainda não se pronunciou sobre a descoberta. Ainda assim, eu, pessoalmente, não aconselho que vocês, crianças, testem isso em casa. Conforme dito pelo vice-presidente, a funcionalidade estará disponível em algum momento, e ter o aval da Microsoft para utilizá-la legalmente é, definitivamente, mais negócio do que arriscar a saúde de seu console novinho em folha.

Receba mais sobre Xbox One na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.

Canal Exclusivo

Relacionados