Por que o Dropbox ficou instável neste fim de semana?

Problema foi causado durante manutenção de rotina.
Dados dos usuários nunca estiveram em risco, segundo o Dropbox.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Usuários do Dropbox tiveram dificuldades para acessar o serviço de armazenamento de arquivos no último fim de semana. O site do Dropbox saiu do ar na noite de sexta-feira (10) e permaneceu instável durante mais de 24 horas. No domingo (12), a empresa afirmou que o problema foi causado por uma manutenção de rotina, mas não deu mais detalhes. Agora, o Dropbox explicou como tudo aconteceu.

O Dropbox negou as especulações de que o serviço havia sofrido uma invasão ou ataque DDoS. O problema teria sido causado durante uma manutenção programada para a tarde de sexta-feira (10), que tinha como objetivo atualizar o sistema operacional de alguns servidores do Dropbox. Um bug no script de atualização fez com que “um pequeno número de máquinas” tivesse o sistema operacional reinstalado.

dropbox-fora-do-ar

A empresa afirmou que “usa milhares de bancos de dados” para fazer o serviço funcionar e disse que cada um desses bancos possui uma máquina primária e duas secundárias para redundância. Se a primária falhar, há outras duas para manter o serviço no ar. Antes de fazer a atualização, o script verifica se os dados estão sendo usados, mas um bug permitiu a reinstalação do sistema operacional de máquinas ativas, que mantinham o serviço no ar, o que causou a queda do site.

Para colocar o site no ar o mais rápido possível, o Dropbox diz ter restaurado backups de bancos de dados e conseguiu voltar com a maioria das funcionalidades dentro de três horas, mas alguns bancos de dados maiores demoraram mais para serem importados, o que causou problemas em algumas funções. Quem acessou o Dropbox neste fim de semana percebeu que a aba Fotos, que mostra as últimas imagens enviadas pelo celular ou computador, estava inacessível.

Dropbox com pau

Apesar da necessidade de restaurar backups, que são armazenados em um ambiente separado dos servidores de produção, o Dropbox afirma que os dados dos usuários “nunca estiveram em risco durante a interrupção”. Isso porque esses bancos de dados não possuem informações de arquivos: eles são usados apenas para fornecer recursos de compartilhamento de álbuns, envio automático de fotos e funções da API.

O Dropbox pediu desculpas aos usuários. A empresa afirma que adicionou uma etapa de verificação para evitar que um bug como este afete servidores no futuro. Além disso, o Dropbox diz ter desenvolvido uma ferramenta para tornar mais rápida a restauração de bancos de dados MySQL, permitindo que o site fique menos tempo fora do ar caso um problema parecido aconteça, uma vez que a ferramenta padrão é lenta para restaurar grandes quantidades de dados. Está nos planos, de acordo com o Dropbox, abrir o código-fonte da ferramenta.

Receba mais sobre Dropbox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados