Início » Jogos » VGX 2013: GTA V é o Jogo do Ano e vários games são prometidos para 2014

VGX 2013: GTA V é o Jogo do Ano e vários games são prometidos para 2014

Por
6 anos atrás

Vocês se lembram do VGA? Pois bem o Video Games Awards, premiação que elege os melhores jogos a cada ano, meio que digievoluiu e, em 2013, virou o VGX, cuja edição deste ano aconteceu no último sábado, 7 de dezembro.

O tal do VGX buscou dar uma nova identidade para o já tradicional evento, o que não funcionou muito bem. Deixando de lado as falhas e bizarrices da transmissão, o que realmente importou foram os jogos vencedores das 22 categorias da premiação, que elegeu GTA V como jogo do ano – apesar de The Last Of Us ter recebido mais prêmios.

Os highlights da noite foram, principalmente, as medalhas de ouro nas categorias Indie, com Gone Home, Ação, com Assassin’s Creed IV: Black Flag e FPS, com Bioshock Infinite. A Naughty Dog, de The Last of Us, levou o título de produtora do ano.

E caso você queira conferir a lista completa:

Categoria Vencedor
Jogo do ano Grand Theft Auto V
Ação Assassin’s Creed IV: Black Flag
Tiro Bioshock Infinite
RPG Ninokuni: Wrath of the White Witch
Esporte NBA 2K14
Independente Gone Home
Corrida Forza Motorsport 5
Luta Injustice: Gods Amongs Us
Casual Animal Crossing: New Leaf
Xbox 360 Brothers: A Tale of Two Sons
PlayStation 3 The Last of Us
Nintendo Wii U Super Mario 3D World
PC Gone Home
Portáteis The Legend of Zelda: A Link Between Worlds
DLC Far Cry 3: Blood Dragon
Trilha Sonora Grand Theft Auto V
Canção Bioshock Infinite (“Will the Circle be Unbroken”)
Dublador The Last of Us (Troy Baker – Joel)
Dubladora The Last of Us (Ashley Johnson – Ellie)
Estúdio do ano Naughty Dog (The Last of Us)

Mas, se a premiação deixou a desejar, as surpresas reveladas durante ela arrancaram lágrimas dos espectadores. Em determinado momento, a Telltale Games subiu ao palco para revelar algumas de suas promessas para o próximo ano. A produtora, famosa pelo sensacional adventure de The Walking Dead, lançou este ano a adaptação dos quadrinhos The Wolf Among Us e está prestes a liberar a segunda temporada de seu maior sucesso, ainda em 2013.

Não bastasse o trabalho que anda tendo, o estúdio demonstrou que a força vinda de todos os prêmios que The Walking Dead ganhou em 2012 foi suficiente para gerar uma onda de auto-confiança e ideias muito boas. Confirmando os rumores (que já tínhamos apontado esperançosamente aqui), a produtora anunciou o jogo de Game of Thrones, baseado na série da HBO, que conta com elementos dos livros de George R. R. Martin.

O título recebeu um pequeno teaser, que não revela absolutamente nada, só confirma as especulações. Entretanto, sabemos que a obra se tratará de uma série episódica, baseada nas decisões morais do jogador, conforme acontece em The Walking Dead.

Caso você já tenha lido ou assistido a Game of Thrones, deve saber o tanto de personagens e aprofundadas tramas paralelas (que, contrariando as leis da geometria, acabam se cruzando em algum ponto) que a história tem. A partir disso, e conhecendo o trabalho da Telltale, eu só consigo considerar dois caminhos: ou essa adaptação será absurdamente sensacional, ou será mais um dos jogos costumeiros baseados na franquia (são todos bastante dispensáveis). E essa segunda opção, nós sabemos, desapontaria toda uma legião de fãs, tanto da série, quanto do estúdio.

Como se não bastasse o grande anúncio, o estúdio se mostrou faminto por trabalhos e ideias interessantes e acabou anunciando também um adventure baseado no universo de Borderlands.

É, pois é, não é algo que se compreenda de imediato. Tales from the Borderlands também segue a linha de adventure episódico, que está virando marca registrada da Telltale. O jogo se passará no universo de Pandora, tal e qual o título da Gearbox, e sua data de lançamento não foi revelada.

Concordemos que a Telltale Games foi realmente a grande estrela da noite, mas nem só de adventures questionadores sobreviveu a noite do evento.

A Square Enix também deu as caras por lá e confirmou os boatos sobre uma nova versão de Tomb Raider, voltado exclusivamente para o PlayStation 4 e o Xbox One. Tomb Raider: Definitive Edition será mais ou menos a mesma coisa que já vimos neste ano, mas incluirá todos os DLCs já lançados para o último título da série e terá uma ligeira mudança nos gráficos; inclusive, a Lara parece mais feminina e delicada do que nunca no novo trailer. Seu cabelo está até mais esvoaçante.

Além da redefinição visual, a edição definitiva também trará uma HQ digital com a história do jogo, um art book e novas roupas para Lara.  O jogo deve ser lançado no início do ano que vem, ao preço de US$ 59,90.

E, por fim, um último game que foi anunciado e conseguiu chamar bastante atenção é No Man’s Sky, um jogo da aventura em homenagem aos grandes títulos de ficção científica de antigamente (você provavelmente vai se lembrar de Star Trek vendo o trailer). Nele, será possível explorar planetas desconhecidos e se enfiar em tiroteios no espaço. Segundo os criadores, cada criatura e planeta será particular para um jogador.

No Man’s Sky está sendo produzido pela Hello Games (de Joe Danger) por uma equipe de quatro (!) pessoas e não tem data de lançamento prevista ainda, mas já acreditamos que ele deve levar algum prêmio na VGX do ano que vem.