O que é VLC? (VideoLAN)

Player de vídeo; saiba o que é VLC e como esse programa da VideoLAN facilita assistir muitos formatos audiovisuais

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é VLC? (Imagem: VideoLAN/Divulgação)
O que é VLC? (Imagem: VideoLAN/Divulgação)

O preferido de usuários do formato .mkv (Matroska). Veja abaixo, o que é VLC e como esse player funciona rodando muitos formatos de arquivos audiovisuais. É capaz de executar arquivos corrompidos, inclusive, sendo muitas vezes a solução para ver vídeos. Além de ser grátis, o maior destaque do VLC é não precisar reproduzir áudio e vídeo com codecs instalados separadamente.

O que é VLC?

Desenvolvido pelo projeto VideoLAN, é um reprodutor de mídia gratuito e de código aberto para Windows, Linux e macOS. É capaz de reproduzir e transmitir qualquer arquivo de áudio e muitos arquivos de vídeo e até mesmo filmes em DVD. 

O que torna este player único para outros modelos é ser totalmente gratuito, já ter codecs incluídos e seus recursos disponíveis quase ilimitados.

Como funciona?

É fácil ver porque o VLC é considerado o melhor reprodutor de mídia, não apenas para Windows, mas também para outras plataformas. Tem o seu design modular, permitindo criação de plug-ins para otimização de suas funcionalidades, com código aberto, a comunidade cria e compartilha as customizações.

O que é VLC? (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
VLC em ação rodando arquivo .mp4 (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

O software usa recursos mínimos do sistema, o que o torna um excelente reprodutor de mídia, mesmo para computadores lentos. 

Usuários casuais podem simplesmente iniciar o VLC para reproduzir arquivos de mídia, enquanto os mais experientes podem mexer em suas configurações avançadas. 

No entanto, está sujeito a erros de software como a maioria dos produtos dessa espécie, principalmente, as iniciativas de códigos abertos.

Como instalar o VLC

O mais importante quando falamos da instalação do VLC é garantir que está baixando no site oficial da VideoLAN, por ser um software de código aberto, pessoas mal intencionadas podem incluir malwares dentro do player.

O VLC possui uma edição configurável e portátil para se adaptar às preferências de todos os usuários. No modo de configuração, pode-se selecionar o idioma do instalador, revisar o contrato de licença e excluir quaisquer componentes do programa. 

O que é VLC? (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
O VLC está disponível em muitas versões (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

A instalação completa inclui plug-ins da web Mozilla e ActiveX, suporte à reprodução de disco, associações de tipo de arquivo para áudio, vídeo e outros arquivos, integração de menu de contexto e atalhos de desktop. 

A edição portátil do VLC Media Player pode ser descompactada em qualquer lugar do computador ou em um dispositivo de armazenamento externo, como uma unidade flash USB.

Dessa forma, você pode iniciar rapidamente o reprodutor de mídia em qualquer PC ao qual conectar o pen drive, sem configuração ou direitos de administrador.

Com informação: VideoLAN.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre VLC na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados