Nossa extensão alerta sobre ofertas falsas
e aplica cupons de desconto

Início » Software » Rumor do dia: Windows 9 será lançado em abril de 2015

Rumor do dia: Windows 9 será lançado em abril de 2015

Nova versão teria menu Iniciar e melhorias na interface Metro

Por
3 anos atrás
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

Em dezembro, a jornalista Mary Jo Foley afirmou com base em suas fontes que a Microsoft estaria preparando uma onda de atualizações chamada Threshold, que envolveria o Windows para desktops, o Windows Phone e o Xbox One. Agora, o confiável Paul Thurrott diz ter mais informações sobre o caso: de acordo com ele, o próximo Windows deverá se chamar Windows 9 e seu lançamento está planejado para abril de 2015.

Há poucas informações sobre o possível Windows 9, até porque nem mesmo o nome está definido. De acordo com Thurrott, este é o nome que a Microsoft tem em mente no momento. As mudanças estariam principalmente no visual, mais precisamente na interface Metro, que ganharia alguns refinamentos.

windows-8-1-preview-tela-inicial

Embora não saibamos exatamente quais são esses refinamentos, é esperado que a versão 2.0 da interface possua um modo de janela: hoje, os aplicativos Metro são exibidos em tela cheia ou em uma área separada da tela; no Windows 9, eles poderiam flutuar na área de trabalho, como janelas de aplicativos comuns. Há aplicativos de terceiros que fazem algo parecido no Windows 8, como o ModernMix, da Stardock.

Além disso, está prevista a volta do menu Iniciar. O Windows 8.1 trouxe apenas o botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela, que somente leva o usuário para a tela inicial. No Windows 9, o menu inteiro voltaria, provavelmente apenas nas versões que suportam aplicativos da área de trabalho. Tablets com processador ARM, portanto, ficariam de fora. Eu estou curioso para saber como o ficaria o design do menu Iniciar nessa nova fase do Windows.

Se tudo der certo, o Windows 9 deve ser apresentado oficialmente durante a BUILD 2014, que acontece em abril. No entanto, diferente do que ocorreu com outros sistemas operacionais, não haveria versões de teste durante o evento; a Microsoft só liberaria o download algum tempo depois. Ele deverá ter três versões de teste (como o Developer Preview, Consumer Preview e Release Preview do Windows 8), mas não se sabe como serão chamadas.

Mas acalme-se: antes do Windows 9, a Microsoft deve liberar gratuitamente, para todos os usuários do Windows 8.1, o Windows 8.1 Update 1. A atualização deve chegar em abril e não deverá trazer grandes mudanças em relação ao Windows 8.1. Algumas screenshots da atualização vazaram recentemente, mas não mostraram nada de novo.

    • Renato Mendes

      Juro que um dia ainda compreenderei essa obsessão das pessoas por encher a tela inteira só pra abrir um calendário ou um arquivo.

      • arlyssb

        Juro que um dia ainda compreenderei essas pessoas que acham que só porque existe um app pra calendário ela seja PROIBIDA de usar da forma como sempre fez nas versões anteriores.

        As pessoas não entendem que o Windows 8 deu novas OPÇÕES de uso, vejam bem, OPÇÕES. Não é algo imposto, não é de uso obrigatório e a forma de utilização antiga NÃO FOI REMOVIDA do Windows por causa disso.

        Se não gosta dos apps metro, apenas não use. É simples desse jeito.

        Por isso, acho completamente infundada toda essa revolta com o sistema.

        • Renato Mendes

          Se antes voce podia procurar um aplicativo em um pequeno menu, com pastas organizadas e agora precisa encher a tela inteira e procurar no meio de vários aplicativos(tudo expandido). É sim um imposição. Quanto ao apps, se voce nao percebeu que fotos, pdf e videos, voce precisa alterar o programa padrão para poder executar no modo antigo, então voce não usa windows 8.

        • Renato Mendes

          Experimenta colocar uma senha no usuario, ou mudar o idioma do teclado, depois vem me dizer que nao tem nada imposto. Pra começar não tem botão em lugar nenhum pra chegar nesses lugares.Está tudo escondido nos cantos da tela.Está claro que sua experiencia no windows 8 é nenhuma

  • Renato Mendes

    Se voce deixou de acessar os programas em um pequeno menu organizado por pastas, e passou a procurar numa tela inteira com tudo expandido, então sim, as pessoas foram proibidas de “usar da forma como sempre fez nas versões anteriores.”

    • Renan Brait

      cara é só acostumar a invés de procurar digitar o nome do programa!!

  • Vinicius Emanuel Adriano

    Vai ser um grande fracasso igual o windows 8 e 8.1. Deveriam fazer um ramake do windows xp, aquele sim foi um grande e o melhor sistema operacional já existente. E vi pessoas falando na praticidade do METRO, esses sistema não é nada prático, muito pelo contrário, é totalmente bagunçado.

  • Marcio Gianotti

    burro não aprende, acostuma rsrs
    Tá na cara que a micosoft quis ditar as regras de como usar seu sistema e voltou atrás…

  • Adriano

    A Microsoft nunca mais vai inventar um Windows que ainda continua primeiro lugar, Windows 7 continua sendo o melhor,o Windows 8.1 um lixo,tão ruim que ainda não entendi o pq de duas areas de trabalho,espero que Windows 7 nunca acabe suporte pq mesmo assim, ainda vou continuar preferindo usar ele, windows 10 Previey ta longe ainda de ganhar Windows 7.