Já é possível usar o Google Takeout para fazer cópia de seus dados no Gmail ou Calendar

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Se a sua conta no Gmail possui tanta informação importante que você sempre achou que deveria manter cópia de tudo de maneira offline, eis uma boa notícia: já é possível baixar as suas mensagens no serviço de uma vez só e, de quebra, fazer o mesmo com os dados no Google Calendar.

Esta possibilidade é uma nova opção do Google Takeout, uma ferramenta criada em 2011 para que os usuários possam baixar os seus dados em vários serviços do Google, como Blogger, Contacts, Drive e YouTube. O problema é que, até então, a ferramenta não permitia cópia de mensagens no Gmail.

Com a inclusão do serviço de e-mail, o usuário passa a ter a opção de baixar uma cópia de todas as suas mensagens ou apenas daquelas que possuem determinados marcadores (labels).

gmail_takeout

O interessante é que o arquivo final gerado pelo Takeout vem em formato MBOX, o que deve facilitar a vida do usuário que, por alguma razão, deseja transferir as suas mensagens para outro serviço de e-mail.

O conteúdo do Calendar, oferecido em formato iCalendar, está disponível no Takeout para todas as contas desde ontem. O Gmail, por ser mais complexo e conter maior volume de dados, será integrado à ferramenta de maneira progressiva. Assim, se você ainda não encontra esta opção, precisa apenas esperar: o Google estima que todas as contas estarão habilitadas até o final de janeiro de 2014.

É conveniente ressaltar que, quando você segue os procedimentos para baixar dados via Takeout, o serviço pode levar um punhado de minutos para finalizar o arquivo e então disponibilizá-lo para download. Felizmente, é possível receber uma notificação por e-mail quando este processo for concluído.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados