A fórmula para uma operadora de celular ter um bom sinal é bem simples: instalar infraestrutura e um monte de antenas por aí. Com essa medida, provavelmente a empresa vai se sair bem nas avaliações da Agência Nacional de Telecomunicações. Outra opção um tanto mais controversa é essa da foto abaixo, adotada pela TIM em Brasília.

Antena móvel da TIM

Antena móvel da TIM

Uma van com uma antena móvel. Até aí, nada de absurdo, não fosse um detalhe: o carro fica permanentemente instalado ao lado do prédio da Anatel em Brasília. Pelo menos os conselheiros do órgão não percebem que o sinal da operadora deixa a desejar, já que ali tudo deve funcionar às mil maravilhas. O flagra foi feito pelo jornalista Ilimar Franco no site do jornal O Globo.

Eu conversei com a assessoria de imprensa da TIM. A operadora informou que possui nove bases móveis no Distrito Federal, em especial na região administrativa de Brasília. Lá há um maior volume de tráfego de dados e voz durante o horário comercial, por isso a van com a antena móvel. A empresa também disse que a van está devidamente licenciada pelos órgãos competentes e possui autorização do órgão que cede o espaço do terreno. Então tá.

Fica a dúvida se outras operadoras também utilizam bases móveis perto de prédios estratégicos, como os da Anatel. Pelo menos aqui em São Paulo, na única visita que fiz à sede da agência, não reparei nada suspeito.

Se você passar por uma van como essa perto de um edifício de governo, não se esqueça de mandar o flagra: thassius arroba tecnoblog ponto net.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcia denice nunes soares
boa noite gostaria de fazer uma bela de reclamação eu moro no bairro jardim joia em aruja no meu bairro não funcionar a Tim sou cliente seu gostaria que vcs colocar uma antena da Tim neste bairro para nos para receber ligação tenho quer ir fora de casa 100 metro de distancia para fazer uma ligação e receber por favor colocar para nos uma antena de tel para nos precisamos tanto da operadora da Tim muito obrigado serei muita grata por ajudar nos
Alvaro Guatura
Eu adoraria ter a ANATEL no mesmo prédio onde fica meu escritório, já que lá não pega 3g as as ligações falham constantemente.
Helio Douglas de Oliveira
Sou representante da WSS BRASIL, Trabalho com a transmissão de sinal, 4G, 3G, 2G, GSM e WIFI e fiquei sabendo que este assunto é de seu interesse. Será um prazer enorme, receber seu e-mail dando continuidade ao assunto. Trabalho com todo o território nacional, propondo uma parceria em qualquer tipo de espaço, como por exemplo, terrenos, prédios, condomínios industriais, condomínios residenciais, entre outros. Assista o Vídeo explicativo, e NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE Abaixo está o link explicativo da empresa www.youtube.com/watch?v=CuF1ej4nFxw Além da remuneração, haverá melhorias de para dentro dos condomínio e para a regiões próximas a instalação. Por gentileza, agende um horário para conversarmos melhor a respeito desta grande oportunidade. Se por acaso , o telefone for de fora do estado de SP, envie um email com os dados, que eu retorno a ligação. Aguardo seu contato, 011 98960 4163 [email protected]
EU
2 meses é uma piada!! 2 meses é o tempo que os idiotas gestores da tim pensam que leva, e prometem isso pra anatel, mas não cumprem (ou cumprem com jangadas e vans....com sinal ridículo). só os "estudos" levam muito tempo na porcaria da tim. porque as empresas mentem no brasil (tudo em minúscula, devido a importância).em 2 meses vc aprova o projeto executivo.... só de extensão de rede tem casos que levam 6 meses... 1 ano...
EU
VERDADE...., A TIM NEM TEM CAPACIDADE! A TIM TE DEIXA SEM SINAL, POR NÃO PAGAR A CONTA DE ENERGIA DA CONCESSIONÁRIA NAS ERBs, ISSO NÃO DIZEM PRA MERDA DA ANATEL E PARA OS OTÁRIOS QUE PAGAM ELA.
Areh Mourão
Vai tomar no cu seu verme maldito. Aproveita e te joga de cima do prédio da anatel CUZAOOOOO
André Cardoso
não entendo, como esse 3G da Tim de vocês bate 1~2mb se no site diz que a velocidade máxima é 500kbps, é algum tipo de bug??
Douglas Araújo
Isso é uma piada. Mudei de operadora e minha satisfação aumentou 100%.#timsafada
Rafael Miranda
Eu só tenho uma coisa para falar sobre isso: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
David Diniz
Ué não vejo motivo para tanta reclamação! isso é extremamente comum e qualquer lugar do mundo cuja a área não tem boa cobertura ou tem eventos importantes. Já estou cansado de ver essas Erbs móveis em vários locais aqui em SP. Na boa pessoal parem de reclamar por qualquer coisa.
Tiago Celestino
Engraçado que ninguém da ANALTEL nunca procurou saber algo sobre isso. Bem estranho...
Matheus Delunardo
Abraão Caldas , Léo Oliveira e Lincoln Lamas; Foi mal pedir, mas... você(s) poderiam me mandar um convite pro tim beta? Por favor, o único método é esse ou recarregando 100 reais, mas aí não dá.
Vagner Alexandre Abreu
Pelo que já pesquisei, muitos especialistas em celular estão preocupados com esta ideia, já que as Femtocélulas, dependendo de como são feitas, não tem capacidade suficiente para aguentar uma alta demanda de atendimento. E o do carro não é uma femtocélula, pelo visto. Vide o tamanho das antenas e que o veículo é grande o suficiente para caber um equipamento de transmissão e recepção comum.
Vagner Alexandre Abreu
Felipe Falconi Um exemplo aqui - http://www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/38769.html
Vagner Alexandre Abreu
Felipe Falconi pesquise sobre "legislação torres telefonia". Como há muita preocupação sobre a radiação de uma torre de celular, se EXIGE em muitos locais a instalação de torres. Até em prédios, de certa forma, os suportes de telefone tem que ser alto o suficiente ou em locais que não emane radiação ao próximo.
Exibir mais comentários