Início » Celular » Seu próximo smartphone poderá ter 4 GB de memória DDR4 da Samsung

Seu próximo smartphone poderá ter 4 GB de memória DDR4 da Samsung

Paulo Higa Por

O mundo está curtindo os últimos dias do ano, mas os engenheiros da Samsung continuam na briga por números cada vez maiores nas especificações técnicas dos celulares. A Samsung anunciou hoje que conseguiu desenvolver o primeiro chip de memória LPDDR4 com capacidade de 8 gigabits. O componente vai permitir que a próxima geração de smartphones caros tenha até 4 GB de RAM.

Os novos chips de RAM de 8 gigabits da Samsung são baseados em LPDDR4, o que na teoria significa maior desempenho e melhor eficiência energética. A Samsung afirma que eles oferecem 50% mais desempenho que os chips LPDDR3 mais rápidos do mercado, mesmo trabalhando a 1,1 volts e consumindo 40% menos energia.

samsung-mobile-ddr4

Combinando quatro chips de 8 gigabits, será possível ter um módulo de 4 GB, mais que os 3 GB atualmente encontrados no Galaxy Note 3. De acordo com a fabricante sul-coreana, o chip de alta densidade estará disponível no mercado em meados de 2014. Não é preciso pensar muito para especular que o próximo topo de linha da Samsung (Galaxy S5?) tenha tudo isso de RAM.

Mas para que serve tanta RAM em um dispositivo móvel? Além da melhoria no desempenho ao executar vários aplicativos ao mesmo tempo, a Samsung diz que vai focar em notebooks ultra-finos, tablets e smartphones de tela grande com resolução 4K. Portanto, espere por aparelhos com displays de altíssima definição chegando ao mercado no próximo ano.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Filipe
O moto x roda de boa ...
Matheus Bonela
Fausto Santos de Souza Um iPhone 4S com 512MB também não.
Fausto Santos de Souza
Meu Moto X com modestos 2GB de RAM nunca travou ou deu leg.
Marcelo Marcks
Estou com o Galaxy note 3' aparelho fantástico. Roda perfeitamente a horrível touchwiz. Até agora não tive problemas. 3gb ram (4k).. está de bom tamanho combinado com o incrível processador Snapdragon800 2.3ghz. Porém, é necessário que a tecnologia evolua. Mesmo que tudo pareça perfeito ou um dia depois tudo obsoleto.
Max Giudice
E haja dinheiro para consumir produtos com tal tecnologia...
Jhonata Amaral
Concordo
Fer Schio
"Mas para que serve tanta RAM em um dispositivo móvel? Além da melhoria no desempenho ao executar vários aplicativos ao mesmo tempo, a Samsung diz que vai focar em notebooks ultra-finos, tablets e smartphones de tela grande com resolução 4K. Portanto, espere por aparelhos com displays de altíssima definição chegando ao mercado no próximo ano." Pra que o usuário vai querer rodar diversos aplicativos sem travar e alternar suavemente entre eles e ter aplicações mais avançadas em tablets... Se pode ter uma tela que na ficha técnica, e somente nela, é a melhor?
@
Alberto Prado é exatamente isso o que eu acho. Vários componentes dos eletrônicos, como memória RAM, armazenamento e processamento devem sim evoluir, mas existem alguns pontos, como a resolução das telas, que não precisam ser melhorados.
José Pascoal Tavares
Os fanboys da Apple ficam sem argumento!!! A Apple deverá continuar comprando chips de alto desempenho como este da Samsung! Não tem jeito não! kkk!
NananRe
Legal. Imagina quando a Samsung aprender a otimizar seus aparelhos para que eles trabalhem de forma mais inteligente, assim como a Motorola como Moto X...
Artur Benchimol
A touchwizz é que trava, até a interface da LG muito modificada não trava
Alberto Prado
Olha, tem alguns reviews em sites de tecnologia que afirmam exatamente isso. Pode da uma procurada que você acha fácil por ai. Quando eu li a respeito foi no falecido forumpcs e no gizmodo.
Alberto Prado
Guilherme Macêdo da Cruz Mas espaço para armazenamento é uma coisa, telas de 5" com resolução 4K é outra bemmm diferente cara. O ser humano já não consegue distinguir diferença de qualidade em tela a cima de 326 ppp. Se conseguíssemos notar essa diferença assim como foi com entre o VHS e o DVD, ótimo, mas não é o caso.
André Barbosa
Meu nexus 4 roda lindo... Bjs recalque.
Filipe Grippa
Samsung...galaxy...launcher...decepção
Guilherme Macêdo da Cruz
Da mesma maneira que muitos antes diziam que 1GB de HD seria absurdo e que ninguém conseguiria utilizar tanto espaço em memória... Não acho que essas especificações sejam boas hoje(Muito exageradas), mas a história ta ai pra mostrar que o que é exagero hoje, pode não ser amanhã...
Gabriel Cayres
Aí vem a Apple e com 2GB RAM faz um aparelho mais rápido que esse com 4GB.
Romolo Van Halen
É verdadeiro o cálculo "retina" da Apple? Se for então resoluções com maior densidade de pixel não tem efeito prático.
Matheus Bonela
4GB de RAM? Talvez assim o Android finalmente rode sem travar.
Gustavo Maciel
Concordo. Mas algum lado tem que começar a crescer a demanda pro outro começar a suprir. Se a demanda por bateria aumentar, talvez elas evoluem também :)
Alberto Prado
"...smartphones de tela grande com resolução 4K" Desnecessário. ¬¬ Muita gente fala que é assim mesmo, que a tecnologia tem que evoluir, mas isso é tipo de coisa que não faz o menor sentido, principalmente em tempo de baterias tão arcaicas. Um celular desses vai durar quantos horas com uma carga? Seis horas? Já ta parecendo os notebooks mid-level que tem um poderio muito bom, mas mal consegue fica 4 horas longe de uma tomada.