Maxis trabalhou mais de seis meses para colocar modo offline no SimCity

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Meses após um lançamento desastroso, graças aos servidores que não deram conta da demanda, a Maxis confirmou que SimCity finalmente ganhará um modo offline, que não dependerá de conexão à internet para salvar os dados do jogo. Ficou aquela sensação de “por que não fizeram isso antes?”, mas a Maxis diz que o modo single player deu bastante trabalho: foram mais de seis meses e meio de desenvolvimento, segundo a empresa.

Quem conta toda a história é Simon Fox, engenheiro da Maxis, no blog oficial do SimCity. Ele afirma que SimCity, desde o começo, foi desenvolvido para funcionar em conjunto com os servidores do jogo. Isso porque SimCity constantemente pega algumas informações da nuvem para que a simulação da região funcione corretamente, como o número de trabalhadores e importações, além de outros dados da região onde sua cidade está.

simcity

Para tornar possível um modo offline, foi necessário refazer todo esse código para que, em vez de pegar informações processadas pelos servidores, a simulação seja feita localmente, pelo computador do usuário. Aqui, houve outro agravante: o código anterior era feito em Java, mas eles tiveram que reescrevê-lo em C++, o que gastou mais tempo. A equipe também otimizou o código para tornar o jogo “divertido e funcional em todas as combinações de hardware”.

Além de adicionar mais linhas de código, a Maxis precisou remover algumas funções que fazem sentido no modo multiplayer, mas não no modo offline, como funcionalidades sociais, importação e exportação de recursos entre cidades (energia, água, esgoto e outros materiais) e conquistas. Essas remoções precisaram ser feitas sem causar falhas no modo multiplayer (e espero que eles tenham conseguido).

simcity-2

Fox lembra que, apesar de alguns terem conseguido crackear o jogo para que SimCity funcionasse offline, não era possível se comunicar entre cidades, trocar recursos ou mesmo salvar o jogo atual. Com a atualização oficial, isso será possível. Assim, você talvez consiga jogar sua cidade dentro de uns cinco ou dez anos, mesmo que os servidores de SimCity já tenham sido desligados.

O Update 10 de SimCity, que traz o modo offline, está “em estágios finais de teste” e será liberado para todos os jogadores em breve. A atualização também permitirá que desenvolvedores criem modificações para o jogo sem causar problemas no modo multiplayer.

Agora que a falta do modo offline já foi resolvida, resta adicionar cidades com mapas maiores, outra grande reclamação de quem jogou SimCity. Mas, de acordo com um comunicado publicado em outubro de 2013, eles decidiram não colocar mapas maiores porque a maioria dos jogadores não poderia carregar, muito menos jogar, cidades maiores que as disponíveis atualmente. Então, isso não deve acontecer tão cedo, infelizmente.

Receba mais sobre SimCity na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados