Início » Aplicativos e Software » A Opera está fazendo um app para reduzir o consumo de dados do seu Android

A Opera está fazendo um app para reduzir o consumo de dados do seu Android

Emerson Alecrim Por

Com a experiência de quem conhece bem os pormenores do acesso à internet, a Opera Software decidiu sair um pouco do ramo de navegadores: a empresa está desenvolvendo o Opera Max, uma ferramenta para Android 4.0 ou superior que promete comprimir os dados de diversos aplicativos para otimizar o tráfego nas conexões móveis.

Mais do que tornar o acesso à internet mais rápido, a ideia visa diminuir o consumo de dados, uma vez que muitos usuários, especialmente em países menos desenvolvidos, possuem planos móveis com franquias bastante limitadas.

Para tanto, o Opera Max se propõe a comprimir imagens, vídeos e páginas web, não importando quais aplicativos estão requisitando estes dados, pelo menos na maioria das vezes.

Opera Max

O truque está em fazer com que o Opera Max utilize uma VPN (Virtual Private Network) para enviar as requisições de dados a servidores da Opera para que estes entreguem o conteúdo de maneira comprimida, mas sem comprometer a sua qualidade. Sim, é uma solução controversa: teoricamente, a Opera Software terá acesso a todos os dados tratados pelo Opera Max.

Ciente de que muitos usuários não irão gostar disso, a empresa tratou de assegurar logo que todas estas informações são comprimidas de maneira anônima, não ficam armazenadas em seus servidores e que somente a quantidade de dados é monitorada.

E tem mais: a ferramenta, de acordo a companhia, não é capaz de comprimir dados cifrados. Isso significa que informações de determinados aplicativos do Google, por exemplo, não passarão pelos servidores da Opera. Vê-se, portanto, que quem utiliza apps nestas condições na maior do tempo não encontrará muito utilidade no Opera Max.

Seja lá como for, o aplicativo já está em fase beta, embora só possa ser testado por usuários norte-americanos que integrarem este grupo no Google+. O plano da Opera Software é disponibilizá-lo gratuitamente, com uma opção paga para quem não quiser se deparar com publicidade sendo também cogitada.

Com informações: Android Police

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zenatuz
Hei, poderiam atualizar o post ou fazer um novo, pois o beta agora é público para todo o mundo. Estou usando a alguns dias e muito contente com o resultado. :]
Wellington Gabriel de Borba
Deveria lançar um app para Windows Phone.
Carlos Alex
Dentre outras coisas...
Carlos Alex
William Lima Crisostomo Olha só, então só mudaram de nome (antes era Opera Turbo). Valeu pela dica, tem horas que a net aqui no serviço fica meio carroça e isso ajuda demais.
EFG
E tem, é chamado Chromium 30. :D
EFG
(retirada da versão 15 em diante não sei porque).

Da versão 15 em diante, o Opera não é mais Opera, é Chrome com pouquissimas mudanças e muitos novos bugs...
Josiel Hen
Tomara que, como dito, o resultado desse dados comprimidos tenham mesmo boa qualidade, o navegador entrega imagens horrendas.
William Lima Crisostomo
Carlos Alex o recurso ainda está disponivel é só ativar o modo off-road, pelo menos eu acho que é isso
Lucas Meneses
Seria bom ter um Opera 18 para Linux também...
David Marquardt
Instalei aqui, testando, vamos ver no que dá.
Leonardo Domingues
Já faz um bom tempo que se fala sobre esse App, mas até hoje nada de sair.,
Marcus Pessoa
É uma ótima ideia. A Opera, que eu saiba, foi que inventou esse recurso para os navegadores (e depois todo mundo copiou).
Carlos Alex
Verdade, e este recurso já é bem antigo, inclusive na versão desktop (retirada da versão 15 em diante não sei porque).

Interessante da parte deles fornecer este recurso que poderá favorecer inclusive a concorrencia. Eu uso Opera a alguns anos (desde as primerias versões) e sempre gosto do que eles fazem. Eu apoio e confio no que dizem, já fiz até um sniff de rede na versão desktop e de fato dados seguros não passaram pelo servidor deles.

No aguardo.
Heitor Boa Morte
O Opera Mobile já possui um recurso com essa promessa e pelo menos parece funcionar bem, se lançarem esse app que servirá pra todos os outros apps será um sucesso.