Há algum tempo há um rumor de que a Microsoft está trabalhando num assistente pessoal à la Siri para Windows Phone. O codinome do projeto, diziam, era Cortana – mesmo nome da personagem de Halo. Agora, parece que a mesma dubladora dela está trabalhando no assistente.

Jen Taylor, que é a atriz por trás da nada robótica voz do holograma da série de jogos, aparentemente foi escalada para fazer todos os donos de Windows Phone se sentirem um pouco mais Master Chief. A escolha dela como assistente de voz do Windows é bem óbvia: Cortana é uma inteligência artificial em Halo, título exclusivo do Xbox 360 desenvolvido pela Bungie e publicado pela Microsoft.

53453-halo-4-cortana-256389

Além do Windows Phone, a assistente pessoal também deverá estar disponível no aplicativo do Bing para iPhone, nos Xbox One americanos e no Windows a partir de 2015, provavelmente na nova versão. Ou seja, em praticamente tudo da Microsoft que tiver suporte a ela.

Sobre datas, é apontado que Cortana deva chegar aos aparelhos Lumia em abril, mesmo mês em que ocorre a Build, conferência anual da Microsoft para desenvolvedores. Também é nela que deve ser apresentado o suposto Windows 9.

Se você nunca jogou Halo e não conhece a voz de Cortana, o vídeo abaixo dá uma ideia. Fica a dúvida se ela será tão humana nos smartphones quanto no game:

Com informações: CNET

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor Gabriel
Tem umas infos meio errada aí. Em abril, será apresentado o Windows 8.1 Update 1 (GDR1) e Windows Phone 8.1 e nele que poderá vir a Cortana. Só em 2015 que virá o Windows 9! Que vai ser quando será juntado todooo o sistema.
Orley Lima
Achei muito daóra a ideia. Sério!
Orley Lima
Cara, acho que tu quis dizer Assistente Pessoal...
Orley Lima
O Moto X eu sei que identifica a voz do dono e só responde a ele... Tomara que não. xD
Luiz Alberto
Não viu o Teaser do próximo Halo que ele segura o "chip" desativado da Cortana enquanto aparece aquela ave gigante Forerunner? Chief deve estar atrás de uma forma de trazê-la de volta.
Leonardo Domingues
Verdade, hoje a série está nas mãos da 343 Industries.
Renan A Mendonça
Nada contra Apple nem nada, mas fazer uma chamada com "a Siri da Microsoft" ficou muito fanboyApple. Dissesse igual fez no texto "a assistente social da Microsoft", afinal que eu saiba "Siri" não é sinônimo de assistente social, mas apenas um nome de produto. De qualquer forma, interessante, mas eu ainda gostaria mais da voz da Glados de Portal 2 (Principalmente se acompanhasse as ironias).
Pedro Maich
Com certeza não será pior que o Google Now que acorda por qualquer coisa. De qualquer forma era bom se reconhecesse a voz do dono do celular, não qualquer "Cortana".
Leonardo Domingues
No Siri você abre o assistente e já fala o que precisza, não tem que chamar. Mas seria foda dizer dizer só Cortana e o asisstente já abrir. Mas ai fica a pergunta, e quando for jogar Halo no Xbox One, se o Master chief dizer Cortana no jogo, não pode acontecer do smartphone e o XONE entender isso como um comando? ehehe
Pedro Maich
Seria muito mais legal ativar o comando de voz do celular chamando por "Cortana" ao invés de ficar falando "Ok Google Now" ou o da Siri que não sei como funciona.
Rodrigo Santos Borges
Halo não é mais desenvolvido pela Bungie.