Início » Software » Rumor do dia: Windows 9 será lançado em abril de 2015

Rumor do dia: Windows 9 será lançado em abril de 2015

Nova versão teria menu Iniciar e melhorias na interface Metro

Por
4 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Em dezembro, a jornalista Mary Jo Foley afirmou com base em suas fontes que a Microsoft estaria preparando uma onda de atualizações chamada Threshold, que envolveria o Windows para desktops, o Windows Phone e o Xbox One. Agora, o confiável Paul Thurrott diz ter mais informações sobre o caso: de acordo com ele, o próximo Windows deverá se chamar Windows 9 e seu lançamento está planejado para abril de 2015.

Há poucas informações sobre o possível Windows 9, até porque nem mesmo o nome está definido. De acordo com Thurrott, este é o nome que a Microsoft tem em mente no momento. As mudanças estariam principalmente no visual, mais precisamente na interface Metro, que ganharia alguns refinamentos.

windows-8-1-preview-tela-inicial

Embora não saibamos exatamente quais são esses refinamentos, é esperado que a versão 2.0 da interface possua um modo de janela: hoje, os aplicativos Metro são exibidos em tela cheia ou em uma área separada da tela; no Windows 9, eles poderiam flutuar na área de trabalho, como janelas de aplicativos comuns. Há aplicativos de terceiros que fazem algo parecido no Windows 8, como o ModernMix, da Stardock.

Além disso, está prevista a volta do menu Iniciar. O Windows 8.1 trouxe apenas o botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela, que somente leva o usuário para a tela inicial. No Windows 9, o menu inteiro voltaria, provavelmente apenas nas versões que suportam aplicativos da área de trabalho. Tablets com processador ARM, portanto, ficariam de fora. Eu estou curioso para saber como o ficaria o design do menu Iniciar nessa nova fase do Windows.

Se tudo der certo, o Windows 9 deve ser apresentado oficialmente durante a BUILD 2014, que acontece em abril. No entanto, diferente do que ocorreu com outros sistemas operacionais, não haveria versões de teste durante o evento; a Microsoft só liberaria o download algum tempo depois. Ele deverá ter três versões de teste (como o Developer Preview, Consumer Preview e Release Preview do Windows 8), mas não se sabe como serão chamadas.

Mas acalme-se: antes do Windows 9, a Microsoft deve liberar gratuitamente, para todos os usuários do Windows 8.1, o Windows 8.1 Update 1. A atualização deve chegar em abril e não deverá trazer grandes mudanças em relação ao Windows 8.1. Algumas screenshots da atualização vazaram recentemente, mas não mostraram nada de novo.