Início » Celular » Sony confirma interesse em lançar Windows Phones

Sony confirma interesse em lançar Windows Phones

Paulo Higa Por

No fim do ano passado, o The Information afirmou que a Sony estava estudando a possibilidade de lançar um aparelho com Windows Phone em meados de 2014. Nesta sexta-feira (10), a empresa confirmou ao TechRadar que está conversando com alguns parceiros, incluindo a Microsoft, para não depender apenas de um sistema operacional móvel. Hoje, a Sony produz apenas smartphones com Android.

Sony Ericsson Xperia X1, lançado no Brasil em 2008 com Windows Mobile 6.1

Sony Ericsson Xperia X1, lançado no Brasil em 2008 com Windows Mobile 6.1

Quem soltou a declaração foi Pierre Perron, chefe da divisão europeia da Sony Mobile, durante a CES 2014. Ele diz que a Sony não quer ser uma empresa de um sistema operacional só e afirma que está conversando com outros parceiros para aumentar a variedade de produtos da fabricante. No entanto, o executivo não deu uma previsão de quando (e se) o Windows Phone da Sony chegará ao mercado.

O que não está claro são os planos da Sony para fazer sucesso no mercado de Windows Phones. Embora outros fabricantes, como HTC, Huawei e Samsung, produzam aparelhos com Windows Phone, a Nokia é a empresa que domina o mercado de longe: em 2013, 92,1% dos aparelhos vendidos com o sistema operacional da Microsoft eram da finlandesa, de acordo com as estimativas do AdDuplex.

A liderança absoluta da Nokia é compreensível, afinal, é a empresa que mais se dedica ao Windows Phone; as outras têm o Android como principal. Além disso, a empresa lança periodicamente aplicativos exclusivos e atualizações que adicionam recursos além dos que a Microsoft desenvolve. Essa relação com a Microsoft deve ficar ainda mais profunda agora que a Nokia é uma empresa da Microsoft. Resta saber se a Sony terá a mesma sorte.

A Sony se dedicou exclusivamente ao Android nos últimos quatro anos. Um dos últimos smartphones da empresa com Windows era o Sony Ericsson Xperia X1, que vinha com Windows Mobile 6.1 e foi lançado no Brasil em 2008 pela Claro por R$ 2.999 (!!!). A empresa mostrou alguns protótipos com Windows Phone 7, mas eles nunca chegaram ao mercado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Uzumaki Felipe
wp e ruim por não ter muito aplicativos mas tem um ótimo desempenho pra queres que não usan demais
Tiago Siqueira
Bem, ja usei os três sistemas, Ios, Android e WP ... Tenho um ipad mini, tenho e um galaxy s4 mini. Tenho excelentes aplicativos para os dois e eles são excelentes aparelhos, se não fosse a Nokia, o WP estaria extinto igual o Sistema symbian Belle. Então sei o que é realmente bom e o que não é, se o WP fosse bom teria mais de 10% do mercado coisa que não tem. Então quando ele tentar passar pelo menos o IOS, e o Android você me diz alguma coisa que preste. E outra reze para a google não retirar seus sistemas do WP como quase aconteceu com o Youtube entre outros. ;D
Matheus Paes
Roberio Miranda Rios Visão Windows Phone 2012 -> Ativada!
Roberio Miranda Rios
É meia boca, mas ruim não é não... E é o que a reportagem diz, só vale se for Nokia, porque os demais tem poucos apps que valem a pena...
Roberto Faria de Macedo
Será que vale a pena?? Vamos ver se é verdade ou apenas um rumor.
Bel Salles
Você nunca teve um então. Eu comprei um recentemente e estou apaixonada. E o cel do meu marido provavelmente será um tbm.
Vinicius Araujo
Que louco, será que vai vir o app do xbox nele? Vantagem pra concorrente.
Tiago Siqueira
Sem chances! WP é ruim demais.
Lucas Herrera
Muito bom, quanto mais opção melhor pra gente.
Jorge Henrique
Vai ser show
Arthur Vicentini
Primeiro, o Xperia X1 com Windows Mobile, projetado pela HTC para a Sony Ericsson. Depois, o Xperia X2 com Windows Mobile, projetado pela Sony Ericsson. Agora, os smartphones Vaio com Windows Phone, sendo projetados pela Sony.