Nossa extensão alerta sobre ofertas falsas
e aplica cupons de desconto

Início » Web » Netflix: assistir a séries em maratonas é mais comum do que se pensa

Netflix: assistir a séries em maratonas é mais comum do que se pensa

Por
3 anos atrás
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

Você já assistiu a uma temporada inteira de um seriado em um único final de semana ou, ao menos, viu vários episódios em sequência numa madrugada qualquer? Pois saiba que esta prática não só é mais comum do que a gente pensa como também vem crescendo com o surgimento de serviços de streaming. É o que aponta uma pesquisa encomendada pela Netflix.

Nos Estados Unidos, o fenômeno tem até nome: binge watching. De acordo com a Harris Interactive, empresa responsável pelo levantamento, esta prática começou com a venda de séries em DVDs, mas virou um aspecto quase cultural depois que as pessoas perceberam o poder de escolha e independência dos canais de TV que têm com o streaming.

As estatísticas de acesso da própria Netflix já mostram a predileção por assistir episódios em sequência. Mas a empresa estava interessada em saber se este comportamento gera, por exemplo, algum sentimento posterior de culpa (a título de curiosidade: o nome binge watching deve ter relação com um distúrbio alimentar conhecido por aqui como compulsão).

Netflix brasileiro no PlayStation 3 (foto: Rafael Silva / Tecnoblog)

A constatação da pesquisa indica justamente o contrário: ela foi feita com pouco mais de 3 mil adultos norte-americanos, sendo que quase 1.500 se identificaram como adeptos do binge watching; 73% destes disseram se sentir bem com as maratonas, tanto que 61% deles reconheceram que o fazem regularmente.

Para Grant McCracken, antropólogo contratado pela Netflix para avaliar a pesquisa (para você ver como o assunto todo foi levado a sério), há uma boa razão para isso: se concentrar em um seriado por algum tempo é uma maneira eficiente de distração. De fato, 76% dos entrevistados disseram que os seriados os ajudam a se desligar um pouco dos problemas do cotidiano.

Também é de 73% a quantidade de expectadores que já consideram como binge watching o hábito de assistir de dois a seis episódios em sequência, ou seja, não é preciso “matar” uma temporada toda de uma vez só para fazer parte do grupo.

O interessante é que, ao contrário do que possa parecer, o binge watching não é sinônimo de “forever alone”: 51% dos entrevistados preferem fazer maratonas com pelo menos mais uma pessoa e 39% deixam para assistir os episódios somente quando a outra companhia estiver disponível.

Com informações: CNN

Mais sobre: ,
    • RamonGonz

      esse negocio de esperar o proximo episodio nao é pra mim nao. Ter tudo disponivel e assistir em sequencia é muito melhor. Estou assistindo varias series que nao tinha visto.

    • Almy Fróes

      Assisti a primeira temporada de game of thrones em sequencia, numa chapoletada só

    • Tem algumas séries que eu só assisto com a noiva, tipo Agents of SHIELD, matamos 17 episódios de uma temporada num dia só.