PS3 é hackeado por GeoHot. (Supplied)

O hacker George Hotz — conhecido como GeoHot — aos 17 anos, em 2007, ganhou notoriedade por ser o primeiro a desbloquear o iPhone para ser usado em operadoras que não a AT&T americana. Agora aos 20 anos, Hotz se torna famoso novamente por ser o primeiro a desbloquear o PlayStation 3, o mais recente console de vídeo-games da Sony, e o único da geração atual que ainda não havia sido desbloqueado.

O PlayStation 3, desde o seu lançamento, permaneceu ileso por três anos, dois meses e 11 dias, o que levou GeoHot a classificá-lo como “um sistema muito seguro”. Mas com de algumas alterações — “5% de hardware e 95% de software,” ele diz — o hacker já conseguiu acesso a diversas partes do sistema. “[O PlayStation 3] é supostamente impossível de ser hackeado — mas nada é impossível de ser hackeado,” disse Hotz. Ele continua trabalhando na quebra da segurança do console e promete divulgar os resultados online assim que terminar, de forma similar ao que fez com o iPhone.

GeoHot disse que o hack levou cinco semanas para ser realizado, sendo que três foram gastas estudando o hardware (há cerca de seis meses atrás) e outras duas efetivamente quebrando a segurança do sistema. Curiosamente, no post em seu blog sobre o destravamento do PS3 onde comunica o sucesso, Hotz agradece a George Kharrat do fórum iPhoneMod Brasil por presenteá-lo com a unidade hackeda.

Hotz diz que resolveu hackear o console por pura curiosidade, para “abrir a plataforma”, pois nunca joga PS3. O fato é que, “abrir a plataforma” permitiria que outros sistemas operacionais fossem instalados no console, assim como liberaria software caseiro e jogos não-originais — em outras palavras, a pirataria poderia, enfim, chegar ao PlayStation 3.

É claro que a Sony não irá querer deixar isso ir adiante, mas GeoHot disse que a natureza do hack tornaria muito difícil para a Sony bloquear o PS3 novamente. “Estamos investigando o relato e vamos esclarecer a situação assim que tivermos mais informações,” disse a Sony através de um porta-voz. [BBC / Dica do leitor Felipe Grivol]

[Atualização em 27/01/2010 às 19h00] George Hotz postou em seu blog o código do hack utilizado. Ele pediu a colaboração de outros hackers para iniciar uma “cena PS3”:

“Tenho esperanças que isso irá acender a cena PS3, e vocês irão se organizar e entender como usar isto para fins práticos, como no iPhone quando o jailbreak surgiu inicialmente. Eu tenho uma vida à qual voltar e não posso ficar trabalhando nisso dia e noite,” disse GeoHot.

Agora é esperar a comunidade hacker estudar os avanços de George Hotz no PS3 e ver onde essa história irá parar (possivelmente no PS3 com software caseiro e jogos piratas, mas isso só o tempo dirá).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados