Início » Computador » Donos de MacBooks Pro lançados em 2011 reclamam de placas de vídeo defeituosas

Donos de MacBooks Pro lançados em 2011 reclamam de placas de vídeo defeituosas

Paulo Higa Por

Proprietários de MacBooks Pro lançados no início e final de 2011 estão relatando problemas com GPUs defeituosas em um tópico no fórum de suporte da Apple, que foi aberto no ano passado e já conta com mais de 2,6 mil respostas. De acordo com os usuários, programas e jogos que exigem muito processamento gráfico estão causando distorções na imagem e reinicializações automáticas.

O problema parece afetar especificamente MacBooks Pro com GPUs da AMD, nos modelos com telas de 15 e 17 polegadas. Os MacBooks Pro lançados em 2011 usam diversas GPUs desenvolvidas pela AMD: além de possuírem a HD Graphics 3000, GPU integrada da Intel, as máquinas trazem Radeon HD 6490M, Radeon HD 6750M ou Radeon HD 6770M.

macbook-pro-2011

Ao executar aplicativos que demandam bastante processamento da GPU, incluindo jogos e softwares de computação gráfica, a tela passa a exibir faixas verticais, distorções nas imagens ou uma tela totalmente branca. Em alguns casos, o MacBook Pro é reiniciado automaticamente e mostra uma tela cinza.

Em casos de tela cinza, a Apple recomenda reiniciar a máquina e reinstalar o sistema operacional, mas os usuários dizem que isto não resolve o problema. Alguns deles afirmam que conseguiram trocar a GPU, mas os problemas voltaram a acontecer futuramente. Isso pode significar que o problema não está nas GPUs da AMD, mas sim no superaquecimento dos MacBooks.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto. Vale lembrar que iMacs de 27 polegadas vendidos entre 2011 e 2012 com a GPU AMD Radeon HD 6970M tinham problemas semelhantes. Na época, a Apple fez um recall, válido inclusive para o Brasil, para consertar gratuitamente os modelos afetados.

Com informações: MacRumors.

Mais sobre: , ,