Início » Telecomunicações » Com promessa de estabilidade e foco em “internet das coisas”, Bluetooth 4.1 vem aí

Com promessa de estabilidade e foco em “internet das coisas”, Bluetooth 4.1 vem aí

Emerson Alecrim Por

A Bluetooth Special Interest Group (Bluetooth SIG) revelou nesta semana que a versão 4.1 do Bluetooth está oficialmente a caminho. Se a especificação 4.0 já havia tornado o uso da tecnologia mais viável em dispositivos móveis, o novo padrão deverá reforçar ainda mais este aspecto ao oferecer, entre outros recursos, conexões mais estáveis e rápidas.

Para tanto, uma das preocupações da organização incide em fazer com que o Bluetooth 4.1 possa trabalhar de maneira cooperativa com transmissões 4G LTE, evitando que o sinal de uma tecnologia interfira na outra.

A nova especificação também será capaz de guardar determinadas características da rede após a primeira conexão para diminuir a perda de sinal e, caso o dispositivo seja afastado do alcance desta, fazer com que a sua reconexão ocorra de maneira muito mais rápida – até mesmo sem interferência do usuário, dependendo da aplicação.

Para economizar energia – uma necessidade crítica em dispositivos móveis -, o novo padrão também é capaz de se manter quase inativo quando o usuário se afastar de uma conexão e de apenas voltar ao estado normal quando esta for refeita.

bluetooth

Tomando como base o conceito de “internet das coisas”, que prevê uma imensa e crescente variedade de dispositivos permanentemente online, a tecnologia também está sendo preparada para oferecer tráfego otimizado tanto de pacotes pequenos de dados quanto de volumes maiores, embora não haja informações sobre aumento da taxa de transferência.

Estas características possibilitarão ainda que praticamente qualquer dispositivo compatível possa ser um mero nó em uma conexão e, simultaneamente, atuar como um hub de uma segunda rede, concentrando a troca de informações entre os demais equipamentos desta.

Desta forma, você poderá manter um teclado conectado a um tablet via Bluetooth enquanto este permanece sendo um ponto de sincronização com um smartphone ou um smartwatch, por exemplo. Até mesmo compatibilidade com IPv6 será incluída para reforçar este aspecto.

A Bluetooth SIG não deixou claro quando os primeiros dispositivos compatíveis com o novo padrão chegarão ao mercado. Por outro lado, já se sabe que muitos aparelhos que trabalham com Bluetooth 4.0 poderão migrar para o Bluetooth 4.1 com uma simples atualização de software.

Com informações: Android Central

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

rafaelpimenta1
Toda vez que eu vejo a palavra "hub", logo me vem outra palavra em mente: "sniffer".