Início » Jogos » A incrível história de como Minecraft quase levou seu criador a trabalhar na Valve

A incrível história de como Minecraft quase levou seu criador a trabalhar na Valve

Avatar Por

Se você viveu no planeta Terra nos últimos dois anos, já deve jogado, ou pelo menos ouvido falar, de Minecraft. O jogo de blocos dinâmicos criado por Markus “Notch” Persson virou uma verdadeira febre entre crianças e adolescentes, dada às possibilidades infinitas de criar coisas dentro do universo do jogo.

Pois bem, imagine você que, por um triz, toda a genialidade do designer quase se cruzou com a, tão genial quanto, Valve. O bater de asas da borboleta, que quase ocasionou em uma explosão (imagine esse encontro, cara), é relatado no livro Minecraft: The Unlikely Tale of Markus “Notch” Persson and the Game that Changed Everything (ou Minecraft: o Conto Improvável de Markus “Notch” Persson e o Jogo que Mudou Tudo).

De acordo com a obra, com o estouro de Minecraft, o produtor indie recebeu uma ligação da empresa de Gabe Newell, convidando-o para um café no escritório de Washington. Notch, que voou de primeira classe às custas da desenvolvedora, acabou permanecendo em territórios Valveanos mais do que o previsto, já que a visita, por fim, se tornou uma entrevista de emprego.

Com a iminência de uma resposta se fazendo necessária, Notch tinha seus planos de começar seu próprio estúdio, mas queria manter um pé pra dentro da porta; afinal a pessoa precisa estar muito fora de si para não considerar uma proposta de emprego em uma das maiores potências dos jogos da atualidade.

Notch, o criador do Minecraft

Notch, o criador do Minecraft

No entanto, a Valve não havia chegado até a Mojang, empresa de Notch, gratuitamente. A popularidade de Notch estava em alta devido às vendas absurdas de Minecraft. Segundo o relato, o indie chegou a receber uma notificação de bloqueio de conta no Paypal, já que os valores estratosféricos que circulavam por lá só poderiam indicar algum tipo de atividade criminosa. E assim, de “programador de fundo de quintal”, Notch se tornou uma das pessoas mais influentes no mundo dos jogos.

Mas ele não estava sozinho. Jakob “JahKob” Porsér, co-fundador da Mojang, se mostrava preocupado com a possível saída de Markus da empresa. Com a promessa de que voltaria para a Mojang em 24 horas, Notch meteu as caras. E os detalhes do livro são bastante curiosos:

“Markus lembra-se de sua visita ao QG da Valve como ‘um monte de impressões’. Antes de ser admitido para dentro do escritório, ele teve de assinar um termo de confidencialidade, prometendo não contar a ninguém sobre as produções quase terminadas que ele poderia ver lá dentro. Markus realmente apertou as mãos de Gabe Newell. O chefe da Valve estava bastante ocupado, Markus se lembra, mas o fato de que ele parecia conhecer tanto Notch, quanto Minecraft, foi uma grande honra.”

Antes de sacar que estava sendo testado, Notch contou para o representante de recursos humanos da Valve quais eram seus planos futuros para sua criação. Até mesmo um programa de exercícios havia sido preparado para a tal entrevista. Aparentemente, mesmo com a sinceridade um pouco prejudicial do produtor, a Valve almejava tê-lo em sua equipe. “Você é um programador nato, mas não está acostumado a trabalhar em grupo. Nós podemos ajudá-lo com isso”. “Nós gostaríamos de trabalhar com você, você está interessado em trabalhar para nós?”.

Bom, daí em diante, é possível imaginar o rumo que as coisas tomaram. Em uma das decisões mais difíceis de sua vida (conforme descrito pelo próprio), Notch respondeu, polida e firmemente: “não”.

“De alguma forma, eu senti que Minecraft seria, talvez, minha chance de criar uma Valve, mais do que trabalhar na Valve”. E assim, Markus e sua equipe jogaram tudo para o alto e passaram a se dedicar integralmente a um dos maiores jogos já lançados no mundo. E todos viveram felizes para sempre.

Com informações: Allthingsd

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

shariê
não confunda o jogo com a fanbase
Diegomacielb84 Barbosa
Eu não vou me vingar dos jogadores vou só me vingar do Herobrine eu sei que ele já foi removido Então vou parar de me vingar???
Diegomacielb84 Barbosa
Not eu sei que você criou o Herobrine e eu vou me vingar de tudo que ele fez comigo Estranho minha cidade destruiu tudo que eu fiz no Minecraft ele fazer isso com jogadores o desbloquear todos os jogadores e vou me vingar???
Adriel Árlei
bom para vc!!!!
Thiago
Tem pessoas que amam trabalhar para outros, outros são empreendedores natos.
felipe gamer
o rezendeevil e mais da hora desenvouvel os mods fez series como paraiso submersos minecraft o filme minecraft mods queda para o auto entre outros
Júlio Sanderson
Aí quem é foda é o criador de Minecraft? Garoto vai tirar o xixi das fraldas antes de falar besteira! E outra você conhece a ESCOLA? Se não procure pedir a seus pais para ir para uma, afinal se você fosse um menino de rua não usaria a internet pra falar besteiras. Eu quando tinha 8 anos ia brincar nas ruas com meus colegas, jogar bola em vez de ta na frente do computador durante horas.
Zombie
Mal sabe escrever e já fala palavrão...
MeninoDP
cara minecraft é otimo mas pra quer xingar ele gosto eh gosto cada um tem o seu se ele n gosta problema dele n seu
fic
:•
pedro249
seu desorganizado do caralho revise o texto antes de enviar
luan_gamer
sou um menino de 8 anos parabems imventor do minecraft voce e foda pra caramba
Johann Victor Oliveira Duarte
Me lembra o G-Man dizendo que tem trabalho pro Gordon Freeman
Paulo Estraich
O cara fez isso por que ele está ganhando muito mais dinheiro com esse joguinho (que para mim é péssimo) do que se fosse trabalhar para a poderosa Valve, mas mesmo assim, é uma oferta super tentadora.
Eduardo Pimentel Ruocco
como assim o cara recusou a valve? trabalhar na valve é meu sonho.
Exibir mais comentários