Início » Negócios » Gartner prevê um futuro sombrio para a maioria dos aplicativos pagos

Gartner prevê um futuro sombrio para a maioria dos aplicativos pagos

Emerson Alecrim Por

Se você sonha em ganhar a vida vendendo aplicativos móveis, vá em frente, mas saiba que o caminho poderá ser mais árduo do que o esperado: um relatório recém-divulgado pelo Gartner prevê que será cada mais difícil gerar receita com este negócio - a empresa calcula que somente 0,01% dos apps pagos serão rentáveis em 2018.

Há uma série de razões para isso, mas uma das mais impactantes é a saturação do mercado. As duas maiores lojas do segmento - a App Store e o Google Play - se vangloriam de estarem abarrotadas de aplicativos, mas o que parece vantagem pode, na verdade, gerar dificuldades para que o usuário encontre a ferramenta desejada.

Por esta razão, muitas pessoas preferem obter aplicativos a partir de recomendações encontradas em blogs, redes sociais e afins, deixando para vasculhar as lojas só em último caso. Assim, quem não tiver uma boa estratégia de divulgação sai em desvantagem.

Outro agravante é o aparente excesso de apps para o mesmo fim. Para conseguir se destacar dos concorrentes, muitos desenvolvedores optam por oferecer seu software gratuitamente e tentam gerar receita de outra forma, muitas vezes utilizando a ferramenta para atrair atenção a uma marca ou serviço associado.

app_store

Mesmo quando apresenta qualidade inferior, o aplicativo free é muito mais atraente do que as alternativas pagas. Para piorar, quando supera as expectativas, a opção gratuita gera ainda mais "pressão" sobre o software cobrado.

"Grátis" tem um efeito tão atraente que o Gartner calcula que, em 2017, 94,5% dos downloads de apps móveis corresponderão a opções que não custam sequer um centavo ao usuário. Para efeitos comparativos, este número foi estimado em 91% em 2013.

Descrevendo assim, o cenário pode parecer apocalíptico, mas há saídas. O modelo freemium (oferecer o básico gratuitamente, mas cobrar por recursos mais completos ou incrementais) é uma delas, embora este segmento também esteja sujeito à saturação. A já mencionada estratégia de associar o aplicativo à divulgação de marcas ou à oferta de serviços é outra.

Desenvolvedores que estão há algum tempo no mercado já perceberam que é necessário apostar em modelos mais audaciosos para transformar seu negócio em uma "mina de ouro". Segundo o Gartner, 90% dos softwares pagos atuais são baixados menos de 500 vezes por dia, gerando diariamente não mais que US$ 1.250 por aplicativo. Para a maioria dos casos, pouco, se considerarmos os custos de desenvolvimento e manutenção.

Com informações: TechCrunch

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vayne Solidor
desenvolvedores!? pfff, tamo muito bem, isso é preocupante pra quem me contrata, ele que se vire!
ki1023lou
dari mohamed
Lidiane Coelho
Eu não acreditava, mas é realmente possível Ganhar Dinheiro na Internet usando o seu Facebook! Vejam:www.webgd.net/4427
Gustavo Barbosa
Hahahahaha, criativo
alexxggssouza
Cara tive exatamente esse problema quando entrei no google play pra avaliar um aplicativo, impressionante como brasileiro é troll level máximo, cheio de avaliações de uma estrela por motivos babacas, "estou baixando, depois dou 5 estrelas se for bom" ou "demora a baixar é uma merda" ou pior, " esse jogo é um lixo não roda no celular, não baixem" ai tu ve na descrição do camarada e ele tem um Galaxy y, a vá, sério q não rodou? Tenho até vergonha as vezes, ja lidei muito com isso no WoW com os br huehue, não imaginava que acontecia isso na loja do Android. Por isso que somos mal vistos la fora.
Rafael Miranda
Eu não confio nos comentários e nem nas classificações, eu sempre baixo o app. Na maioria, os apps que eu baixo são bons e cumprem com a descrição. As pessoas não leem as descrições dos apps e acham que é para um coisa mas que na verdade é para outra. Outras têm o celular muito fraquinho e não conseguem ter bons resultados.
Arthur Dubeux
Concordo, é uma loucura a Google Play.
fonttes
Oi Elton, Eu não entendi nada do que você escreveu. Tá muito grande e eu tô vendo um vídeo no Youtube, mesmo assim vou te dar uma estrelinha. Depois eu leio e se seu comentário prestar eu mudo. Abraço!
Virtos Backups Automáticos
Preocupante isso para os desenvolvedores!!!
Alexandre Castanheira
Exatamente! Impressionante como as pessoas avaliam sem nem mesmo esperar o download do app finalizar, e se o download demora, a culpa é do app....
Alexandre Castanheira
Exatamente! Impressionante como as pessoas avaliam sem nem mesmo esperar o download do app finalizar, e se o download demora, a culpa é do app....
Elton Fabricio
Fato mesmo é que as lojas precisam criar novas formas dos usuários localizarem apps. Na App Store, ainda confio no review dos usuários que em sua maioria conseguem justificar e detalhar bem o motivo de terem baixado o app, os prós e contras, etc. Mas é impossível falar o mesmo do Google Play, uma vez que na loja do robô o pessoal dá 5 estrelas para um app lixo e no campo comentário colocam "baixando pra ver se é bom" ou então "instalando...", dentre outras pérolas, fazendo com que os piores apps ocupem o top ranking de suas categorias e os que realmente valem a pena caem para o final da fila.