Início » Aplicativos e Software » A Opera está fazendo um app para reduzir o consumo de dados do seu Android

A Opera está fazendo um app para reduzir o consumo de dados do seu Android

Por
6 anos atrás

Com a experiência de quem conhece bem os pormenores do acesso à internet, a Opera Software decidiu sair um pouco do ramo de navegadores: a empresa está desenvolvendo o Opera Max, uma ferramenta para Android 4.0 ou superior que promete comprimir os dados de diversos aplicativos para otimizar o tráfego nas conexões móveis.

Mais do que tornar o acesso à internet mais rápido, a ideia visa diminuir o consumo de dados, uma vez que muitos usuários, especialmente em países menos desenvolvidos, possuem planos móveis com franquias bastante limitadas.

Para tanto, o Opera Max se propõe a comprimir imagens, vídeos e páginas web, não importando quais aplicativos estão requisitando estes dados, pelo menos na maioria das vezes.

Opera Max

O truque está em fazer com que o Opera Max utilize uma VPN (Virtual Private Network) para enviar as requisições de dados a servidores da Opera para que estes entreguem o conteúdo de maneira comprimida, mas sem comprometer a sua qualidade. Sim, é uma solução controversa: teoricamente, a Opera Software terá acesso a todos os dados tratados pelo Opera Max.

Ciente de que muitos usuários não irão gostar disso, a empresa tratou de assegurar logo que todas estas informações são comprimidas de maneira anônima, não ficam armazenadas em seus servidores e que somente a quantidade de dados é monitorada.

E tem mais: a ferramenta, de acordo a companhia, não é capaz de comprimir dados cifrados. Isso significa que informações de determinados aplicativos do Google, por exemplo, não passarão pelos servidores da Opera. Vê-se, portanto, que quem utiliza apps nestas condições na maior do tempo não encontrará muito utilidade no Opera Max.

Seja lá como for, o aplicativo já está em fase beta, embora só possa ser testado por usuários norte-americanos que integrarem este grupo no Google+. O plano da Opera Software é disponibilizá-lo gratuitamente, com uma opção paga para quem não quiser se deparar com publicidade sendo também cogitada.

Com informações: Android Police

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.