Depois de ser o gatilho de infindáveis discussões nas redes sociais nas últimas semanas, o Tubby, aquele aplicativo que ia permitir avaliar mulheres, mais ou menos como o Lulu, foi revelado como um grande hoax para passar uma mensagem importante.

Um vídeo foi postado ontem à noite, quando era para o aplicativo ter sido lançado, com legendas que explicam as intenções reais segundo seus criadores. É este:

O texto dá uma lição de moral em todo mundo que realmente estava ansioso para avaliar mulheres, relacionando essa prática ao revenge porn e atentando para o estrago psicológico que pode causar a exposição de uma pessoa. Ou seja, o aplicativo nunca nem chegou a ser criado: era só uma tentativa de apontar problemas que existem e não estavam tendo a atenção merecida.

Por este motivo, os criadores do “app”, Guilherme Salles e Rafael Fidelis, merecem aplausos. Eles tiveram a ideia e entraram em contato com Livia Gusmão, da Conteudoria, para que ela agitasse o aplicativo nas redes sociais. O resultado, publicado pela própria empresária em seu Facebook, foi enorme: 1,5 milhão de pessoas acessaram o site, que rendeu 850 mil resultados de busca no Google, 98 mil compartilhamentos do site no Facebook e mais de 3 milhões de impressões no Twitter em apenas 24 horas.

Para encerrar a campanha, os rapazes entraram em contato com o blog Não Salvo para gravar um vídeo com um “investidor coreano” (Pyong Lee, que tem um canal de humor no YouTube) e deixaram os links para os perfis de todos os envolvidos na descrição do vídeo.

Mas, antes de enterrar o assunto, algumas coisas ficaram mal explicadas e isso tem gerado bastante desconfiança sobre quais as reais intenções do pessoal que idealizou o aplicativo.

Será?

A primeira é quanto à coleta de informações: além dos emails dos caras que se cadastraram, para que as moças não fossem incluídas, era preciso autorizar o aplicativo a ter acesso a algumas informações do perfil. Mas, se não era um aplicativo de verdade, para que coletar essas informações? E mais: elas eram coletadas de quem pedia para sair do app. Qual o sentido?

tubby-arregou

A Jac, nossa colaboradora, não quis ser avaliada, cedeu dados para o app e ainda foi chamada de arregona. É mole?

Depois, quanto aos servidores relacionados ao domínio: aparentemente, são oito instâncias no Amazon EC2.

Por fim, é bem curioso que, o lançamento do app tenha sido adiado sendo que não há app nenhum, só um vídeo. Se o aplicativo nunca existiu, estamos falando de um vídeo relativamente simples que precisou de uma extensão de deadline para ser concluído. E, coincidentemente, foi revelado que ele era fake após a proibição do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – que veio depois da primeira data de lançamento. Ainda sobre a decisão judicial, uma pessoa no Twitter que diz trabalhar com um dos criadores do app afirmou que ele “passou o dia quase chorando” quando saiu a liminar.

Também é suspeito que as próprias legendas de lição de moral só tenham sido colocadas após o upload no YouTube, por cima de outras que falam do app de forma factual e levemente exagerada, com um tom de bom humor.

Mas tem outros fatos que pesam a favor da versão dos caras: Lívia Gusmão diz que só aceitou participar da “campanha” – o que, inclusive, fez de graça – se o aplicativo nunca existisse. E, em resposta a um usuário e na postagem de Lívia, os criadores dizem que não houve a coleta de dados de ninguém – algo bem suspeito diante de oito instâncias no Amazon EC2.

O Não Salvo postou um texto dando explicações sobre a “trollada”, o pagamento dos servidores e como tudo foi só uma grande zoeira. Mas continuamos esperando a resposta dos criadores, porque algumas coisas permanecem meio mal explicadas a nossos olhos.

Entramos em contato com eles para que nos ajudem a amarrar essas pontas e entender qual é a do Tubby, afinal. Assim que tivermos respostas, damos o update. Enquanto checamos com as fontes, é bom seguir o conselho dado no vídeo e não cair de cabeça nessa.

Atualizado às 14h02.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Alex
Pois é... o EC2 não tem um esquema que você só é cobrado se o servidor estiver no ar? E só alguns centavos? Se era pra ser um hoax, tinham que fazer direito, e esses servidores poderiam ser somente para o "descadastramento".
Carlos Alex
Matheus Viana Rocha pior que é verdade. Que merda isso.
Carlos Alex
Mihael Zamin concordo com você. Depois de uma certa experiencia, desenvolver essa app em duas semanas não é impossível, é só dificil. E não precisa de uma equipe muito grande, já que o tempo de análise e modelagem seria reduzido drasticamente, já que seria uma cópia de um que já existe, e que é relativamente simples.
Lika Miyuki
Marcus Pessoa Concordo com vc. Também queria acrescentar que são comercializados e compartilhados códigos-fonte de qualquer programa, aplicativo ou sistema. Portanto, vc poderia criar uma rede social do Marcus e lançar mto rapidamente.
Julio Lobo
Marcelo Rios O Cid tá no vídeo de explicação. Se fosse um canalha assim como vc fala vc não acha que ele teria sido chamado para a gravação do vídeo? No final, atrás do coreano, entregando uma folha de papel pro carinha que tá sentado.
Helena Pontes
Mihael Zamin Pensei a mesma coisa que vc!
Mihael Zamin
Massa que a galera fala, impossível desenvolver um app em 2 semanas, só que é uma equipe de programadores inteira trabalhando, então é totalmente possível.
Helena Pontes
Cristhian Vieirakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Cara, como vc é BURRO!
Lucas Henrique
Marcelo Rios Você que deveria. Eu sei a história, mas se você fica acreditando nessas "teorias da conspiração" o problema é seu. Acredita também no olho mágico do dólar? haha
George Santos
http://cdn.memegenerator.net/instances/250x250/35770403.jpg
George Santos
Marcelo Rios O Não Salvo é conhecido por ter um conteúdo de extrema importância para a humanidade né?
George Santos
Uma palavra "upgrade" poxa aquilo lá são as configurações padrões vc pode personalizar depois. Tu só sabe comentar isso.
Rafael Fidelis
Olá Tecnoblog, sou um dos criadores do TubbyApp, tenho duas coisas a dizer: 1 - Servidores: O servidor está na heroku, e as instancias da amazon são apenas dynos, que voce aumenta e diminuiu de acordo com as necessidades. 2 - O aplicativo nunca existiu, era somente uma grande brincadeira mesmo, para passarmos a nossa mensagem.
Marcelo Rios
O Não Salvo está mentindo, só entrou na história no final, para promover o vídeo de encerramento. Nunca participaram da concepção da idéia, tampouco da operação. Vá se informar, Lucas.
Marcelo Rios
Nara Yoko, o Cid está querendo capitalizar em cima disso, "roubando" a paternidade da idéia. É um canalha. Simples assim.
Exibir mais comentários