Nossos celulares são infestados de micróbios. Provavelmente você nunca parou para pensar nisso, mas a gente acessa tantos ambientes – inclusive banheiros – com nossos dispositivos móveis em mãos que chega a ser uma constatação óbvia. Uma solução amenizadora é esta tela Gorilla Glass à prova de bactérias e afins revelada hoje na CES 2014.

A ideia já havia sido apresentada pela Corning em julho do ano passado. Na época, a companhia havia feito demonstrações da tecnologia em um laboratório do MIT, mas só agora o produto foi anunciado como finalizado.

O truque, basicamente, está na implementação de uma camada de prata iônica na superfície da tela. De acordo com a Corning, este material inibe o crescimento de algas, fungos, bolor e bactérias. Em relação a esta última “categoria”, a camada é capaz de repelir até 99,9% dos micro-organismos.

A Corning ressalta que, em comparação a outros materiais antimicrobianos, a camada de prata iônica não se desgasta rapidamente, sendo, portanto, uma proteção praticamente permanente. Além disso, a empresa assegura ter tomado cuidado para evitar que a camada afete a visualização de informações na tela ou a sensibilidade a toques.

Ao contrário das proteções contra arranhões, é difícil ao consumidor saber se a Antimicrobial Gorilla Glass, nome dado à tecnologia, funciona bem. Neste caso, a gente fica com a confiança que a Corning tem no mercado. A questão é saber se a tecnologia possui apelo suficiente para ser adotada pela indústria de dispositivos móveis, uma vez que a tela fica protegida contra micróbios, mas o restante do aparelho, não.

Mas, mesmo se a ideia não vingar em smartphones e semelhantes, há boas chances de a Corning conseguir algum retorno com a invenção. Primeiro porque, como não poderia deixar de ser, a ideia foi patenteada, criando possibilidade de receita com licenças. Segundo porque este tipo de tela pode ser bastante útil em painéis de equipamentos hospitalares, por exemplo.

Com informações: CNET News

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados