O Yahoo está se movimentando mais uma vez pelos domínios do Google no Android. O gigante da web anunciou a compra do launcher Aviate, um software bastante interessante que se propõe a ser uma “homescreen inteligente” para todos os celulares com essa plataforma. Para comemorar, qualquer pessoa pode baixá-lo diretamente da Google Play. É preciso inserir o promocode “YAHOO” para ativar o aplicativo.

O anúncio oficial foi feito pela CEO Marissa Mayer (sempre ela!) durante a CES 2014. Ao que parece, a feira de eletrônicos está cheia de anúncios relacionados a outros mercados – vários do Yahoo, por sinal. Mas voltando ao Aviate: logo depois disso, o gigante da web soltou uma nota dizendo que a equipe por trás do software conseguiu “criar um produto que muda a forma como os usuários interagem com os dispositivos Android deles ao conectá-los com as informações que, naquele momento, são as mais úteis”.

Aviate na primeira tela do dia
Aviate na primeira tela do dia

Já tinha usado o Aviate antes, mas não me adaptei muito bem. A premissa é de que o launcher te mostre as informações mais importantes, os aplicativos mais relevantes e também outras ferramentas, baseando-se no horário e no local em que você está. Maroto, não?

Por exemplo, bem agora no momento em que escrevo esse texto (21h38 da terça), o Aviate mostra a tela “Night Time” com uma foto, alguns aplicativos e recomendações de alguns locais aqui por perto. A integração com o Foursquare é importante para dizer que a pizzaria Dona Mariana merece a minha atenção. Com um gesto de deslizar os dedos e eu consigo fazer o checkin no estabelecimento – caso estivesse lá.

Parece que a intenção do Yahoo é usar as tecnologias do Aviate para entregar o conteúdo produzido pela companhia para os milhões de dispositivos com o sistema Android. Um dos exemplos dados é a exibição das cotações da bolsa de valores logo no início do dia, “em vez de te forçar a abrir o aplicativo de finanças”.

Vale lembrar que o Google Now funciona mais ou menos com a mesma pegada. Se você informa para o buscador quais são as empresas do seu interesse, ele passa a mostrar sempre que o Now é acionado.

Além da tela de “Night Time”, o Aviate também tem telas distintas para quando o usuário está no trabalhando ou “indo para algum lugar” (“Going Somewhere”). As informações se modificam dependendo de signos capturados pelo Wi-Fi, GPS, acelerômetro e daí por dia. É uma verdadeira tentativa de deixar o smartphone mais esperto do que estamos acostumados. Uma máquina que entende o dono e tenta ajudá-lo a fazer as coisas ou mais rapidamente, ou com uma experiência mais prazerosa.

Agora é esperar para ver o que o Yahoo pretende fazer com o Aviate. Antigamente, os criadores do app disseram que havia o interesse de produzir uma versão para iOS. Dadas as dificuldades inerentes ao ambiente da Apple, é bem difícil de prever que alguma empresa consiga lançar um launcher sem ser por meios menos convencionais (como o Cydia para iPhones que passaram pelo jailbreak).

A proposta é exibir as informações mais interessantes e úteis em cada período do dia
A proposta é exibir as informações mais interessantes e úteis em cada período do dia

O valor do negócio não foi divulgado.

Outros lançamentos do Yahoo hoje foram o portal de tecnologia Yahoo Tech, comandado pelo ex-NYT David Pogue (um dos jornalistas de tech mais respeitados, sem sombra de dúvida) e o Yahoo Food, um site em formato de revista voltado para alimentação. Marissa Mayer também anunciou um aplicativo para consumo de conteúdo chamado News Digest – está na App Store da Apple. A companhia também mostrou uma nova plataforma de anúncios online que funciona integrada com os posts do Tumblr. Como você pode ver, Yahoo bombou na CES 2014!

Obs.: Queria fazer algumas capturas de tela do Aviate no meu celular, mas o botão de Power resolveu não funcionar mais. Pois é.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados