Início » Computador » DisplayPort terá suporte oficial à alimentação elétrica e transferência de dados via USB 3.0

DisplayPort terá suporte oficial à alimentação elétrica e transferência de dados via USB 3.0

Por
6 anos atrás

A próxima especificação das portas DisplayPort será compatível oficialmente com o padrão DockPort, outrora chamado de Lightning Bolt. O que isso significa? Que a tecnologia terá a capacidade de fornecer alimentação elétrica e transmitir dados por meio de uma conexão USB 3.0, aproveitando toda a velocidade desta.

A informação foi dada na CES 2014 pela Video Electronics Standards Association (VESA), entidade que, além do DisplayPort, cuidou da criação de padrões como DVI e VGA.

O DockPort também tem participação da VESA, mas a AMD figura como a principal responsável por seu desenvolvimento: como deixa claro o início do post, este é o atual nome da tecnologia Lightning Bolt, que foi apresentada pela companhia na CES 2012 para fazer frente ao Thunderbolt.

Este último surgiu sob a liderança da Intel com a proposta de transmitir dados à taxa de até 10 Gb/s, enviar sinais de áudio ou vídeo e fornecer alimentação elétrica a partir de um único cabo com conector DisplayPort. O problema é que as especificações de construção do Thunderbolt fazem com esta tecnologia seja considerada cara até hoje.

Cabo mini-DisplayPort

Cabo mini-DisplayPort

Para não ficar de fora, a AMD decidiu apostar no Lightning Bolt, que também se baseia no DisplayPort, mas utiliza USB 3.0 para o tráfego de dados – como o USB como um todo é muito difundido, sua implementação é mais barata.

O problema é que, desde então, o padrão pouco ou nada evoluiu, com exceção, talvez, para o uso do nome DockPort meses depois. Não é exagero, portanto, considerar a sua adoção oficial como extensão do DisplayPort a sua “salvação”.

O comunicado da VESA dá a entender que a associação quer, com a decisão, aumentar a utilização do DisplayPort, criando assim mais um rival para o Thunderbolt, mesmo que indiretamente. Que há esforços para esta ampliação não dá para negar: o anúncio do conector micro-DisplayPort no último trimestre de 2013 é um excelente exemplo.

Se a ideia for bem aceita, os primeiros dispositivos compatíveis com a extensão poderão aparecer já no segundo semestre de 2014.

Mais sobre: , , ,