Como consultar o CPF para emitir o comprovante de situação cadastral

Ferramenta da Receita Federal permite consultar a situação do CPF com número do documento e data de nascimento; não é possível fazer a consulta pelo nome

Emerson Alecrim Victor Toledo
Por e
Como consultar o CPF para emitir o Comprovante de Situação Cadastral (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Como consultar o CPF para emitir o Comprovante de Situação Cadastral (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Consultar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um procedimento utilizado para verificar o status atual do documento junto à Receita Federal do Brasil.

O site do órgão permite que o cidadão emita um comprovante de situação cadastral, que fornece informações sobre regularidade ou irregularidade do CPF, indicando se ele está ativo ou suspenso, e se há pendências associadas ao documento.

A consulta é útil para comprovar a regularidade do CPF em processos de abertura de contas bancárias ou obtenção de crédito, por exemplo.

Para isso, basta acessar o site da Receita Federal pelo celular ou computador e informar seus dados pessoais.

A seguir, veja como consultar a regularidade do seu CPF e saiba mais detalhes sobre o comprovante.

1. Acesse a página de situação cadastral com CPF e nascimento

Entre na página Comprovante de Situação Cadastral no CPF, no site da Receita Federal. Informe o número do seu CPF e a sua data de nascimento nos campos correspondentes. Clique ou toque em “Sou humano” se página exibir um captcha para validar o seu acesso.

Informe o número do CPF e a data de nascimento (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O serviço foi desenvolvido para funcionar em um navegador para desktop, mas abre em browsers para tablet ou celular.

2. Clique em “Consultar” no site da Receita Federal

Clique ou toque no botão “Consultar”. Se os dados informados estiverem corretos, o comprovante de regularização do CPF será exibido pelo site da Receita Federal, podendo inclusive ser impresso.

Clique em "Consultar" para verificar a regularidade do CPF (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Vá em “Situação Cadastral” para ver a regularidade do CPF

Consulte o campo “Situação cadastral” para saber se o seu CPF está regular ou irregular. O site da Receita Federal também confirmará o número do CPF, e mostrará nome completo, data de nascimento e data de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas.

Veja o campo "Situação cadastral" para saber o status do CPF (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Para que serve o Comprovante de Situação Cadastral?

O Comprovante de Situação Cadastral informa se o CPF está ativo e se tem pendências que necessitam de regularização. Se o documento estiver irregular, o cidadão pode ter dificuldades para abrir conta em banco, obter financiamento, tirar passaporte ou participar de concurso público, por exemplo.

O que significa CPF regular ou irregular no Comprovante de Situação Cadastral?

A Receita Federal informa que o CPF está regular no Comprovante de Situação Cadastral quando o documento está ativo e não há pendências relacionadas a ele. O sistema pode mostrar os seguintes status:

  • Regular: não há pendências cadastrais ou fiscais relacionadas ao CPF;
  • Pendente de regularização: indica que o CPF está irregular devido a não entrega de alguma declaração de imposto de renda (DIRPF) nos últimos cinco anos;
  • Suspensa: o CPF está suspendo devido a informações incompletas ou inconsistentes junto à Receita Federal;
  • Cancelada: o CPF foi cancelado por decisão administrativa ou judicial;
  • Titular Falecido: o CPF deixou de existir após o registro de falecimento do cidadão nos sistemas da Receita Federal;
  • Nula: o CPF foi cancelado em razão da existência de fraude associada ao documento.

Se o seu documento estiver irregular ou suspenso, é possível regularizar o CPF pela internet.

Dívidas em bancos ou lojas deixam o CPF irregular?

Não. Dívidas não pagas em instituições financeiras ou lojas podem deixar o seu nome negativado em órgãos de proteção ao crédito, mas não afetam seu CPF na Receita Federal. Você pode consultar dívidas com o CPF no Registrato do Banco Central.

O Comprovante de Situação Cadastral do CPF tem prazo de validade?

O Comprovante de Situação Cadastral do CPF não tem prazo de validade. Contudo, o documento exibe data e horário para atestar que o status informado era verdadeiro no dia em que foi gerado.

É possível consultar o CPF sem a data de nascimento?

Não é possível fazer consulta do CPF sem a data de nascimento da pessoa. O sistema do Comprovante de Situação Cadastral exige essa informação junto do número de CPF para exibir o status do documento.

Dá para consultar o CPF pelo nome?

Não é possível consultar o CPF pelo nome na Receita Federal. Além de data de nascimento, o Comprovante de Situação Cadastral requer o número do CPF por esta ser uma informação única para cada pessoa física. Já um nome pode ser usado por mais de uma pessoa, o que tornaria a consulta de CPF por essa informação inviável.

Posso consultar o CPF de terceiros na Receita Federal?

Sim. A consulta de CPF de terceiros na Receita Federal é possível desde que você saiba a data de nascimento e o número do documento dessas pessoas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre CPF na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados