Paul Thurrott, jornalista que costuma ter fontes confiáveis quando o assunto é Microsoftdivulgou hoje uma das possíveis novidades da próxima versão do Windows: o velho menu Iniciar, que estava presente desde o Windows 95 e foi removido no Windows 8, pode voltar em breve. Especula-se que o retorno acontecerá no Threshold, nome interno da atualização do Windows que deve chegar em 2015.

windows-8-1-preview-tela-inicial

Agora estamos falando do menu Iniciar de verdade, não do simples botão Iniciar, que deu as caras no Windows 8.1 e apenas leva o usuário para a tela inicial com interface moderna. Com base nas informações de suas fontes, Paul Thurrott acredita que o menu Iniciar estará disponível apenas nas versões do Windows que suportem aplicativos na área de trabalho clássica.

Esta não seria a única novidade da próxima versão do Windows: os aplicativos Metro, que hoje são exibidos em tela cheia ou em uma área separada da tela, rodariam diretamente na área de trabalho, como janelas de aplicativos comuns. Seria algo parecido com o que o ModernMix, da Stardock, faz atualmente, só que integrado ao sistema.

Além das mudanças na interface, a Microsoft estaria planejando mudar o esquema de edições do Windows. Mary Jo Foley, outra jornalista especializada em Microsoft, afirma que a empresa está querendo lançar três edições: a primeira otimizada para aplicativos modernos, voltada para tablets ARM e Windows Phone; a segunda compatível com softwares da área de trabalho clássica; e a terceira para empresas, que seria atualizada com menos frequência.

Se os rumores estiverem certos, a Microsoft liberará o Threshold, próxima onda de atualizações do Windows, até junho de 2015.

A pergunta que eu gostaria de deixar para a discussão nos comentários é: a essa altura do campeonato, alguém aqui ainda sente falta do menu Iniciar?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Soares
Eu voltei para o sete, mesmo nas maquinas novas que vieram com o w8.1 intaladas.
Elton V. Silva
Acho a ideia da Canonical sensacional. Era algo que eu havia pensado e me perguntado porque ninguém tinha feito isso antes. Pouco depois, a Canonical o fez. A ideia de ter um smartphone que vira um PC quando conectado a uma tela maior era tudo o que eu queria! Sendo um "phablet" (odeio esse termo) então, maravilha! Ia ser um dispositivo para substituir tudo. Smartphone, tablet, vídeo-game portátil ou não, computador desktop... A ideia é realmente ótima, apesar de parecer utopia. Só falta se desenvolver mais. Agora, isso que a Microsoft está fazendo, é loucura.
Michael Frank
O programa Start8 resolve o "problema" da falta do menu Iniciar no Windows 8, custa uns US$5 e você pode testar antes de comprar. No geral o Windows 8 é muito bom, mas não gostei da usabilidade, acho que só faz sentido em aparelhos com touch. Uso dois monitores e é ruim colocar o mouse no canto de uma das telas para ver aquele menu com os Charms e outras opções. Também não achei um meio de logar com a minha conta Microsoft sem o sistema colocar senha na entrada do Windows. Não me arrependo da compra, mas espero que a Microsoft melhore a usabilidade.
Renato Mendes
"alguém aqui ainda sente falta do menu Iniciar?" O mercado já respondeu a sua pergunta.
Rafael Leite
João Paulo Rochel não trocaria meu PC por um tablet nunca.
Andrew Kuhn
Leandro Soares Estranho, o meu troca sozinho...
Edson Miranda
Nego reclama de barriga cheia e sem motivo.
Gabriel Ayres
Gente que acha windows 8 confuso de usar simplesmente não viu na tela iniciar o atalho pra área de trabalho.
TatoGomes
Na minha modesta opinião, a Microsoft acerta. E nem estou falando do menu Iniciar. Esse não faz tanta falta. O que realmente se faz necessário é que os aplicativos metro funcionem em JANELAS (Windows, lembra?). É muito ruim ter toda a tela tomada por um aplicativo de e-mail, rede social ou até uma simples calculadora. O multitarefa é muito prejudicado. A estratégia de permitir que alguns aplicativos ocupem metade ou um terço da tela não funcionou de maneira eficiente, pelo menos pra mim. Acho os aplicativos metro muito bonitos. Eles realmente deveriam servir de guideline daqui pra frente nos programas para Windows. Mas, como diz o nome do SO, eles devem funcionar em JANELAS. Aliás, muito obrigado Stardock pelo Start8 e, principalmente (e põe principalmente nisso), pelo ModernMix. As melhores 10 obamas que gastei na vida. ;-P
Odicesar Santi
João Paulo Rochel Essa é a idéia da MS e seria ótimo, se funcionasse. Mas no estado que está hoje tem muito que melhorar.
Thiago Carvalho Petrolini
Renato Santos Faz certo. OS X é infinitamente melhor.
Agronopolos Macho Alpha
Em parte sim e não Antigamente quando não tinha e soube que o sistema do botão iniciar não existia (no Windows 8 original) eu achei um absurdo !!!! Hj depois de 1 semana de uso e já com 8.1 eu mal uso o botão iniciar! consigo achar os programas na interface "metro" facilmente. Mas acho interessante se os programas que só rodam na interface metro rodar na área de trabalho original
Tales Cembraneli Dantas
O meu já voltou... tem um aplicativo que traz de volta... juro que não entendi direito aquele outro ambiente do w8 ande vc abre uma musica ou um arquivo pdf e vai pra ele, pra mim nao faz nenhum sentido
Leandro Soares
Comprei o Windows 8 e uso o Windows 7 alternativo... Coisa simples que não é possível fazer no Windows 8. Tenho a TV Ligada no HDMI da placa de vídeo. Quando vou passar um filme na TV tenho que alterar a saída de áudio para HDMI, quando vou trabalhar, tenho que voltar para o áudio para o monitor... No windows 7 tem zilhões de aplicativos para alternar a saída de áudio rapidamente... No Windows 8??? Esquece... Nenhum funciona... Dá um trabalhão... E altero com muita frequência!
Michael F Assis
Não faz falta nenhuma, e digo mais ainda, quem sente falta do menu iniciar é porque não tentou usar a interface moderna do windows 8 nem por um minuto, porque se tivesse tentado teria se apaixonado, sem contar que os aplicativos da interface moderna são normalmente mais rápidos, simples e muito funcionais que os de desktop. Gente ninguém precisa de menu iniciar quando se aperta o botão iniciar no teclado e digita o que se quer! Tudo aparece instantaneamente, muito mais intuitivo.
Exibir mais comentários