Configurando o PlexConnect no Apple TV de 3ª geração

Enquanto o jailbreak não vem, isso é o melhor que você pode fazer pelo seu Apple TV de terceira geração

Thiago Mobilon
Por
• Atualizado há 1 semana

Plex é um gerenciador de mídia que promete organizar a sua biblioteca de filmes, músicas e séries. Com aplicativos multiplataforma e integração com os principais serviços de database online, o serviço faz um trabalho realmente excepcional. Você deveria testar aí na sua casa.

Por exemplo, ao adicionar a sua pasta de filmes ao Plex, o sistema é capaz de cruzar informações dos arquivos com vários sites de metadados e legendas, transformando aquela sua lista bagunçada de pastas nessa interface bonita e organizada que você vê aí embaixo.

Os filmes e séries ficam com imagem de capa, sinopse, elenco e até legendas
Os filmes e séries ficam com imagem de capa, sinopse, elenco e até legendas

Apple TV de 3ª geração e suas limitações

O mundo dos set-top-boxes nunca me atraiu muito, porque via nessas caixinhas limitações de praticidade similares às que você encontra ao tentar assistir seriados em tablets, por exemplo. Mas semana passada um leitor encontrou uma promoção bacana do Apple TV de 3ª geração e publicou lá no TB Grupo. Seguindo o mantra nerd, boletei (e comprei).

Tudo para descobrir depois que eu estava certo, a caixinha da Apple é realmente bem limitada. A terceira geração é ainda pior, pois não suporta jailbreak. De útil aqui no Brasil ela tem Netflix, Bloomberg, YouTube, Vevo, Crackle e a iTunes Store. Mas essa última é bem cara e, por amor aos meus caraminguás, não planejava usar desde o início.

Sem jailbreak, o processo oficial para assistir na TV aos seriados que tenho no computador seria convertendo os vídeos para um formato compatível e jogando eles na minha biblioteca do iTunes. Também poderia me aproveitar do recurso AirPlay e fazer streaming do Mac para o Apple TV, mas o meu MacBook é o modelo de meados de 2010 e o AirPlay só aparece nos modelos do início de 2011 para frente.

Existe ainda um terceiro jeito, que seria utilizando o app AirVideo no iPad mini para acessar os vídeos do MacBook e então o AirPlay para jogar do iPad mini para o Apple TV.

E se você não entendeu bulhufas do parágrafo anterior, tudo bem. Com uma gambiarra dessas é difícil até explicar. Três gadgets funcionando só para eu conseguir assistir TV? Conte-me mais sobre como a tecnologia facilita a nossa vida…

Levando o Plex para o Apple TV de 3ª geração

Existe uma forma não oficial de assistir a sua biblioteca do Plex na Apple TV. O processo consiste em transformar o seu computador em um servidor Plex e então configurar o app Trailers (Coleções) do Apple TV para acessar o seu computador em vez dos servidores da Apple. Parece complicado, mas é bem simples e completamente reversível. Clique no ícone do seu sistema operacional e veja o tutorial detalhado.

OS XWindowsLinux
MacWinLinux

O processo consiste em:

  1. Extrair o PlexConnect;
  2. Criar certificados, instalá-los no Apple TV e no servidor PlexConnect;
  3. Rodar o PlexConnect;
  4. Configurar e testar o Apple TV.

Evidentemente, antes de iniciar, certifique-se de ter o Plex Media Server instalado e rodando em seu computador. O PlexConnect é apenas a conexão entre o seu computador e o Apple TV, mas ainda precisa do Media Server para gerenciar a sua biblioteca.

Configurações recomendadas

Terminada a instalação, recomendo as duas configurações abaixo:

A primeira faz com que o PlexConnect inicie automaticamente sempre que você reiniciar o seu OS X – isso evita que você precise digitar o comando no Terminal a cada reinicialização. Já a atribuição de IP fixo no roteador evita que você tenha que inserir o IP do seu computador novamente no Apple TV sempre que ele trocar de endereço na rede.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados