O Papa é pop: Bento XVI pede que o clero use as últimas tecnologias para pregar o evangelho.

O Papa Bento XVI solicitou ao clero que utilize mais as tecnologias “de última geração” — como sites e blogs — para pregar Sua palavra. O pedido veio em uma mensagem que tratava do Dia Mundial pelas Comunicações Sociais da Igreja Católica 2010.

O evento, agendado para o dia 16 de maio, terá como tema “Os padres e ministros pastorais em um mundo digital: a nova mídia a serviço da palavra”. O Papa defende que, à medida que a cultura muda, a Igreja precisa usar as mais recentes tecnologias, especialmente se pretende atingir os mais jovens. Sua Santidade sobre isso escreveu:

“Os padres estão desafiados a proclamar o evangelho empregrando a última geração de recursos audiovisuais (imagens, vídeos, animações, blogs e web sites) que, juntamente com meios tradicionais, podem ampliar horizontes para o diálogo, evangelização e catequese,” disse o Papa em sua mensagem.

O sumo-pontífice reconhece que a utilização dessas novas tecnologias exigirão uma adaptação do clero, mas acredita que elas podem ajudar a criar relações mais profundas com a comunidade, mesmo a grandes distâncias. Sua Santidade, porém, ressalta que os representantes da Igreja não podem esquecer sua funções primárias.

“Os padres presentes no mundo da comunicação digital devem ser menos notáveis por suas habilidades de mídia do que por seus corações pastorais e sua proximidade com Cristo,” disse o Papa Bento XVI.”Isso não apenas irá revitalizar seu alcance pastoral, mas também dará uma ‘alma’ à rede de comunicações que constitui a internet.”

Esta não é o primeira aposta do Vaticano na internet. Além de seu site principal, o Vaticano lançou no ano passado o site “O Papa para você” (Pope2You), onde os fiéis podem acessar um aplicativo papal do Facebook, ver o canal do Vaticano no YouTube e até mesmo baixar o aplicativo de notícias da Igreja Católica para iPhone. [CNET]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

davis
hahha, é bom mesmo, assim o padres possa asisitir filme porno na net e parar de cometer crime contra as crianças, 80% deles é pedof...
Franklin
Eu acho interessante isso, porque por mais que tentemos Evangelizar por meios arcaicos, jovens não vão à Igreja, portanto uma maneira de estar na vida do mesmo é estar dentro da rede! Eu sou Web Develop, e falo isso com exatidão, o Jovem fica mais tempo na internet doque me qualquer outro lugar com uma pessoa falando... falando...(no caso o Sacerdote), eles não vêm mais graça,então uma Missa louvando a Deus é ótimo para que quebre esse paradigma dos jovens e atraia eles... Uma Missa por PodCast também é uma ótima idéia.
marcio
Belo texto parabéns !!!