Início » Brasil » Qualcomm promete internet móvel gratuita em parceria com o governo brasileiro

Qualcomm promete internet móvel gratuita em parceria com o governo brasileiro

Em 2014, quem não plano de dados poderá utilizar internet móvel gratuitamente

Avatar Por

Meio que sem querer e meio que já anunciando um plano que a Qualcomm tem para 2014, o presidente para a América Latina, Rafael Steinhauser, revelou um plano que tem sido traçado com a presidenta Dilma Rousseff para democratizar o acesso à internet nos dispositivos móveis.

Não há muitos detalhes ainda sobre ele e o nome ainda não foi definido, mas Steinhauser disse que talvez se chame 0800 Data. O Ministério das Comunicações, por outro lado, vem chamando-o de Banda Larga 0800. Como o nome indica, será uma iniciativa para prover conexão de dados gratuitamente para a população.

O projeto já havia sido comentado pelo Ministério das Comunicações no ano passado, quando entrou numa fase de testes bem restrita, com 80 pessoas. Steinhauser garante que a conversa evoluiu bastante e ele deve ser apresentado oficialmente entre a metade de dezembro e o início de 2014.

O plano foi comentado ontem, no mesmo encontro em que Steinhauser falou sobre a utilização de planos de dados no Brasil: cerca de um terço dos donos de smartphones não têm esse tipo de plano e depende de redes Wi-Fi para aproveitar todo o potencial de seu aparelho e outro terço não utiliza o aparelho para se conectar à internet de maneira alguma.

antena_celular

Banda Larga 0800: inclusão digital de verdade

Segundo o executivo, o projeto poderá ser financiado por quem tiver interesse em fazer com que o público utilize seus serviços online, seja o governo ou empresas. Um exemplo citado por ele é o caso de companhias aéreas: como o check-in pela internet é muito mais barato e rápido que o feito no balcão, pode ser um bom negócio para elas investir no Banda Larga 0800. Ele afirma, ainda, que esse modelo é inédito no mundo.

Não foi comentado sobre áreas de cobertura, velocidade pretendida da conexão ou ainda se a rede será a aberta a todas as pessoas que desejarem usar ou será necessário um cadastro prévio. Mas essas informações não devem demorar a surgir, já que ele disse que as conversas com o governo brasileiro estão bem encaminhadas e devemos ter muito em breve dados mais concretos sobre o programa.

Atualizado às 19h24.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

AidanPearce
TROLL A DILMA VAI FAZER. O CTOS? KKKKKK (MOMENTO WATCH DOGS) HACKERS !_!
Rodrigo Silva Barretos
Esbarrei nesse post aqui através de outro. Li o título, vi a data de publicação e estou me perguntando: "Ué, cadê?" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk A esperança é a última que morre ou eu que estou sendo inocente demais? rsrs
Edmar Braz
kkkk Dilma vai dar internet de graça pra nos espionar .... invés de diminui impostos sobre internet aii as operados investir em infraestrutura pra melhor na qualidade . acorda dilma , não vou votar na senhora. senho trouxe a inflação de volta ...
Guilherme Teixeira
Lucas Silva, me desculpe se não consegui te fazer entender uma PIADA
Cássio Oliveira
Conversa pra boi dormir, já vi tanta rede WiFi de graça, nenhuma vale o que dizem, pelo menos em minhas experiências, aqui tentaram colocar internet na cidade toda, de graça, quando se via as conversas nos palanques, arrancavam suspiros, o projeto chamado UFT Conecta, hoje é apelidado de UFT Desconecta. Uma série de erros de projeto e etc... Só acredito vendo, testando e opinando em seguida!
portela.thiago
"...a utilização de planos de dados no Brasil: cerca de um terço dos donos de smartphones não têm esse tipo de plano e depende de redes Wi-Fi para aproveitar todo o potencial de seu aparelho e outro terço não utiliza o aparelho para se conectar à internet de maneira alguma." Esse "outro terço" tem o aparelho pra fazer o q então???????
Lenival Gomes
Com tempo, os custos para se manter um serviço de telecomunicações ficarão tão baixos que não vai fazer mais sentido pagar por acesso a internet e chamadas telefônicas. Isso é uma mudança no modelo de negócio e acho que seja natural. PS: O cara lendo comentários acha que o povo em geral é só muito ignorante, mas na verdade descobre que ainda são egoístas e medíocres.
Overlan Gomes
Espero que venha logo, pq ate o momento não existe coocorrência .
contato.mayquel
Internet de graça...no Brasil? Quero ver a qualidade dessa banda larga.
Representações Amazonicas
Com certeza vai ser só para São Paulo, como tudo no brazil.
Thiago Torres
Facepalm... "...Qualcomm tem para 2014, o presidente PARA a América Latina"... É presidente da Qualcomm, amigo.
Mayquel Oliveira
De graça ... no Brasil? quero ver a qualidade dessa internet...
Marlon Pontes
O plano do Presidente da Qualcomm para a América latina, leia direito.
Lucas Silva
cara, como vc é burro pqp
Luís Sousa
Não me entenda mau, mas você paga caro porque quer. Se o serviço é tão ruim, por que pagar então? Cancele o contrato e faça como a maioria com os pacotinhos de R$ 9,90 ou R$ 0,25 por dia.
Exibir mais comentários