Início » Jogos » Steam Controller perde touchscreen e outras novidades do Steam Dev Days

Steam Controller perde touchscreen e outras novidades do Steam Dev Days

Por
5 anos e meio atrás

Começou hoje em Seattle o Steam Dev Days, evento da Valve voltado para desenvolvedores que, até amanhã, irá apresentar as novidades da empresa voltadas para quem cria conteúdo para o Steam.

Não é permitida a presença de veículos da imprensa, mas é permitida a de smartphones, então estamos acompanhando as novidades comentadas pelos devs pela hashtag #SteamDevDays.

Logo no início do evento, foram reveladas informações sobre as Steam Machines e o Steam Controller.

Começando pelas Machines, a Valve se diz interessada em levar mais do que jogos para elas: a empresa quer serviços de TV, música e outros programas, o que as colocariam mais próximas dos consoles. E faz sentido: já que é para levar jogos para a sala de estar, é melhor abraçar com os serviços que tradicionalmente fazem parte dela.

Também foi falado sobre a Steam Machine da Alienware, mas só o que diz respeito ao lançamento: será em setembro. Sobre suas especificações, houve a revelação de que ela terá processador Intel Haswell e placa de vídeo da NVidia e força para competir com o Xbox One e o PS4, inclusive no preço – e estamos falando de Alienware, que é conhecida pelos preços pouco amigáveis.

Alienware-Steam-Machine

Steam Machine da Alienware, a única ainda sem especificações reveladas

Sobre os controles, as novidades foram um pouco mais densas, com mudanças baseadas nos primeiros feedbacks dos beta testers.

No lugar da esperada tela touchscreen no centro, serão utilizados botões físicos no Controller. A programação deles será pelo “ghost mode”, que exibe os comandos na TV; ele faz mais sentido que a tela touchscreen porque a Valve não quer os jogadores vidrados no controle, mas sim no jogo.

Também há comentários de um possível d-pad e de botões ABXY organizados em forma de diamante para melhorar a compatibilidade com jogos mais velhos. Não foi falado em como essas mudanças afetarão o visual.

Ele também precisará de baterias AA para funcionar – o que não foi muito comemorado pelos devs – e será possível jogar com até 15 amigos: a API dá suporte para 16 controles – o que deixou vários devs empolgados.

Novo Steam Controller (via Engadget)

Novo Steam Controller (via Engadget)

Também foi dito que  o controle está sendo desenvolvido com realidade virtual em mente (inclusive, ela é um dos pontos principais desse Steam Dev Days), mas sem mais detalhes ou notícias sobre VR vindas de lá por enquanto.

Sobre o Steam, a Valve anunciou que há, atualmente, 75 milhões de usuários ativos – sendo que, em outubro, atingiu a marca de 65 milhões! Ela também liberou um gráfico de vendas por região:

BeC_9K7CYAAiRsI

Apesar de estarmos espremidos com a América do Sul em apenas 2%, a empresa disse que, junto com a Rússia, o Brasil foi um dos países que mais cresceu no Steam entre 2012 e 2013: tivemos um aumento de 75%, enquanto os russos conseguiram surpreendentes 128%.

E, só para encerrar te deixando com inveja: todos os devs presentes irão ganhar uma Steam Machine da Gigabyte e receberam a versão beta dos Controllers na sacolinha de brindes.

Se ficarmos sabendo de mais novidades relacionadas às Steam Machines ou ao Controller vindas do Steam Dev Days, atualizaremos este post.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.