Início » Comportamento » Tirar fotos de tudo pode acabar com a sua memória do evento (e da viagem, da festa...)

Tirar fotos de tudo pode acabar com a sua memória do evento (e da viagem, da festa...)

Avatar Por

Tirar fotos de tudo durante uma viagem para lembrar de cada detalhezinho, ainda mais com milhares de cliques disponíveis nas câmeras e smartphones atuais, pode não ser uma ideia muito boa, apesar de tentadora. Aliás, pode surtir o efeito contrário, segundo uma pesquisa feita em uma universidade americana.

A doutora Linda Henkel, da Universidade de Fairfield, em Connecticut, realizou um experimento em um museu para ver como as pessoas se relacionavam com as memórias que registravam. Foi pedido ao grupo de voluntários que tirasse fotos dos objetos da exposição ou tentasse se lembrar deles.

No dia seguinte, foi pedido que eles falassem dos objetos vistos. O resultado foi que a maioria das pessoas conseguia dar menos detalhes dos objetos fotografados que dos que foram apenas observados.

Lembrar dos turistas fazendo a mesma pose vale mais a pena que tirar uma foto igual à de todo mundo?

Lembrar dos turistas fazendo a mesma pose vale mais a pena que tirar uma foto igual à de todo mundo?

"Quando as pessoas confiam na tecnologia para lembrar das coisas para eles - confiando na câmera para gravar o evento e não precisar estar nele completamente - pode ter um impacto negativo em quão bem elas se lembram das experiências", explica Henkel. O nome dado à descoberta é "photo-taking impairment effect", algo como "efeito de perda ao tirar fotos". É a justificativa apresentada por alguns músicos, como Beyoncé, Prince e Björk, para pedir que fotos não sejam tiradas em seus shows.

A equipe de Henkel identificou, ainda, um outro "fenômeno": quando um detalhe é fotografado, a mente se lembra do objeto inteiro, e não apenas do que foi enquadrado.

Os próximos passos da pesquisa são analisar elementos: descobrir se fotografar-se no lugar altera a memória da situação e se ativamente escolher o que fotografar pode fazer com que se preste mais atenção - na pesquisa feita, foi direcionado aos participantes o que poderia ser fotografado, resultando num ambiente controlado, que nem sempre corresponde à vida real.

Com informações: Telegraph

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Diniz
Bom senso, só isso! Pra que tirar 357 fotos idênticas (roupas, pessoas, cenário) e postar na internet? Vai fazer um curta-metragem em stop motion?
portela.thiago
Bem, tenho q tomar cuidado com isso, gosto muito de fotografar....
portela.thiago
Ri muito!!!! hahahahahahahahahahah
Henrique Leme Orsi
Ué...mas se você tem a foto (ou vídeo), é só vê-la (ou assisti-lo) pra lembrar de tudo! :)
Leandro Corso
O Marcelo D2 disse a mesma coisa. Ou seria o Emicida? Não lembro bem quem disse. Mas o que foi dito é que antigamente todos iam ao show para curtir, agora só estão preocupados em obter o registro. Assisti isso na TV já fazem alguns anos, quando as câmeras dos celulares ainda nem eram tão boas quanto são hoje.
Josiel Hen
No meu caso, se eu fizer alguma anotação, eu acabo lembrando do conteúdo da anotação justamente porque fiz uma anotação, não sendo necessário vê-la ou esperar que ela faça o que deve fazer, me lembrar.
Laura Freitas Duarte
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mapuche Vieira
Ainda acho que o remove as memórias das festas e lugares é a quantidade absurda de álcool que bebo... rs
Leonardo Domingues
Essa regra vale pra muita coisa aquele "vou anotar pra lembrar depois" na maioria das vezes é falho, você acaba fazendo alguma anotação generica e depois não lembra de metade da informação.
Vagner Alexandre Abreu
Acho que uma vez eu tinha escutado do Pedro Burgos justamente algo assim: era melhor manter em mente as vivências e aproveitar o momento do que ficar fotografando sem curtir.

Fotos já tem até demais na internet, de (quase) todos os lugares, de (quase) todas as coisas. Precisamos mais é vivenciar cada momento. O registro fica no coração.

Claro, uma máquina fotográfica tirando uma foto no momento certo ajuda a lembrar de um ou outro fato. O problema que imagino da pesquisa é o fato da pessoa ficar "click! click! click!" e deixar que a câmera registre o que tua mente precisaria registrar.
Mike Metralha
Então a culpa é da tecnologia... E não da cerveja... Entendi. =P
Tiago Gabriel
Deve ser por isso que me lembro bem da minha ultima viagem, eu estava sem câmera.
Diogo Ramos Gutierre
Infelizmente esta regra vale para outras coisas.
Antigamente eu tinha todos os telefones decorados, hoje a gente não decora quase nenhum.
Pedro Moisés
Me lembrei disso aqui http://theshovel.com.au/2013/12/09/man-forced-to-watch-concert-through-his-own-eyes/