Início » Computador » Rumor do dia: menu Iniciar pode voltar na próxima versão do Windows

Rumor do dia: menu Iniciar pode voltar na próxima versão do Windows

Por
6 anos atrás

Paul Thurrott, jornalista que costuma ter fontes confiáveis quando o assunto é Microsoftdivulgou hoje uma das possíveis novidades da próxima versão do Windows: o velho menu Iniciar, que estava presente desde o Windows 95 e foi removido no Windows 8, pode voltar em breve. Especula-se que o retorno acontecerá no Threshold, nome interno da atualização do Windows que deve chegar em 2015.

windows-8-1-preview-tela-inicial

Agora estamos falando do menu Iniciar de verdade, não do simples botão Iniciar, que deu as caras no Windows 8.1 e apenas leva o usuário para a tela inicial com interface moderna. Com base nas informações de suas fontes, Paul Thurrott acredita que o menu Iniciar estará disponível apenas nas versões do Windows que suportem aplicativos na área de trabalho clássica.

Esta não seria a única novidade da próxima versão do Windows: os aplicativos Metro, que hoje são exibidos em tela cheia ou em uma área separada da tela, rodariam diretamente na área de trabalho, como janelas de aplicativos comuns. Seria algo parecido com o que o ModernMix, da Stardock, faz atualmente, só que integrado ao sistema.

Além das mudanças na interface, a Microsoft estaria planejando mudar o esquema de edições do Windows. Mary Jo Foley, outra jornalista especializada em Microsoft, afirma que a empresa está querendo lançar três edições: a primeira otimizada para aplicativos modernos, voltada para tablets ARM e Windows Phone; a segunda compatível com softwares da área de trabalho clássica; e a terceira para empresas, que seria atualizada com menos frequência.

Se os rumores estiverem certos, a Microsoft liberará o Threshold, próxima onda de atualizações do Windows, até junho de 2015.

A pergunta que eu gostaria de deixar para a discussão nos comentários é: a essa altura do campeonato, alguém aqui ainda sente falta do menu Iniciar?