Samsung anuncia tablets Galaxy NotePRO e TabPRO com telas de até 12,2 polegadas e nova interface

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Nesta segunda-feira (6), a Samsung anunciou duas novas linhas de tablets. Chamados de Galaxy NotePRO e Galaxy TabPRO, todos os quatro modelos revelados durante a CES 2014 possuem hardware de ponta e telas de altíssima resolução, que chegam a 12,2 polegadas. Eles rodam a última versão do Android e possuem uma nova interface chamada Magazine UX, otimizada para telas grandes.

O Galaxy NotePRO possui um único modelo até agora, de 12,2 polegadas, enquanto o TabPRO estará disponível com telas de 12,2, 10,1 e 8,4 polegadas. Independentemente do tamanho da tela, todos possuem painel LCD com resolução de 2560×1600 pixels, resultando em uma densidade impressionante de até 359 pixels por polegada.

Novos tablets da Samsung: telas grandes e interface Magazine UX
Novos tablets da Samsung: telas grandes e interface Magazine UX

Os tablets ainda rodam TouchWiz, mas com uma nova cara, especialmente desenhada para as telas grandes dos dispositivos. A Magazine UX que, se me permitem dizer, lembra muito o Windows 8, tem vários blocos com informações úteis, como as últimas notificações recebidas, os emails da sua caixa de entrada, notícias importantes e atalhos para aplicativos.

E claro, eles vêm com uma série de funcionalidades da Samsung. O Multi Window, por exemplo, permite dividir a tela em até quatro janelas diferentes. A caneta S Pen, que possibilita desenhar e usar alguns recursos da linha Note (como abrir aplicativos flutuantes desenhando quadrados), está presente no Galaxy NotePRO de 12,2 polegadas.

Textura que imita couro, do Galaxy Note 3, está presente nos Galaxy TabPRO e NotePRO
Textura que imita couro, do Galaxy Note 3, está presente nos Galaxy TabPRO e NotePRO

Por dentro, os modelos são praticamente idênticos. A única diferença do Galaxy NotePRO para o Galaxy TabPRO de 12,2 polegadas, por exemplo, é a caneta S Pen, que vem apenas com o primeiro. De resto, eles vêm com processadores potentes (Exynos 5 Octa nas versões Wi-Fi ou Snapdragon 800 nas versões 4G), 16 GB ou 32 GB de armazenamento interno (com entrada para cartão de memória), 3 GB de RAM, bateria de 9.500 mAh, câmera de 8 megapixels e peso de cerca de 740 gramas.

Galaxy TabPRO de 8,4 polegadas é o único com design diferente, em modo retrato em vez de paisagem
Galaxy TabPRO de 8,4 polegadas é o único com design diferente, em modo retrato em vez de paisagem

Os modelos menores do Galaxy TabPRO, de 10,1 e 8,4 polegadas, também rodam Android 4.4 KitKat, o mesmo processador e câmeras com mesma resolução, mas trazem baterias menores (8.220 mAh e 4.800 mAh, respectivamente), menos espaço interno (opções com 16 GB ou 32 GB, apesar de também possuírem entrada para microSD) e menos RAM (2 GB).

galaxy-tabpro-borda

De acordo com a Samsung, os tablets serão vendidos em todo o mundo a partir deste primeiro trimestre. Os preços ainda não foram divulgados. Entramos em contato com a Samsung Brasil, que afirmou não ter previsão de chegada dos novos tablets ao mercado brasileiro.

Atualizado às 13h57.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados