Início » Computador » Donos de MacBooks Pro lançados em 2011 reclamam de placas de vídeo defeituosas

Donos de MacBooks Pro lançados em 2011 reclamam de placas de vídeo defeituosas

Paulo Higa Por

Proprietários de MacBooks Pro lançados no início e final de 2011 estão relatando problemas com GPUs defeituosas em um tópico no fórum de suporte da Apple, que foi aberto no ano passado e já conta com mais de 2,6 mil respostas. De acordo com os usuários, programas e jogos que exigem muito processamento gráfico estão causando distorções na imagem e reinicializações automáticas.

O problema parece afetar especificamente MacBooks Pro com GPUs da AMD, nos modelos com telas de 15 e 17 polegadas. Os MacBooks Pro lançados em 2011 usam diversas GPUs desenvolvidas pela AMD: além de possuírem a HD Graphics 3000, GPU integrada da Intel, as máquinas trazem Radeon HD 6490M, Radeon HD 6750M ou Radeon HD 6770M.

macbook-pro-2011

Ao executar aplicativos que demandam bastante processamento da GPU, incluindo jogos e softwares de computação gráfica, a tela passa a exibir faixas verticais, distorções nas imagens ou uma tela totalmente branca. Em alguns casos, o MacBook Pro é reiniciado automaticamente e mostra uma tela cinza.

Em casos de tela cinza, a Apple recomenda reiniciar a máquina e reinstalar o sistema operacional, mas os usuários dizem que isto não resolve o problema. Alguns deles afirmam que conseguiram trocar a GPU, mas os problemas voltaram a acontecer futuramente. Isso pode significar que o problema não está nas GPUs da AMD, mas sim no superaquecimento dos MacBooks.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto. Vale lembrar que iMacs de 27 polegadas vendidos entre 2011 e 2012 com a GPU AMD Radeon HD 6970M tinham problemas semelhantes. Na época, a Apple fez um recall, válido inclusive para o Brasil, para consertar gratuitamente os modelos afetados.

Com informações: MacRumors.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Rafael
O meu macbook pro é antigo mas é a versao com 8600 gt de 512mb, tbm deu problema no chip gráfico, isso acontece por aquecimento os mac chegam frouxo a 110 graus jogando e parado 75 a 85 graus, fiz reparo mas durou 1 semana, entao troquei a placa logica toda, e abri uns furos onde fica o decipador do processador e chip grafico, e comprei uma base de cooler da Cooler Master a U3 melhor que tem baixa uns 30 graus parado fica 35 a 45 graus e jogando não passa dos 65 graus, mas se não uso a base chega nos 110graus e reinicia.
Lídison Santos
Ah francamente, agora os boys applemaníacos colocam a culpa na AMD, nunca na empresa com outro A(pple). Tenho um HP com uma HD 6750M e nunca tive esses tipos de problemas. Sempre tem que ter um bode espiatório pra esse tipo de gente. Se tem que ter um culpado, no mínimo as duas e no máximo a apple por não ter feito um bom projeto, teste, controle de qualidade, sorte ou seja lá outra coisa que faltou para ser um "Certificate of Perfect apple product "
Representações Amazonicas
Ué, mas os hardwares Apple não são perfeitos???? Só perguntando...
Evelyn Perez
Tenho dó de acontecer isso com algum brasileiro, suporte autorizado apple brasil é terrível..
Weuller Rogerio P. Faria
Tá mais pra superaquecimento. Um hackbook anterior, apresentava isso sempre que trabalhava em um determinado local sem ventilação e em dias insuportáveis. Foi só arrumar um circulador de ar e uma base refrigeradora que resolveu. Mesmo assim, empurrei o bicho pra frente.
Shaka00
Já usei AMD para nunca mais. Hoje em dia mantenho meu Vaio de 4 anos muito bem, com a Intel.
Tiago Coimbra de Araújo
Hhahahahahahahah acho é pouco... Pra rachar a cara de fanboy que pensa que dispositivos APPLE não dão problema.
Fernando Garcia
Diogo Ramos Gutierre Tirado do texto "as máquinas trazem Radeon HD 6490M, Radeon HD 6750M ou Radeon HD 6770M.".Precisa mais alguma coisa para você entender de QUAL radeon estamos falando ? Ah, me passa os seis números da mega-sena já que você já sabe até qual placa eu tenho.
Diogo Ramos Gutierre
Eu tenho uma radeon HD 7970 que aposto que da um pau na sua placa de vídeo.
Gabriell Costa
A ideia que os produtos da apple nunca dão pau acabou quando ela começou a se popularizar, antes quase ninguém tinha, então quase não dava pau. Ou se dava o povo ficava calado.
Agora a realidade ta ai pra todo mundo ver: não existe empresa perfeita e todo produto eletrônico, mesmo se for feita pela empresa que vc é o maior fanboy do mundo, pode dar pau
Fernando Garcia
Sério, aplicativos e jogos que exigem 'muito processamentos gráfico' não combinam com essas radeon prodreiras ai ...rsrsrsrs