Eis o Blackphone, mais um smartphone que promete proteção contra espionagem

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

A espanhola Geeksphone ficou conhecida no ano passado como a primeira companhia a mostrar um aparelho com Firefox OS, mas ganhou destaque novamente ao anunciar, nesta quarta-feira, um smartphone “anti-NSA”, isto é, à prova de espionagem (ou quase): o Blackphone.

blackphone

O dispositivo é fruto de uma parceria com a Silent Circle, uma companhia especializada em comunicações seguras e que tem entre seus fundadores o criptógrafo Phil Zimmermann, criador do PGP, por muito tempo, a mais popular solução de criptografia para e-mails.

Quanto ao Blackphone em si, ainda não há informações detalhadas sobre as suas especificações. O que já se sabe é que a sua principal arma será o PrivatOS, um sistema operacional baseado no Android incrementado com diversos recursos de privacidade e segurança.

A ideia é que o usuário possa efetuar chamadas, trocar mensagens, guardar dados sigilosos, acessar páginas Web, entre outras atividades, sem se preocupar em criptografar suas informações ou com os rastros de sua navegação. O aparelho cuidará de tudo isso, embora não possa ser seguro a todo instante: a encriptação de conversas telefônicas só será efetiva se o celular da outra pessoa tiver o mesmo recurso, por exemplo.

Curioso é que, mesmo revelando pouquíssimos detalhes, a Geeksphone conseguiu atrair atenção para a novidade disponibilizando um pomposo vídeo de apresentação do projeto e criando um site oficial em vários idiomas, inclusive português do Brasil.

É claro que este aspecto não garante o lançamento do Blackphone no país, mas a companhia assegura que o aparelho estará apto a funcionar em qualquer rede GSM. Isso significa que as chances podem ser remotas, mas existem.

É conveniente lembrar, no entanto, que esta não é a primeira iniciativa do tipo. Em setembro do ano passado, a chinesa QSAlpha tentou financiar o Quasar IV no Indiegogo, um smartphone com proposta semelhante. O projeto ficou longe da meta de arrecadação, mas conseguiu tanta divulgação que a empresa tentará lançá-lo novamente em 2014.

Geeksphone e Silent Circle prometem dar mais informações no Mobile World Congress 2014, evento que acontece em Barcelona, Espanha, no final de fevereiro.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados