Enquanto as TVs com resolução 4K chegam timidamente às lojas, algumas empresas tentam tornar viáveis as transmissões 8K. É o caso da NHK, canal público de TV do Japão, que conseguiu transmitir com sucesso imagens com resolução de 7680×4320 pixels pelo ar, com uma distância de 27 km entre o laboratório de pesquisa e uma estação receptora.

A NHK já havia conseguido transmitir imagens comprimidas em 8K pelo ar, mas a uma distância de apenas 4,2 km, o que geraria custos muito altos para cobrir uma região inteira. Com 27 km, isso melhora significativamente: o ISDB-TB, padrão de TV digital brasileiro, consegue atingir mais ou menos essa distância com uma qualidade de sinal superior a 80%.

Transmitir em 8K é quase a mesma coisa que enviar 60 fotos de 33 megapixels por segundo pelo ar, sem contar o áudio de 22.2 canais. Sem nenhuma compressão, isso usaria uma largura de banda de 24 Gb/s (ou o dobro disso, caso a transmissão seja feita a 120 quadros por segundo). Isso é difícil até usando fios: a NHK, quando filmou o Carnaval do Rio em 8K em parceria com a Globo, precisou fazer uma gambiarra usando 16 cabos HD.

streetview-marques-sapucai

Embora já existam protótipos de TVs e filmadoras que suportem 8K, a adoção da resolução gigante deve demorar. O Japão espera colocar o sinal 8K no ar em 2020, quando acontecem as Olimpíadas de Tóquio, mas é pouco provável que a população e as próprias emissoras estejam preparadas, já que o custo da tecnologia é alto. E talvez seja difícil convencer as pessoas de que vale a pena gastar mais dinheiro para notar pouca diferença em relação ao 4K.

No Brasil, temos cenas do Carnaval do Rio e de novelas da Globo em 8K. Só não sabemos quando será possível transmiti-las para toda a população.

Com informações: PCWorld.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

William Ferreira
kkkkkkk vdd disse tudo
Rafael Sousa de Lemos
se no japão é em 2020, no Brasil só no ano 3000 kkkkkk
Engenheiro Web

Mais notícias sobre tecnologia na Rio2016: https://engenheironaweb.com...

Regis Jung
mas ela já está gravando muita coisa em 8k
Paulo Higa
A Globo transmite em 1080i, assim como outras emissoras que transmitem sinal digital. :-)
TaylerPadilha
Eu ainda estou esperando pela Globo transmitir em fullHD... Pensei que era só em HD, no máximo, que ela transmitia.
Fábio Quadros
Luiz Carlos Braga Negativo, a Globo aproveitou o embalo e já treinou todos os seus técnicos e os câmeras das novelas para o 8k e 4k, tanto que Joia Rara inteira é gravada em 4k.
Alisson Silva
Mas foi um peixe graúdo da Globo quem disse que a Globo é parceira da NHK no desenvolvimento do 8K e que os engenheiros das emissoras trabalham juntos.
Luiz Carlos Braga
Improvável, não consegue nem o fulHD na maioria dos seus programas, ela tem estas gravações em 8K porque a NHK, bancou praticamente toda a gravação para testes. a globo só participou porque ela detia o direito de transmissão do carnaval.
Alisson Silva
É verdade que a Globo vai pular do full HD direto para o 8K sem passar pelo 4K? Li em algum lugar que a parceria da Globo com a NHK não foi só para o Carnaval, mas sim para o desenvolvimento completo da tecnologia e ambos os canais pretendem pular logo para o 8K sem passar pelo 4K. Essa informação procede?