Uma falha de segurança no Banco do Brasil permitiu, na noite desta segunda-feira (9), que os clientes do banco, ao acessarem suas contas através dos aplicativos para smartphones, acidentalmente visualizassem dados de outros clientes. As informações expostas incluíam dados sensíveis, como o extrato da conta, que mostra o saldo e as transações efetuadas.

Falha nos apps para iOS e Android (Fotos: @robertofelix e @CelsoJr)
Falha nos apps para iOS e Android (Fotos: @robertofelix e @CelsoJr)

No Twitter, centenas de pessoas relataram que estavam conseguindo acessar dados de outro cliente através dos aplicativos para Android e iOS. Em vez de serem direcionados a sua conta após preencherem agência, conta e senha, o aplicativo exibia informações de um cliente aleatório. Ao perceberem a falha, muitos saíam e tentavam entrar de novo, mas passavam a ter acesso a informações de outro cliente.

App do @BancodoBrasil tá bugado no iPhone! Acessei minha conta e apareceu a foto e a conta de outra pessoa! pic.twitter.com/WbCS7PQQWB

— Roberto Félix (@robertofelix) 9 dezembro 2013

@BancodoBrasil Acessei minha conta na app p/ iPhone e entrou na conta de outra pessoa. Tentei em outro aparelho e aconteceu o mesmo.

— Maríllia Gomes (@Marillia_Gomes) 9 dezembro 2013

Falha de segurança no aplicativo do @BancodoBrasil com a minha senha entrei em outras contas, vi saldo, transações de outras pessoas! Medo

— Camila F (@nicecahh) 9 dezembro 2013

Entrei outras vezes no aplicativo do @BancodoBrasil e só aparecem contas de terceiros!Absurdo!

— George de Castro (@GeorgeCastroM) 9 dezembro 2013

App do #BancodoBrasil ta maluco, já acessou 7 contas sem ser a minha, deu acesso a extratos completos e dados pessoais. Que bacana BB!!

— Priscila Müller (@PriscilaMuller) 9 dezembro 2013

FALHA GRAVÍSSIMA! O app do Banco do Brasil está mostrando contas de pessoas aleatórias quando eu logo com a minha! pic.twitter.com/RJ5YeliG5h

— Celso Junior (@CelsoJr) 9 dezembro 2013

@BancodoBrasil boa noite! app p/ android está mostrando extrato de outras contas, mesmo logando c minha ag/conta/senha! O que é isto!?

— Paulera (Paulo Jr) (@paulorsjunior) 9 dezembro 2013

O aplicativo do @BancodoBrasil p celular enlouqueceu! Ao tentar acessar minha conta entrei na conta de outra pessoa, acesso ao extrato e td

— Adriano Brandão (@DinduBrandao) 9 dezembro 2013

Por volta das 21h, não era mais possível acessar contas nos aplicativos para Android e iOS do Banco do Brasil. Ao tocar no ícone “Acesse sua conta”, o aplicativo passou a exibir a mensagem “Ocorreu um erro na comunicação com os servidores”.

banco-do-brasil-app

Entramos em contato com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil e recebemos o seguinte posicionamento:

O Banco do Brasil informa que, na noite de ontem, foram identificadas falhas nos aplicativos BB para mobile (iPhone e Android). O problema afetou usuários que estavam online no período de 19h52 até por volta das 20h40, quando os acessos à solução foram interrompidos. O aplicativo voltou a ficar disponível, com estabilidade, a partir das 23h45.

O problema surgiu nos processos periódicos de atualização de versões dos aplicativos. Houve, sobretudo, intermitência e inconsistência de dados cadastrais.

Os sistemas de segurança do Banco permaneceram ativos, e não houve comprometimento de dados ou risco no caso de transações bancárias.

Atualizado no dia 10/12, às 13h59.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados