Como saber se um carro é roubado pela placa [App Sinesp Cidadão]

Saiba como verificar se um carro é roubado pela placa; a consulta pode ser feita rapidamente para ter mais informações do veículo

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 5 meses
Placa Mercosul (Foto: Henrique Nunes/Wikimedia)
Placa Mercosul (Imagem: Henrique Nunes/Wikimedia)

O Sinesp Cidadão, aplicativo criado pelo Ministério da Justiça, permite que qualquer pessoa consulte a situação de um carro. Utilizando o app, você consegue inserir a placa de um determinado veículo para saber se ele foi roubado, furtado ou até mesmo clonado. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso em poucos minutos.

Tempo necessário: 2 minutos

O Sinesp Cidadão, disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS), pode ser uma “mão na roda” na hora de adquirir um carro de terceiros. Com ele, é possível verificar até mesmo no local da compra, de maneira discreta, se existe alguma irregularidade. Vale ressaltar que, para consultar a placa de um veículo, você precisa fazer login com uma conta Gov.br.

Dito isso, siga as instruções abaixo para saber identificar se um carro é roubado pela placa:

  1. Entre na seção de consultas:

    Abra o aplicativo e toque em “Veículos” — a ferramenta vai solicitar login com a conta Gov.br;

  2. Conceda a permissão:

    Após o login, toque em “Permitir Localização” para continuar — isso é necessário para ter acesso a algumas áreas do app;

  3. Verifique a placa do carro:

    Toque novamente em “Veículos”, digite a placa desejada e depois toque em “Buscar Veículo” — o aplicativo também permite marcar a opção “Placa Mercosul”;

  4. Veja as informações:

    Se o carro estiver limpo, ou seja, sem nenhuma irregularidade, a ferramenta vai exibir a mensagem “Sem registro ou alerta de roubo/furto”. Mas se algum problema for detectado, a mensagem “Veículo roubado” será mostrada, bem como uma recomendação de evitar qualquer abordagem por conta própria e ligar para a polícia através do 190.

Posso consultar a situação de qualquer carro?

Sim, pois o aplicativo disponibiliza dados unificados sobre a segurança de todos os municípios e estados do Brasil.

Pronto, agora você já sabe como identificar um carro roubado pela placa usando o Sinesp Cidadão. É importante mencionar que, além de consulta de placas, o app também entrega outras funções, como a possibilidade de verificar mandados em aberto e ver uma lista de pessoas desaparecidas ou procuradas pela justiça.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Sinesp Cidadão na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados