Meses após um lançamento desastroso, graças aos servidores que não deram conta da demanda, a Maxis confirmou que SimCity finalmente ganhará um modo offline, que não dependerá de conexão à internet para salvar os dados do jogo. Ficou aquela sensação de “por que não fizeram isso antes?”, mas a Maxis diz que o modo single player deu bastante trabalho: foram mais de seis meses e meio de desenvolvimento, segundo a empresa.

Quem conta toda a história é Simon Fox, engenheiro da Maxis, no blog oficial do SimCity. Ele afirma que SimCity, desde o começo, foi desenvolvido para funcionar em conjunto com os servidores do jogo. Isso porque SimCity constantemente pega algumas informações da nuvem para que a simulação da região funcione corretamente, como o número de trabalhadores e importações, além de outros dados da região onde sua cidade está.

simcity

Para tornar possível um modo offline, foi necessário refazer todo esse código para que, em vez de pegar informações processadas pelos servidores, a simulação seja feita localmente, pelo computador do usuário. Aqui, houve outro agravante: o código anterior era feito em Java, mas eles tiveram que reescrevê-lo em C++, o que gastou mais tempo. A equipe também otimizou o código para tornar o jogo “divertido e funcional em todas as combinações de hardware”.

Além de adicionar mais linhas de código, a Maxis precisou remover algumas funções que fazem sentido no modo multiplayer, mas não no modo offline, como funcionalidades sociais, importação e exportação de recursos entre cidades (energia, água, esgoto e outros materiais) e conquistas. Essas remoções precisaram ser feitas sem causar falhas no modo multiplayer (e espero que eles tenham conseguido).

simcity-2

Fox lembra que, apesar de alguns terem conseguido crackear o jogo para que SimCity funcionasse offline, não era possível se comunicar entre cidades, trocar recursos ou mesmo salvar o jogo atual. Com a atualização oficial, isso será possível. Assim, você talvez consiga jogar sua cidade dentro de uns cinco ou dez anos, mesmo que os servidores de SimCity já tenham sido desligados.

O Update 10 de SimCity, que traz o modo offline, está “em estágios finais de teste” e será liberado para todos os jogadores em breve. A atualização também permitirá que desenvolvedores criem modificações para o jogo sem causar problemas no modo multiplayer.

Agora que a falta do modo offline já foi resolvida, resta adicionar cidades com mapas maiores, outra grande reclamação de quem jogou SimCity. Mas, de acordo com um comunicado publicado em outubro de 2013, eles decidiram não colocar mapas maiores porque a maioria dos jogadores não poderia carregar, muito menos jogar, cidades maiores que as disponíveis atualmente. Então, isso não deve acontecer tão cedo, infelizmente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gabrielalvimdeoliveira
O preço do Simcity foi atualizado no origin. A versão normal R$59 e a versão Deluxe R$99.
Rodrigo Fante
Joel Nascimento Jr Estou pensando em fazer o mesmo, um absurdo que uma Ferrari precise custar tanto, pior, é tão baixa que precisa de estrada asfaltada para rodar, vou ter que roubar uma também.
Leonardo Domingues
O jogo tem umas ideias muito boas, mas é de dar raiva como o jogo te leva na mão pra qualquer coisa, diferente dos outros SimCity e até os jogos da série Cities, neete Sim City é praticamente impossivel fracassar. Pra mim esse é o maior ponto negativo do jogo.
Matheus Paes
Tiago Paludo Ta certo seu pensamento, trabalha X meses pra entregar algo e recebe 10 reais, 5 reais.. Muito justo. Afinal os jogos são criados da noite pro dia.
Joel Nascimento Jr
Rodrigo Fante Eu não vou comprar uma Ferrari F12berlinetta por que não admito que um carro seja tão caro, além de achar os impostos um absurdo. Desta forma pretendo roubar uma.
Tiago Celestino
Quando sair o update, eu compro.
Breno Caldeira
Velho, é mais fácil assumir que vc é pão duro e n quer comprar o original. Vc dizer que não comprou pq n tem internet e máquina... mas o pirata roda?!?! -.- É irritante ver o pessoal piratear e tentar arrumar uma justificativa para o ato.
Breno Brito
Hahaha! Vc acabou de se contradizer :) O que afirma q vc está tentando arrumar justificativas pra piratear. Assuma logo: "estou pirateando o jogo e ponto final." É irritante ver as pessoas tentando arrumar desculpas esfarrapadas para justificar a pirataria. Assumir que é pão duro fica menos feio :)
Tiago Paludo
Rodrigo Fante , eu jogo em rede fechada!!! Dentro da minha casa com alguns colegas!! Só precisei de Net pra baixar o jogo e o server piarata(cerca de 16MB). Os jogos são salvos no PC que executa o servidor sendo que esse pc tbm serve pra jogar já que o servidor é extremamente leve! Já criei rede com 8 amigos em casa, uns na wireless e outros com cabo e todos os nicks deles estão salvos no servidor local, assim como as cidades e o progresso do jogo de cada um. Se por acaso eu copiar esses arquivos do server e passar pra outro pc os mesmos dados estarão disponíveis. Não adianta caras, enquanto há 100 trabalhando e investindo contra a pirataria, existem 10000 trabalhando em meios de crackear/hackear. Um exemplo disso é a Sony quando gastou 2Bilhões e dois anos de pesquisa pra criar um sistema de DRM eficiente. E um moleque em 24horas quebrou.... kkkk!!! As empresas tem que combater diferente a pirataria. Se o jogo fosse vendido por 5 reais por exemplo quem não compraria!? Mas aumente esse valor pra 10 reais, e já existe muita gente que piratearia o jogo. Imagina com o preço de quase 100 ou mais!!??....
Marcos Vinícius
Tiago quanta merda e contradição cara...
Rodrigo Fante
Vamos ver, não compra porque precisa de internet, mas mesmo assim jogar em server pirata que precisar de internet. Não compra porque precisa de hardware bom, mas joga ainda sim em um hardware compatível. Perdi algo?
Felipe Silva
Cara nem exige tanto de internet assim, certo tempo estava com problemas na rede, rotiei meu celular, TIM, e fui feliz por muito tempo. Agora o hardware os requisitos minimos, ao meu ver, nem são tão grandes assim.
Pedro Maich
Se você usa em server pirata a internet não é um problema, e se roda o hardware também não. Não vejo desculpas pra não comprar, já teve até mesmo promoções que o jogo sai mais barato.
Paulo Higa
Não precisa de conexão muito boa (os requisitos mínimos indicam 256 kb/s de download e 64 kb/s de upload). Se a conexão cair, você pode continuar jogando por um tempo (10 ou 20 minutos, acho) que não será desconectado.
Tiago Paludo
Eu joguei em rede usando server privado. Funciona 100%. Uso pirata porque não tenho aceito pagar 100 reais em um jogo que me exige internet foda além do hardware. Vontade eu tenho, porque o jogo ficou fabuloso. Talvez agora eu compre.