O PS Vita não é exatamente um grade sucesso de vendas da Sony. Pelo contrário: segundo o VGChartz, o console portátil vendeu 7,29 milhões de unidades em todo o mundo. Segundo o CEO da Sony UK, Fergal Gara, a culpa disso é da concorrência – e não é com o 3DS, mas com smartphones e tablets.

Gara diz que, quando o console foi lançado, o mercado era diferente do que quando ele começou a ser desenvolvido. Na época do lançamento, as pessoas “deixaram de carregar tantas coisas ao mesmo tempo”, o que foi fatal para o portátil.

Sabendo que os jogos para Vita são bem diferentes dos disponíveis para tablets e smartphones, Gara diz que bem menos pessoas buscam uma experiência mais hard core, que é a oferecia pelo Vita, em comparação às que querem jogar qualquer coisa para passar o tempo, que optam por jogar nos outros devices, que elas já tem.

Por fim, ele afirma que a Sony não conseguiu convencer que o Vita era um console necessário para esse público, e acabou perdendo mercado.

PlayStation Vita

Verdade seja dita, o Vita já passou por dias piores. Foi a chegada da nova geração que trouxe um aumento recente nas vendas do portátil: com o lançamento do PS4, elas foram elevadas em 68%, afirma a Sony. Isso por causa da conectividade entre os dois consoles, que abre possibilidades bem interessantes para incrementar a experiência. Outra ajuda veio com o lançamento do elogiado jogo Tearaway, que causou a elevação das vendas em 65% naquela semana.

Com isso, fica a dúvida: será que só os smartphones e tablets são culpados, ou a ausência de títulos realmente interessantes tenha uma culpa bem maior nisso do que a Sony gostaria de aceitar? Vale fazer um paralelo com o 3DS, que foi lançado alguns meses antes do Vita e é um sucesso de vendas da Nintendo e conta com uma biblioteca bem mais atraente.

Com informações: GameSpot

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Oliveira
Nintendo faz pra público casual, por isso seus portáteis vendem mais
barcelosdasilva.fred
Comprei um PS3 agora no fim da geração (dia 28 de novembro de 2013, exatamente) e a primeira coisa que fiz foi assinar a PSN Plus... resultado: Hoje (fevereiro de 2014) tenho 13 jogos de PS VITA para baixar, e os títulos realmente me chamam a atenção e navegando pela PSN vejo outros títulos que gostaria muito de jogar num portátil e portanto, estou realmente ansioso para comprar um PS VITA!
Rafael Monteiro
Diogo Ramos Gutierre achar que não existe crise financeira é desinformação, pois é de conhecimento comum. Você pode querer discutir que ela não afetou o mercado de jogos como eu aleguei, mas afirmar que não existe? Você deve ler para se informar, não para discutir comigo
Diogo Ramos Gutierre
Rafael Monteiro Absurdo é você ver as pessoas fazerem filas para esgotar os estoques e você vir a falar que o vita não vende por causa de uma suposta crise financeira. Quer que eu leia a respeito, me de as fontes. Se quiser trago as fontes mostrando que o ano passado vendeu MUITO mais em termos de video games que nos anos anteriores. Dai a gente conversa sobre a crise.
Rafael Monteiro
Diogo Ramos Gutierre só de você negar que haja uma crise financeira já é absurdo. Leia a respeito.
Diogo Ramos Gutierre
Rafael Monteiro Não tem crise financeira. Citei o GTA V, mas outros games venderam muito bem no ano passado. Todos os consoles lançados venderam que nem água. E como falei, os produtores embutem cada vez mais custos e as pessoas pagam. Elas pagam porquê tem dinheiro e visão consumista. Não há nenhuma crise, como disse o vita não vende por erro da Sony. E sim, o 3DS é um bom exemplo de que esta vendendo pra caramba.
Mauro Bruno Oliveira de Mattos
Simplesmente foi a escolha do foco do vita... é sabido que o público do 3DS é fechado, dali poucos saíram da nintendo, até pela tradição dela em portáteis que vem lá do primeiro gameboy, portáteis que hoje carregam a nintendo já que o wiiu também vai mal, o público de smartphones não tem nada haver com com esse fechado do 3DS, esse grupo dos smartphones são os casualistas (mulheres em geral, pessoas de mais idade, crianças, pessoas que jogo sem mínima pretensão) . A vita está fazendo a mesmíssima que o psp numa época proporcional (o psp também fui muito mal no inicio e até teve um diferença maior vendas comparadas as do DS, do que na comparação vita vs 3DS). O problema do vita nem de longe é resolução, pois a sony poderia ter feito o que faz em toda linha Z (colocar simples TFT) mas colocou OLED no vita, porém a proposta multimídia dele é fraca (poucos apps foram lançados para o sistema dele). Mas isso deve mudar com o playstation now, já que o vita será o primeiro (junto ao ps4) a poder rodar via streaming as bibliotecas de psX, ps1, ps2, psp, dele meso, ps3 e alguns jogos do próprio ps4. Claro que isso será bom lá fora, pois com a velocidade de internet que temos aqui...
Mauro Bruno Oliveira de Mattos
Cada um com o seu gosto. Eu jogo em todas as plataformas que tenho aqui (PC, PS3, Vita e android), cada um com o seu tempo... eu não vou tirar meu notebook no meio do metro e jogar um jogo pois é pedir para ser assaltado, já um vita...
Gregory Kubya
o psp perdeu pro DS da mesma forma que o psv ta perdendo pro 3ds.. nao é culpa de ninguem se não da sony..
Denão Bats
Eu tenho um PS vita e assinei o Plus na PSN Br, não quis assinar a americana, pois não vi muitas diferenças, e ele ta parado no fundo da gaveta a exatos 30 dias, pois com a última promoção de final de ano do steam, agora só jogo no Notebook e vou continuar assim um bom tempo, depois que você joga no PC da até desânimo ver aqueles joguinhos ridículos do vita, principalmente eu que gosto de FPS e survivel horror.
Leonardo Domingues
O WiiU quebrou recorde de pré-venda porque todo mundo achava que não ia vender nada. E o 3DS estar vendendo menos que o DS não quer dizer nada de ruim, o DS foi um monstro, o console mais vendido de todos os tempos, conseguir o memso que ele conseguiu não é algo facil. Fim de 2012 pediram para eu esperar final de 2013 pra ver o WiiU deslanchar de vez, acho que vou ter que esperar até o final de 2014.
Leonardo Domingues
Antes de tudo GTA V é um excelente jogo e é por isso que vendeu tanto.
Rafael Monteiro
Leonardo Domingues "Tanto"? 3DS está vendendo menos que o DS, muito menos, já há um abismo de mais de 10 milhões entre as vendas de ambos no mesmo período, e o Xbox One e PlayStation 4 acabaram de ser lançados, espere pelas vendas do resto do ano, até o Wii U quebrou recordes de pré-venda
Leonardo Domingues
????? Qual a explicação pro 3DS estar vendendo tanto, pro PS4 e XONE estarem vendendo tanto, memso sem tantos titulos de lançamento? Onde entra a crise financeira nessa história?
mariombn
Acho isso uma afirmação meio sem lógica por parte dos executivos. Como assim o mercado era diferente? Não era igual, tudo bem, mas diferente ao ponto de ser o fracasso das vendas dos consoles. Smartphones e tables já são uma realidade a um bom tempo, mesmo antes do PS Vita. Agora, falando da minha experiencia, eu tenho um PS Vita que está parado faz um bom tempo e está parado pois não tem jogos bons, não importa se é hardcore ou não, os jogos são ruins e ponto. Não quero jogar jogos de PS3 em um portatio com algunas funcionalidades de toque a mais, isso não é uma experiencia que vala a pena. Eu quero jogos divertidos e principalmente, PENSADOS para um console de mão. E até agora, não encontrei isso no Vita. Pelo que eu saiba, a Nintendo esta muito bem vendendo o 3DS e esse sim, tem jogos muito divertidos.
Exibir mais comentários