Início » Gadgets » Configurando o PlexConnect no Apple TV de 3ª geração

Configurando o PlexConnect no Apple TV de 3ª geração

Enquanto o jailbreak não vem, isso é o melhor que você pode fazer pelo seu Apple TV de terceira geração

Thiago Mobilon Por

Plex é um gerenciador de mídia que promete organizar a sua biblioteca de filmes, músicas e séries. Com aplicativos multiplataforma e integração com os principais serviços de database online, o serviço faz um trabalho realmente excepcional. Você deveria testar aí na sua casa.

Por exemplo, ao adicionar a sua pasta de filmes ao Plex, o sistema é capaz de cruzar informações dos arquivos com vários sites de metadados e legendas, transformando aquela sua lista bagunçada de pastas nessa interface bonita e organizada que você vê aí embaixo.

Os filmes e séries ficam com imagem de capa, sinopse, elenco e até legendas

Os filmes e séries ficam com imagem de capa, sinopse, elenco e até legendas

Apple TV de 3ª geração e suas limitações

O mundo dos set-top-boxes nunca me atraiu muito, porque via nessas caixinhas limitações de praticidade similares às que você encontra ao tentar assistir seriados em tablets, por exemplo. Mas semana passada um leitor encontrou uma promoção bacana do Apple TV de 3ª geração e publicou lá no TB Grupo. Seguindo o mantra nerd, boletei (e comprei).

Tudo para descobrir depois que eu estava certo, a caixinha da Apple é realmente bem limitada. A terceira geração é ainda pior, pois não suporta jailbreak. De útil aqui no Brasil ela tem Netflix, Bloomberg, YouTube, Vevo, Crackle e a iTunes Store. Mas essa última é bem cara e, por amor aos meus caraminguás, não planejava usar desde o início.

Sem jailbreak, o processo oficial para assistir na TV aos seriados que tenho no computador seria convertendo os vídeos para um formato compatível e jogando eles na minha biblioteca do iTunes. Também poderia me aproveitar do recurso AirPlay e fazer streaming do Mac para o Apple TV, mas o meu MacBook é o modelo de meados de 2010 e o AirPlay só aparece nos modelos do início de 2011 para frente.

Existe ainda um terceiro jeito, que seria utilizando o app AirVideo no iPad mini para acessar os vídeos do MacBook e então o AirPlay para jogar do iPad mini para o Apple TV.

E se você não entendeu bulhufas do parágrafo anterior, tudo bem. Com uma gambiarra dessas é difícil até explicar. Três gadgets funcionando só para eu conseguir assistir TV? Conte-me mais sobre como a tecnologia facilita a nossa vida…

Levando o Plex para o Apple TV de 3ª geração

Existe uma forma não oficial de assistir a sua biblioteca do Plex na Apple TV. O processo consiste em transformar o seu computador em um servidor Plex e então configurar o app Trailers (Coleções) do Apple TV para acessar o seu computador em vez dos servidores da Apple. Parece complicado, mas é bem simples e completamente reversível. Clique no ícone do seu sistema operacional e veja o tutorial detalhado.

OS X Windows Linux
Mac Win Linux

O processo consiste em:

  1. Extrair o PlexConnect;
  2. Criar certificados, instalá-los no Apple TV e no servidor PlexConnect;
  3. Rodar o PlexConnect;
  4. Configurar e testar o Apple TV.

Evidentemente, antes de iniciar, certifique-se de ter o Plex Media Server instalado e rodando em seu computador. O PlexConnect é apenas a conexão entre o seu computador e o Apple TV, mas ainda precisa do Media Server para gerenciar a sua biblioteca.

Configurações recomendadas

Terminada a instalação, recomendo as duas configurações abaixo:

A primeira faz com que o PlexConnect inicie automaticamente sempre que você reiniciar o seu OS X – isso evita que você precise digitar o comando no Terminal a cada reinicialização. Já a atribuição de IP fixo no roteador evita que você tenha que inserir o IP do seu computador novamente no Apple TV sempre que ele trocar de endereço na rede.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hugo Ferreira
Concordo com a comparação com a locadora física, mas com o dólar como está, eu parei de alugar filme na iTunes Store. não acho o plex uma boa idéia. não gosto da idéia da TV depender do computador pra funcionar. embora eu raramente desligo meu iMac. Se você desligar, reiniciar ou perder conexão com seu computador. a Apple TV não serve mais pra nada porque você precisou mudar o DNS e a Apple TV 2/3 só acessa conteúdo pela rede. o que salva a Apple TV 3 é o netflix. tenho outro media center com Linux XBMC pra reproduzir minhas mídias, apple tv hoje é só pra minha filha ver peppa pig e pocoyo no youtube.
tecoferraz
Algum programa para Windows, para embutir a legenda para poder assistir no Apple TV?
Thiago Mobilon
Entra nas configurações do seu roteador, coloca lá o Mac Address do seu computador e coloca um ip fixo. Não tenho como explicar passo a passo porque cada roteador usa uma interface diferente...
Bernardo de Farias
Andrews Ferreira Guedis tu conseguiu ver os filmes com legenda na apple tv?
Bernardo de Farias
como que eu atribuo um ip fixo?
Andrews Ferreira Guedis
Valeu Thiago Mobilon!
Thiago Mobilon
O Apple TV não lê o srt. Aí você teria que embutir a legenda no vídeo, usando o app Subler no Mac. Não é necessário renderizar nem nada, toma só alguns segundos. Pro Plex baixar legendas você precisa habilitar o Agent do OpenSubtitles https://www.evernote.com/shard/s15/sh/dedd880a-2931-4ced-b5cf-e969da1cf4b7/52745719f1fb7f974b0045f1419a0aa7
Andrews Ferreira Guedis
Consegui finalmente fazer o Plex funfar na minha Apple TV (3 geração). Mas as legendas, mesmo na pasta ou aparecendo pra escolher, não são exibidas junto com o filme. Principalmente as que ficam em arquivos .srt. Alguém sabe o porque? (o lance de fazer .por.srt eu já fiz e nada de aparecer). Valeu pelo artigo!
guhcevalhos
Plex é simplesmente fantástico... Desde a organização da mídia, apresentação, existência de clientes para todos os tipos de plataforma (de celulares a SmartTV) e até streaming web... Certamente é parte integrante de todo Media Server bem feito!
thiagones80
O aluguel de filmes no iTunes é equivalente ao: pegue o carro, vá na locadora, pegue um salgado q vc não precisa na fila do caixa. volte pra casa, assista, mude seu caminho na segunda-feira e devolva o filme. (A locadora é a uns 3km de casa...e subida).... não está sobrando $ mas analisando o "todo" o iTunes tem vantagens. Além disso o filme está sempre lá. O plex é uma boa idéia, funciona bem! Eu baixo pouco conteúdo agora mas é sempre bom ter alternativa.
André Luiz Brito
é MUITO bom...uso bastante o beamer
Eduardo Terreiro Loeblein
Hoje uso o PlexConnect na minha casa, mas antes dele existir para reproduzir videos usava no macbook o app Beamer que reproduz qualquer tipo arquivo de video via airplay, sem necessitar conversão e funciona tambem em macbooks anteriores a 2011, senão me engano também possui versão para Windows. Fica a dica para quem não se sentir seguro em instalar o PlexConnect.
Pedro Marques
apple contratou o cara do jailbreak, ta tenso
Lucas Hingis
A Apple dificultou um pouco depois da versão 6 da Apple TV. Antes não era necessário criarmos os Certificados.